Soulfly: O melhor registro da discografia da banda?

Resenha - Enslaved - Soulfly

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

9


Desde o álbum "Dark Ages", é notório como o SOULFLY vem se tornando mais e mais agressivo a cada novo lançamento, deixando paulatinamente de lado os elementos mais "modernosos", e partindo para outros caminhos, voltados para a música extrema. Não se trata bem de uma volta de seu líder Max Cavaleira a suas origens (pois ainda há elementos modernos), mas sim da criação de uma nova identidade para a banda, que acaba de colocar no mercado este excelente "Enslaved", seu oitavo álbum de estúdio que já pode ser considerado o melhor registro da discografia da banda até o momento.

Não sei se foi o novo gás adicionado com a criação do CAVALEIRA CONSPIRACY, mas a verdade é que Max está em uma fase criativa fantástica, e mostra mais uma vez o porque ser considerado uma lenda no mundo metálico.

publicidade

Sem dúvida estamos diante do disco mais pesado e agressivo do SOULFLY, que além dos característicos elementos de thrash metal, ainda adiciona algo de death metal em diversas passagens, resultando em uma sonoridade muito brutal, que é realçada pelo excelente trabalho do produtor Chris "Zeuss" Harris, com o auxílio do próprio Max. Além disso, há diversas passagens climáticas tenebrosas em quase todas as canções, tornando tudo bastante caótico e ultrajante.

publicidade

O trabalho de guitarras de Max e Marc Rizzo chega a surpreender, tamanha a qualidade apresentada, com riffs grudentos e diversas variações intrincadas, como podemos perceber nas faixas "World Scum" e "Legions" (essa totalmente voltada ao thrash metal, e com solos brilhantes). Além disso, a cozinha formada por Tony Campos (baixo) e David Kinkade (bateria) se mostra muito consistente, deixando tudo ainda mais pesado e técnico. Outro grande destaque do material são os vocais de Max, sem dúvida sua melhor performance em toda sua carreira, com diversas variações, sempre primando pela agressividade.

publicidade

O disco é todo excelente, mantendo um alto padrão de qualidade, sendo até injusto ficar indicando destaques. Cito ainda apenas as faixas "Revengeance", feita por Max em homenagem ao seu falecido enteado Dana Wells, e que conta com a participação de seu outro enteado, Rich, nos vocais, e seus filhos Igor (vocal) e Zyon (bateria); e "Plata O Plomo", cantada em português e espanhol, e que conta com a participação de Tony Campos nos vocais, e possui belos arranjos de violão.

publicidade

Enfim, deixando qualquer comparação com o SEPULTURA antigo ou atual de lado, o fato é que Max conseguiu mais uma vez, e nos traz um grande material, digno de sua história na música pesada. Sem dúvida um dos melhores lançamentos de 2012. Nem preciso dizer que é obrigatório na sua coleção, certo?

Enslaved - Soulfly
(2012 – Roadrunner - Importado)

publicidade

Track List:

01. Resistance
02. World Scum
03. Intervention
04. Gladiator
05. Legions
06. American Steel
07. Redemption Of Man By God
08. Treachery
09. Plata O Plomo
10. Revengeance


Outras resenhas de Enslaved - Soulfly

Soulfly: Max Possessed reencarna no corpo cansadoSoulfly
Max Possessed reencarna no corpo cansado

Soulfly: Uma mudança brutal em EnslavedSoulfly
Uma mudança brutal em "Enslaved"

Soulfly: Nem sombra do experimentalismo de outros temposSoulfly
Nem sombra do experimentalismo de outros tempos



Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Exemplos: 10 músicos com deficiências ou problemas de saúdeExemplos
10 músicos com deficiências ou problemas de saúde

Slayer: assista Ivete Sangalo cantando Dead Skin MaskSlayer
Assista Ivete Sangalo cantando "Dead Skin Mask"


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin