Tool: Qualidade é algo que há de sobra neste álbum
Resenha - Lateralus - Tool
Por Alexandre Fernandes
Postado em 29 de abril de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Maynard James Keenan é o nome da figura – se você já viu alguma performance sua, entende o que quero dizer – por trás do Puscifer e do A Perfect Circle – esta última, outra de minhas bandas favoritas. Mas sempre fio aqui, no Tool, que ele se sentiu mais em casa, mais confortável. Confortável demais, eu diria. E se há um álbum em sua discografia que me traz à mente a palavra "conforto", indiscutívelmente é este maravilhoso Lateralus, obra-prima lançada no ano de 2001 pelos norte-americanos.
"Por quê ‘conforto’?" você se pergunta, caro leitor. É porque não me ocorre outra descrição para a forma como este álbum é conduzido: toda a banda está confortável, fazendo tranquilamente algo que sabem fazer muito bem. Eu estou confortável ao ouvir esta peróla.
A produção é maravilhosa, a mixagem é incrível, e a arte gráfica (da capa e de todo o encarte) é estupenda. A parte técnica só contribui para deixar a experiência ainda melhor. Está tudo perfeitamente audível, e apenas de ter este CD em mãos você já começa a ter uma idéia da viagem em que irá embarcar. E ela será muito prazerosa.
"The Grudge" já dá uma idéia do que veremos pela frente: linhas de baixo ótimas, cortesia do excelente Justin Chancellor, um dos melhores baixistas de metal em atividade; bateria tribal e intrincada, entregues pelo igualmente ótimo Danny Carey – que em minha humilde opinião, é figura certa em um top 5 de bateristas em atividade na música pesada; riffs pesados e criativos do também diretor dos clipes da banda Adam Jones; e o vocal inconfundível, ora poderoso (olha esse grito de 14s que ele dá nessa música, meu amigo!), ora melódico, mas sempre sensacional do também letrista Maynard, o cabeça por trás das coisas aqui.
Você deve achar que só falando em uma música, já pareço um fanático. Sim, sou fã da banda. Sou fã desse álbum. Mas foi por ser fã de música de qualidade que me tornei tudo isso. E qualidade há de sobra por aqui.
Confira faixas como a citada a cima, "The Patient", "Schism" (que linha de baixo!!!), a incrível dobradinha "Parabol" e "Parabola", que se tornaram um (ótimo) clipe só e a pesadíssima "Ticks & Leeches". Mas o destaque aboluto, vai para a maravilhosa tríade composta de "Dispositon", "Refletction" e, olhem só, "Triad". È uma viagem sonora impossível de descrever, pois qualquer palavra não lhe taria sentimentos próximos ao que sua audição lhe proporcionará.
Admito que posso ter exagerado em minha resenha, meus amigos. Mas eu jamais me pouparia em tecer elogios à esta obra maravilhosa do Metal Progressivo/Alternativo/Art Metal/Avant Garde/qualquer coisa que você quiser chamar. EU, prefiro chamar simplesmente de Tool. Prefiro chamar simplesmente de obra-prima.
Tool
Lateralus
2001
Gravadora: Volcano Entertainment
Tracklist:
01. The Grudge
02. Eon Blue Apocalypse
03. The Patient
04. Mantra
05. Schism
06. Parabol
07. Parabola
08. Ticks & Leechs
09. Lateralus
10. Disposition
11. Reflection
12. Triad
13. Faap de Oiad
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Volbeat oficializa guitarrista e volta a ser quarteto
Michael Amott afirma que nova música do Arch Enemy é um "acerto de contas"
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick


"Tool virou música de velho", admite vocalista Maynard James Keenan
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


