Tool: Qualidade é algo que há de sobra neste álbum
Resenha - Lateralus - Tool
Por Alexandre Fernandes
Postado em 29 de abril de 2012
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Maynard James Keenan é o nome da figura – se você já viu alguma performance sua, entende o que quero dizer – por trás do Puscifer e do A Perfect Circle – esta última, outra de minhas bandas favoritas. Mas sempre fio aqui, no Tool, que ele se sentiu mais em casa, mais confortável. Confortável demais, eu diria. E se há um álbum em sua discografia que me traz à mente a palavra "conforto", indiscutívelmente é este maravilhoso Lateralus, obra-prima lançada no ano de 2001 pelos norte-americanos.
"Por quê ‘conforto’?" você se pergunta, caro leitor. É porque não me ocorre outra descrição para a forma como este álbum é conduzido: toda a banda está confortável, fazendo tranquilamente algo que sabem fazer muito bem. Eu estou confortável ao ouvir esta peróla.
A produção é maravilhosa, a mixagem é incrível, e a arte gráfica (da capa e de todo o encarte) é estupenda. A parte técnica só contribui para deixar a experiência ainda melhor. Está tudo perfeitamente audível, e apenas de ter este CD em mãos você já começa a ter uma idéia da viagem em que irá embarcar. E ela será muito prazerosa.
"The Grudge" já dá uma idéia do que veremos pela frente: linhas de baixo ótimas, cortesia do excelente Justin Chancellor, um dos melhores baixistas de metal em atividade; bateria tribal e intrincada, entregues pelo igualmente ótimo Danny Carey – que em minha humilde opinião, é figura certa em um top 5 de bateristas em atividade na música pesada; riffs pesados e criativos do também diretor dos clipes da banda Adam Jones; e o vocal inconfundível, ora poderoso (olha esse grito de 14s que ele dá nessa música, meu amigo!), ora melódico, mas sempre sensacional do também letrista Maynard, o cabeça por trás das coisas aqui.
Você deve achar que só falando em uma música, já pareço um fanático. Sim, sou fã da banda. Sou fã desse álbum. Mas foi por ser fã de música de qualidade que me tornei tudo isso. E qualidade há de sobra por aqui.
Confira faixas como a citada a cima, "The Patient", "Schism" (que linha de baixo!!!), a incrível dobradinha "Parabol" e "Parabola", que se tornaram um (ótimo) clipe só e a pesadíssima "Ticks & Leeches". Mas o destaque aboluto, vai para a maravilhosa tríade composta de "Dispositon", "Refletction" e, olhem só, "Triad". È uma viagem sonora impossível de descrever, pois qualquer palavra não lhe taria sentimentos próximos ao que sua audição lhe proporcionará.
Admito que posso ter exagerado em minha resenha, meus amigos. Mas eu jamais me pouparia em tecer elogios à esta obra maravilhosa do Metal Progressivo/Alternativo/Art Metal/Avant Garde/qualquer coisa que você quiser chamar. EU, prefiro chamar simplesmente de Tool. Prefiro chamar simplesmente de obra-prima.
Tool
Lateralus
2001
Gravadora: Volcano Entertainment
Tracklist:
01. The Grudge
02. Eon Blue Apocalypse
03. The Patient
04. Mantra
05. Schism
06. Parabol
07. Parabola
08. Ticks & Leechs
09. Lateralus
10. Disposition
11. Reflection
12. Triad
13. Faap de Oiad
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007

Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O melhor disco do século 21, de acordo com o Loudwire
A banda que Jack Black odiou abrir show por ser "muito mais pesada" que o Tenacious D
As 20 maiores bandas da história do heavy metal, segundo o Loudwire


