Maestrick: Metal moderno que tende a crescer com o tempo
Resenha - H.U.C. - Maestrick
Por Carlúcio Baima
Postado em 09 de outubro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eis uma banda que estou ansioso para o lançamento de seu primeiro álbum. Enquanto isso não acontece me deterei apenas a comentar seu EP "H.U.C.", que com apenas duas músicas já deixa alguns rastros do que virá pela frente provavelmente ainda nesse segundo semestre de 2011.
Maestrick é uma banda de Progressive Heavy Metal formada em 2004 na cidade de São José do Rio Preto - SP. Seus membros são: Fábio Caldeira (vocal e piano), Maurício Figueiredo (guitarra), Danilo Augusto (guitarra), Renato "Montanha" Somera (baixo) e Heitor Matos (bateria). Segundo a home-page da banda, a proposta do grupo "é aderir à espontaneidade, e atualmente aposta no projeto "Aquarela Sonora" que consiste na integração entre a música e as diversas manifestações artísticas, como pintura, literatura, teatro e dança".
Tal proposta, na minha humilde opinião é fantástica. Mais uma banda nacional dando à cara a tapa, tentando inovar nas músicas injetando suas experiências e influências em outros campos. Angra, Shaman, Tuatha de Dannan, Sepultura são exemplos de bandas brasileiras que souberam trabalhar muito bem nos seus estilos essas diversas manifestações culturais.
Mas será que duas músicas são suficientes para se apostar em uma banda? Sim, para mim é possível. Em duas faixas o Maestrick mostra personalidade, criatividade e ousadia, presenteando aqueles que ouvirem seu EP com um metal moderno que só tem a crescer com o passar do tempo. A primeira música, H.U.C., começa com um riff inicial ótimo e uma bateria com contratempos empolgantes. Na parte intermediária da faixa percebemos passagens de piano entrelaçadas com a bela voz de Fábio Caldeira e, já mais para o final, guitarras pesadas e um gutural interessante. Em Aquarela, segunda música do EP, destaco o trabalho dos guitarristas. Na parte instrumental ela é bem mais simples do que a anterior, mas ainda assim com ótimos arranjos de teclado e um refrão que prende a atenção.
Segundo as notas no site, a banda está finalizando as gravações do álbum intitulado "Unpuzzle!" no estúdio AR-15, em Bebedouro – SP, e já deve está sendo mixado no estúdio AK-7 (Seattle – EUA) pelo produtor Gustavo Carmo que já trabalhou com as bandas Imago Motis, VersOver e com a Metal Opera Hamlet. Estou muito ansioso para o lançamento desse trabalho de estréia, pois o Maestrick tem tudo para se consolidar no cenário nacional e internacional. Estilo e inovação musical a banda tem e já demonstrou nesse EP agradabilíssimo. É interessante perceber como os integrantes intercalam nas suas músicas teatro, dança, pintura, literatura e etc. A capa do EP só confirma o projeto "Aquarela Sonora", pois retrata bem as sensações na pintura com certa dose surrealista. Sempre me interessei pelas bandas com tais iniciativas e serão recorrentes em alguns dos meus post’s observações sendo feitas em relação a isso. Quem ganha com tudo isso é o heavy metal nacional.
Agora é só aguardar!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
We Are One Tour 2026 anuncia data extra para São Paulo
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A banda que fez George Martin desistir do heavy metal; "um choque de culturas"
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Os 11 melhores álbuns de metal progressivo de 2025, segundo a Loudwire
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A atitude de Lula que Dinho considerou "insulto e erro"; diversos rockstars fizeram coro
Uma resposta às críticas que Regis Tadeu fez aos Engenheiros do Hawaii
O que significa "Acabou Chorare" e quem é a "Preta Pretinha" no clássico dos Novos Baianos


Maestrick - Nasce um clássico do prog metal
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



