Soulfly: O melhor registro da discografia da banda?
Resenha - Enslaved - Soulfly
Por Junior Frascá
Postado em 09 de março de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde o álbum "Dark Ages", é notório como o SOULFLY vem se tornando mais e mais agressivo a cada novo lançamento, deixando paulatinamente de lado os elementos mais "modernosos", e partindo para outros caminhos, voltados para a música extrema. Não se trata bem de uma volta de seu líder Max Cavaleira a suas origens (pois ainda há elementos modernos), mas sim da criação de uma nova identidade para a banda, que acaba de colocar no mercado este excelente "Enslaved", seu oitavo álbum de estúdio que já pode ser considerado o melhor registro da discografia da banda até o momento.
Não sei se foi o novo gás adicionado com a criação do CAVALEIRA CONSPIRACY, mas a verdade é que Max está em uma fase criativa fantástica, e mostra mais uma vez o porque ser considerado uma lenda no mundo metálico.
Sem dúvida estamos diante do disco mais pesado e agressivo do SOULFLY, que além dos característicos elementos de thrash metal, ainda adiciona algo de death metal em diversas passagens, resultando em uma sonoridade muito brutal, que é realçada pelo excelente trabalho do produtor Chris "Zeuss" Harris, com o auxílio do próprio Max. Além disso, há diversas passagens climáticas tenebrosas em quase todas as canções, tornando tudo bastante caótico e ultrajante.
O trabalho de guitarras de Max e Marc Rizzo chega a surpreender, tamanha a qualidade apresentada, com riffs grudentos e diversas variações intrincadas, como podemos perceber nas faixas "World Scum" e "Legions" (essa totalmente voltada ao thrash metal, e com solos brilhantes). Além disso, a cozinha formada por Tony Campos (baixo) e David Kinkade (bateria) se mostra muito consistente, deixando tudo ainda mais pesado e técnico. Outro grande destaque do material são os vocais de Max, sem dúvida sua melhor performance em toda sua carreira, com diversas variações, sempre primando pela agressividade.
O disco é todo excelente, mantendo um alto padrão de qualidade, sendo até injusto ficar indicando destaques. Cito ainda apenas as faixas "Revengeance", feita por Max em homenagem ao seu falecido enteado Dana Wells, e que conta com a participação de seu outro enteado, Rich, nos vocais, e seus filhos Igor (vocal) e Zyon (bateria); e "Plata O Plomo", cantada em português e espanhol, e que conta com a participação de Tony Campos nos vocais, e possui belos arranjos de violão.
Enfim, deixando qualquer comparação com o SEPULTURA antigo ou atual de lado, o fato é que Max conseguiu mais uma vez, e nos traz um grande material, digno de sua história na música pesada. Sem dúvida um dos melhores lançamentos de 2012. Nem preciso dizer que é obrigatório na sua coleção, certo?
Enslaved - Soulfly
(2012 – Roadrunner - Importado)
Track List:
01. Resistance
02. World Scum
03. Intervention
04. Gladiator
05. Legions
06. American Steel
07. Redemption Of Man By God
08. Treachery
09. Plata O Plomo
10. Revengeance
Outras resenhas de Enslaved - Soulfly
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
The Simpsons: 10 melhores aparições de roqueiros no desenho
Fim da linha: os últimos discos de cinco bandas de heavy metal que encerraram atividades
Como foi o pedido de Lars Ulrich para silenciar baixo de "...And Justice For All"


Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
A jam espiritual que virou música e iniciou tradição presente em todos os discos do Soulfly
Max Cavalera: "Sou um garoto de 17 anos preso no corpo de um homem de 56"
A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
Max Cavalera aponta o que ele e Tom Araya tem que IA alguma jamais terá
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



