Nickelback: Não é a salvação nem a perdição do Rock
Resenha - Here and Now - Nickelback
Por Junior Frascá
Postado em 02 de abril de 2012
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Algumas bandas são tão estigmatizadas por parte do público e da mídia em geral, que muitos, sem mesmo conhecer o som das mesmas, saem por ai criticando seu som sem o mínimo de conhecimento. E o NICKELBACK é um desses casos: a banda ficou mundialmente conhecida por suas baladas com alta carga comercial, e atingiram um sucesso gigantesco, tendo inclusive dois de seus trabalhos entre os mais vendidos da última década, mas que ao mesmo tempo acabou tornando a banda motivo de piada entre grande parte dos fãs da música pesada, sendo inclusive criticados por diversos outros músicos do estilo.
É lógico que o simples fato de fazerem sucesso comercial não significa que produzem música de qualidade (que o diga alguns lixos que estão fazendo sucesso no momento e que somos obrigados a ouvir constantemente no Rádio, TV, ou mesmo andando na rua), mas no caso do NICKELBACK a banda possui qualidade no hard rock com algo de pop que se propõem a fazer, embora alguns excessos e devaneios sempre estejam presentes em seus discos.
E para aqueles que apenas conhecem as citadas baladas do conjunto, aconselho a ouvirem este material com mais cuidado, pois há canções pesadas (dentro do possível, claro) e vibrantes no trabalho, com belos arranjos e nas quais se destacam os vocais rasgados e excelentes de Chad Kroeger e os riffs de guitarra, como "This Mean War" (com um refrão bem agressivo), "Bottoms Up" (com um belo solo), "Midnight Queen" (a melhor do trabalho, com riffs pesados e uma levada contagiante, ao melhor estilo stoner, e um belo refrão) e "Gotta Get Me Some" (mais cadenciada e com um forte apelo comercial e alguma influência setentista). Se a banda conseguisse manter essa pegada até o final, esse poderia facilmente ser considerado o melhor disco de sua carreira.
Mas da metade pra frente o disco começa a ficar um pouco mais cansativo, com canções bem mais comerciais, com forte apelo radiofônico, seguindo a tendência da banda em seus discos anteriores, mas sem a qualidade que já vimos em outros de seus trabalhos, e que nada acrescentam na carreira da banda.
O NICKELBACK não é a salvação do rock (como já disseram alguns), mas também não é a sua perdição, e se você gosta de algo mais acessível, sem deixar de lado o peso, encontrará na banda um prato cheio. Não é nada que mudará sua vida ou fará você morrer de amores pela banda, mas é um disco honesto e que possui suas qualidades, como dito, e sem dúvida é muito melhor que muitas outras bandas que são idolatradas pela mídia atualmente.
Here and Now - Nickelback
(2011 – Roadrunner - Nacional)
1. This Means War
2. Bottoms Up
3. When We Stand Together
4. Midnight Queen
5. Gotta Get Me Some
6. Lullaby
7. Kiss It Goodbye
8. Trying Not to Love You
9. Holding on to Heaven
10. Everything I Wanna Do
11. Don t Ever Let It End
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Tour manager do Guns N' Roses fala sobre emoção de Axl ao conhecer Ozzy Osbourne
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
Alex Skolnick (Testament) lembra audição para o Spin Doctors
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
Dinho e João Gordo dizem que Lava-Jato e "Tropa de Elite" fizeram extrema direita crescer
Megadeth: Dave Mustaine elege seu top 5 da Austrália e UK


O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
O detalhe que ajudou a moldar clássico - e rendeu 5 mil dólares a técnico de bateria
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



