Tool: Qualidade é algo que há de sobra neste álbum

Resenha - Lateralus - Tool

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Alexandre Fernandes
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Maynard James Keenan é o nome da figura – se você já viu alguma performance sua, entende o que quero dizer – por trás do Puscifer e do A Perfect Circle – esta última, outra de minhas bandas favoritas. Mas sempre fio aqui, no Tool, que ele se sentiu mais em casa, mais confortável. Confortável demais, eu diria. E se há um álbum em sua discografia que me traz à mente a palavra “conforto”, indiscutívelmente é este maravilhoso Lateralus, obra-prima lançada no ano de 2001 pelos norte-americanos.
362 acessosTool: novo disco está 90% pronto, diz baixista5000 acessosEsquire: Integrantes do Metallica fingem ser do Led Zeppelin

“Por quê ‘conforto’?” você se pergunta, caro leitor. É porque não me ocorre outra descrição para a forma como este álbum é conduzido: toda a banda está confortável, fazendo tranquilamente algo que sabem fazer muito bem. Eu estou confortável ao ouvir esta peróla.

A produção é maravilhosa, a mixagem é incrível, e a arte gráfica (da capa e de todo o encarte) é estupenda. A parte técnica só contribui para deixar a experiência ainda melhor. Está tudo perfeitamente audível, e apenas de ter este CD em mãos você já começa a ter uma idéia da viagem em que irá embarcar. E ela será muito prazerosa.

“The Grudge” já dá uma idéia do que veremos pela frente: linhas de baixo ótimas, cortesia do excelente Justin Chancellor, um dos melhores baixistas de metal em atividade; bateria tribal e intrincada, entregues pelo igualmente ótimo Danny Carey – que em minha humilde opinião, é figura certa em um top 5 de bateristas em atividade na música pesada; riffs pesados e criativos do também diretor dos clipes da banda Adam Jones; e o vocal inconfundível, ora poderoso (olha esse grito de 14s que ele dá nessa música, meu amigo!), ora melódico, mas sempre sensacional do também letrista Maynard, o cabeça por trás das coisas aqui.

Você deve achar que só falando em uma música, já pareço um fanático. Sim, sou fã da banda. Sou fã desse álbum. Mas foi por ser fã de música de qualidade que me tornei tudo isso. E qualidade há de sobra por aqui.

Confira faixas como a citada a cima, “The Patient”, “Schism” (que linha de baixo!!!), a incrível dobradinha “Parabol” e “Parabola”, que se tornaram um (ótimo) clipe só e a pesadíssima “Ticks & Leeches”. Mas o destaque aboluto, vai para a maravilhosa tríade composta de “Dispositon”, “Refletction” e, olhem só, “Triad”. È uma viagem sonora impossível de descrever, pois qualquer palavra não lhe taria sentimentos próximos ao que sua audição lhe proporcionará.

Admito que posso ter exagerado em minha resenha, meus amigos. Mas eu jamais me pouparia em tecer elogios à esta obra maravilhosa do Metal Progressivo/Alternativo/Art Metal/Avant Garde/qualquer coisa que você quiser chamar. EU, prefiro chamar simplesmente de Tool. Prefiro chamar simplesmente de obra-prima.

Tool
Lateralus
2001
Gravadora: Volcano Entertainment

Tracklist:
01. The Grudge
02. Eon Blue Apocalypse
03. The Patient
04. Mantra
05. Schism
06. Parabol
07. Parabola
08. Ticks & Leechs
09. Lateralus
10. Disposition
11. Reflection
12. Triad
13. Faap de Oiad

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 29 de abril de 2012

362 acessosTool: novo disco está 90% pronto, diz baixista1009 acessosVocalistas: 5 famosas falhas ao vivo307 acessosTool: como tocar músicas da banda usando "tools"2038 acessosLoudwire: as 10 melhores bandas americanas de Metal406 acessosTool: tocando "Eulogy" após 16 anos0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Tool"

FaturamentosFaturamentos
quanto Sabbath, Judas, Tool e outros arrecadam

Contra-baixoContra-baixo
As melhores introduções do Heavy Metal

Heavy MetalHeavy Metal
As vozes mais impressionantes segundo a Loudwire

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Tool"

EsquireEsquire
Integrantes do Metallica fingem ser do Led Zeppelin

RockRock
25 fotos pra fazer você continuar acreditando na música

AerosmithAerosmith
Curiosidades sobre a voz de Steven Tyler

5000 acessosSlipknot: Corey Taylor abandona os palcos se o Guns se reunir5000 acessosSolos: Alguns dos mais bonitos do Heavy Metal5000 acessosCourtney Love: "Parei com drogas e transei como um coelho"3948 acessosSlayer: "Nunca tentamos ser algo que não somos"5000 acessosAerosmith: banda tem outro vocal na coxia para cantar por Tyler?5000 acessosJason Newsted: o Metallica vive em seu próprio mundo

Sobre Alexandre Fernandes

De cabeça no mundo do rock há 7 anos, este jovem funcionário público, estudante de Comunicação Social (Jornalismo), busca contribuir à sua maneira com algo que gosta, resenhando, fazendo matérias e reportagens sobre o mundo da música pesada em geral. Fã de Death Metal/Grindcore à Metal Alternativo, não se priva de nada por causa de rótulos. Assim tem sido por esses 25 anos.

Mais matérias de Alexandre Fernandes no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online