Comando Nuclear: Metal Nacional com muito orgulho
Resenha - Guerreiros da Noite - Comando Nuclear
Por Júlio Verdi
Fonte: readytorockroll.blogspot.com
Postado em 09 de novembro de 2011
A música rock nesses últimos 50 anos passou por muitas mudanças. Mesclou tendências, adquiriu riquezas de arranjos, flertou com outros estilos. Desenvolveu sub-estilos. E no metal também não foi diferente. A música pesada, com riffs simples e melodias grandiosas de gente como Sabbath, Judas e Maiden ganhou velocidade, arranjos variados, incursões eruditas, gerando assim novas tendências e por conseguinte, nova classe de consumidores. Mas a simplicidade genial e seminal dos mestres ainda é (e sempre será) reverenciada como a mais pura e objetiva arte da música pesada. Nesse contexto, muitas bandas hoje em dia praticam seu metal embasando seu direcionamento nos elementos básicos do estilo.
E isso ocorre com a banda paulistana Comando Nuclear. O título da banda e suas letras, criados em nossa língua pátria, os trabalho melódico das músicas e seu teor lírico agressivo transmitem ao ouvinte aquele cheiro de metal primordial criado em nossa terra no início dos anos 80. A rispidez de nomes como Harppia, Centúrias, Dorsal, Taurus e outras instituições de nossa música pesada, vem logo à mente quando ouvimos as canções do CD "Guerreiros da Noite".
As músicas, muito bem compostas e dispostas numa ótima produção, nos dão aquele prazer nostálgico de apreciar metal direto, pesado e rústico. Aí que reside a graça da coisa.
Ron Cygnus (vocal), Filippe Lawmaker (guitarra), Rodrigo Exciter (baixo) e Guilherme Incitatus (bateria) conceberam temas que grudam na memória. Remetem ao metal mais veloz praticado por bandas como Running Wild, Digger, Maiden e Manowar.
As quatro primeiras faixas ("Unidos pelo Metal", "Princesa Infernal", "Guerreiros da Noite" e Ritual Satânico") são velozes e certeiras, e com certeza o destaque do play. O ponto alto pra mim é a faixa-título, com um excelente riff. As demais faixas seguem no pique, mas com mais cadência, Um detalhe curioso é "Ritual Satânico", A empresa responsável pela prensagem do CD recusou a fazê-lo, mesmo com contrato assinado, alegando que a música "fazia apologia à violência e sacrifícios humanos". Censura barata e sem sal. O instrumental soa perfeito e limpo, onde os solos de guitarra se mostram melódicos, com aquele cheiro maravilhoso dos 80, e os vocais, peça tão importante nesse tipo de metal clássico, soam honesto e interessante, respeitando seus limites.
Este é o segundo trabalho da banda, que já havia lançado "Batalhão Infernal" em 2006. Isso mostra que é possível criar música que soa nova e nostálgica ao mesmo tempo. Pra alguns vão ser taxados de cópia e até de ingênuos, para outros - onde me insiro - é uma saudável reverência e honestidade em favor da satisfação sonora do metal. Sabe aqueles CDs que você não cansa de ouvir? Este é um, muito mais interessante do que muito trabalho novo de megabanda por aí. Em tempo: ouvi muito mais "Guerreiros da Noite" do que "The Final Frontier".
Contatos:
http://www.myspace.com/comandonuclear
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Tour manager do Guns N' Roses fala sobre emoção de Axl ao conhecer Ozzy Osbourne
Chuck Billy diz que vinil "tem um som diferente", mas aponta um detalhe que muda tudo
Retorno? Perfis do Arch Enemy e de Angela Gossow deletam todos os posts
Angra, Helloween e Arch Enemy puxaram a fila: 5 bandas que ganhariam com retornos
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
Arch Enemy posta vídeo em colaboração com Angela Gossow e fãs especulam retorno
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
Como namoro com Marisa Monte salvou carreira de Nando Reis após sua saída dos Titãs
O dia que Raul Seixas detonou a banda Kiss e disse que não deveriam ter vindo ao Brasil
Geezer Butler revela o verdadeiro motivo que fez Tony Iommi sair do Jethro Tull


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



