Volbeat: Indicado a quem procure algo mais diversificado
Resenha - Beyond Hell/Above Heaven - Volbeat
Por Junior Frascá
Postado em 13 de fevereiro de 2012
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Este é o quarto disco destes dinamarqueses que, embora pouco conhecidos no Brasil (a banda iria tocar no Metal Open Air, mas cancelou a apresentação), já possuem uma sólida base de fãs ao redor da Europa e dos Estados Unidos.
E para quem não conhece, a banda foi formada em 2001, em Copenhagen, pelo vocalista e guitarrista Michael Poulsen, que tinha acabado de encerrar as atividades com sua antiga banda de death metal, o DOMINUS, e buscava outros rumos musicais para seguir. Assim, formou o VOLBEAT, que apresenta um som muito diversificado, trazendo diversas influências, que vão de Metallica a Elvis Presley, tornando o som da banda algo único na música pesada.
Tudo bem que o som dos caras, apesar de bem direto e cativante, não é de fácil assimilação logo de cara, pois, como dito, há alguns elementos não tão comuns na música pesada, inclusive com algumas incursões na música pop, em faixas mais comerciais. Mas após algumas audições mais apuradas, é possível perceber a excelência do material.
E o grande destaque são os vocais de Michael, bem variados, fortes e emotivos, lembrando muito James Hetfield (METALLICA) não no tocante ao timbre, mas sim à forma de cantar (reparem principalmente no final das frases, a semelhança é evidente).
Como dito, as canções são muito variadas entre si, tendo momentos de puro thrash metal, como em "Who They Are" (com um belo trabalho de guitarras, embora o refrão seja bem comercial), "7 Shots" (que conta com a participação de Mille Petrozza, do KREATOR, nos vocais e Michael Denner nas guitarras), "A Warrior´s Cry" (que conta com a participação do lutador dinamarques Mikkel Kessler em alguns vocais) e "Evelyn" (que conta com a participação de Barney Greenway, do NAPALM DEATH, nos vocais); outros mais hard rock e rock’n’roll clássico, como em "The Mirror and the Ripper" e "16 Dollars" (com algo de blues), e faixas que, embora pesadas, parecem ter saído de trilhas sonoras de besteiróis americanos, tendo aquele clima festeiro e bucólico, como "Heaven Nor Hell" (com um refrão grudante) e "Thanks" (dedicada a todos os fãs da banda), só para citar algumas das diversas influências encontradas nos som dos caras.
A produção, que ficou a cargo do renomado Jacob Hansen, ficou boa, embora tenha deixado tudo muito limpo, mesmo nas partes mais pesadas.
"Beyond Hell/Above Heaven" trouxe ainda grandes resultados para a banda, que na tour do mesmo lançou um disco ao vivo, abriu para o "Big Four", e está prestes a tocar na GIGANTOUR, já no começo de 2012. E embora peque um pouco pela falta de homogeneidade, o disco traz uma audição muito prazerosa. Mas é indicado apenas para quem tem a cabeça "mais aberta", e procure algo mais diversificado. Se é o seu caso, aproveite. Se não, passe longe.
Beyond Hell/Above Heaven - Volbeat
(2010 – Universal - Importado)
Formação:
Michael Poulsen – Vocal e Guitarra
Thomas Bredahl - Guitarra
Anders Kjolholm – Baixo
Jon Larsen - Bateria
Tracklist:
1. The Mirror and the Ripper
2. Heaven Nor Hell
3. Who They Are
4. Fallen
5. A Better Believer
6. 7 Shots
7. A New Day
8. 16 Dollars
9. A Warrior s Call
10. Magic Zone
11. Evelyn
12. Being 1
13. Thanks
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
Andi Deris diz que o Helloween ainda consegue cantar todas as músicas no tom original
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Roger Glover não quer que Deep Purple faça show de despedida
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
A música dos Beatles que John Lennon invejava por não ter escrito, conforme Paul, o autor
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Guitarrista diz que fãs estão redescobrindo álbum "maldito" do Accept
O que é a disfunção temporomandibular, diagnosticada em Axl Rose
A banda que arriscou 60 mil dólares em turnê pelos EUA e voltou para casa com lucro
O encontro entre Beatles e Elvis Presley contado pelo único jornalista presente
Reb Beach: "Não me importo de dizer que Kirk Hammet é um bosta"
Lars Ulrich, do Metallica, é um bom baterista? Mike Portnoy explica

Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026



