Volbeat: Indicado a quem procure algo mais diversificado

Resenha - Beyond Hell/Above Heaven - Volbeat

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  

8


Este é o quarto disco destes dinamarqueses que, embora pouco conhecidos no Brasil (a banda iria tocar no Metal Open Air, mas cancelou a apresentação), já possuem uma sólida base de fãs ao redor da Europa e dos Estados Unidos.

E para quem não conhece, a banda foi formada em 2001, em Copenhagen, pelo vocalista e guitarrista Michael Poulsen, que tinha acabado de encerrar as atividades com sua antiga banda de death metal, o DOMINUS, e buscava outros rumos musicais para seguir. Assim, formou o VOLBEAT, que apresenta um som muito diversificado, trazendo diversas influências, que vão de Metallica a Elvis Presley, tornando o som da banda algo único na música pesada.

publicidade

Tudo bem que o som dos caras, apesar de bem direto e cativante, não é de fácil assimilação logo de cara, pois, como dito, há alguns elementos não tão comuns na música pesada, inclusive com algumas incursões na música pop, em faixas mais comerciais. Mas após algumas audições mais apuradas, é possível perceber a excelência do material.

publicidade

E o grande destaque são os vocais de Michael, bem variados, fortes e emotivos, lembrando muito James Hetfield (METALLICA) não no tocante ao timbre, mas sim à forma de cantar (reparem principalmente no final das frases, a semelhança é evidente).

Como dito, as canções são muito variadas entre si, tendo momentos de puro thrash metal, como em "Who They Are" (com um belo trabalho de guitarras, embora o refrão seja bem comercial), "7 Shots" (que conta com a participação de Mille Petrozza, do KREATOR, nos vocais e Michael Denner nas guitarras), "A Warrior´s Cry" (que conta com a participação do lutador dinamarques Mikkel Kessler em alguns vocais) e "Evelyn" (que conta com a participação de Barney Greenway, do NAPALM DEATH, nos vocais); outros mais hard rock e rock’n’roll clássico, como em "The Mirror and the Ripper" e "16 Dollars" (com algo de blues), e faixas que, embora pesadas, parecem ter saído de trilhas sonoras de besteiróis americanos, tendo aquele clima festeiro e bucólico, como "Heaven Nor Hell" (com um refrão grudante) e "Thanks" (dedicada a todos os fãs da banda), só para citar algumas das diversas influências encontradas nos som dos caras.

publicidade

A produção, que ficou a cargo do renomado Jacob Hansen, ficou boa, embora tenha deixado tudo muito limpo, mesmo nas partes mais pesadas.

"Beyond Hell/Above Heaven" trouxe ainda grandes resultados para a banda, que na tour do mesmo lançou um disco ao vivo, abriu para o "Big Four", e está prestes a tocar na GIGANTOUR, já no começo de 2012. E embora peque um pouco pela falta de homogeneidade, o disco traz uma audição muito prazerosa. Mas é indicado apenas para quem tem a cabeça "mais aberta", e procure algo mais diversificado. Se é o seu caso, aproveite. Se não, passe longe.

publicidade

Beyond Hell/Above Heaven - Volbeat
(2010 – Universal - Importado)

Formação:

Michael Poulsen – Vocal e Guitarra
Thomas Bredahl - Guitarra
Anders Kjolholm – Baixo
Jon Larsen - Bateria

Tracklist:

1. The Mirror and the Ripper
2. Heaven Nor Hell
3. Who They Are
4. Fallen
5. A Better Believer
6. 7 Shots
7. A New Day
8. 16 Dollars
9. A Warrior s Call
10. Magic Zone
11. Evelyn
12. Being 1
13. Thanks




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Volbeat: banda anuncia novo DVD e lança vídeo da música "Cheapside Sloggers"

Volbeat: banda lançará disco ao vivo em novembro; confira capa, tracklist e prévia


Fama: 5 bandas que são grandes no exterior e nem tanto no BrasilFama
5 bandas que são grandes no exterior e nem tanto no Brasil

2016: Os 10 melhores discos de rock/metal do ano, por Igor Miranda2016
Os 10 melhores discos de rock/metal do ano, por Igor Miranda


AC/DC: as 10 melhores músicas da banda com Bon ScottAC/DC
As 10 melhores músicas da banda com Bon Scott

Metallica: ouça Nothing Else Matters em escala maiorMetallica
Ouça "Nothing Else Matters" em escala maior


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin