Dragonforce: Ampliado os horizontes do que já existia
Resenha - Power Within - Dragonforce
Por Junior Frascá
Postado em 27 de abril de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O DRAGONFORCE foi uma banda que conseguiu uma ascensão meteórica ao longo dos anos, dando um gás novo ao metal melódico e levando o estilo a outro nível, com excesso de velocidade nos andamentos e, principalmente, nos solos de guitarra, que fizeram a alegria dos fãs órfãos de novas bandas interessantes, embora não tenham praticamente criado nada de novo, apenas ampliado os horizontes do que já existia. E muito de seu sucesso deveu-se à participação no jogo Guitar Hero, além do lançamento de materiais bem consistente.
E agora com o novo vocalista Marc Hudson, que substitui ZP Theart (que deixou a banda em 2010), os caras colocam no mercado seu novo álbum, mantendo sua pegada dos trabalhos anteriores, mas variando um pouco mais as composições e criando melhores arranjos e estruturas, fazendo com que as canções se tornem menos cansativas e mais cativantes.
Logicamente os momentos ultra rápidos e melódicos estão presentes em grande parte do material, como em "Holding On" e "Fallen World", sendo que inclusive esta última conta até com blast beats, além de solos bem interessantes. Mas faixas como "Cry Thunder" (bem variada, e com teclados bem encaixados) e "Season" (que lembra um pouco o SONATA ARCTICA), dentre outras, são mais cadenciadas, com momentos diversificados e bem legais, tornando a audição do material mais prazerosa.
O destaque do material, como sempre, são as guitarras, com riffs e solos memoráveis, seja nas partes mais rápidas ou nas mais cadenciadas. Além disso, os vocais de Marc realmente são muito bons, e mais encorpados, agressivos e menos "melódicos" do que os de ZP (que era o típico vocalista clichê do metal melódico), e sua voz combinou perfeitamente com o som da banda.
O que acaba incomodando um pouco, como nos trabalhos anteriores da banda, é o timbre das guitarras, que sempre é muito igual, principalmente nos solos, com prevalência de agudos em detrimento dos graves, mas nada que prejudique o resultado final do material, nem as excelentes performances de Herman e Sam.
Trata-se, pois, do discos mais variados da banda que, embora não traga tantas mudanças, começa a mostrar uma nova tendência a procurar novos caminhos em sua sonoridade, mas ainda não é o disco que fará seus detratores mudarem de opinião. Contudo, se você é fã da banda, pode comprar de olhos fechados.
The Power Within - Dragonforce
(2012 – Importado)
01. Holding On (4:57)
02. Fallen World (4:10)
03. Cry Thunder (5:18)
04. Give Me The Night (4:30)
05. Wings Of Liberty (7:24)
06. Seasons (5:06)
07. Heart Of The Storm (4:45)
08. Die By The Sword (4:39)
09. Last Man Stands (5:13)
Outras resenhas de Power Within - Dragonforce
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A música do Montrose que serviu de referência para clássico do Saxon
Metal: A escola de marketing que ninguém te contou
Em 1990, guitarrista do The Smiths confessou desprezo por Yngwie Malmsteen
A incrível banda que Ritchie Blackmore bancou e Steve Harris adora, mas poucos conhecem
O então jovem roqueiro que irritou Caetano Veloso ao dizer uma verdade para o baiano

Herman Li relembra como Guitar Hero impulsionou a carreira do DragonForce



