Maestrick: Metal moderno que tende a crescer com o tempo
Resenha - H.U.C. - Maestrick
Por Carlúcio Baima
Postado em 09 de outubro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eis uma banda que estou ansioso para o lançamento de seu primeiro álbum. Enquanto isso não acontece me deterei apenas a comentar seu EP "H.U.C.", que com apenas duas músicas já deixa alguns rastros do que virá pela frente provavelmente ainda nesse segundo semestre de 2011.
Maestrick é uma banda de Progressive Heavy Metal formada em 2004 na cidade de São José do Rio Preto - SP. Seus membros são: Fábio Caldeira (vocal e piano), Maurício Figueiredo (guitarra), Danilo Augusto (guitarra), Renato "Montanha" Somera (baixo) e Heitor Matos (bateria). Segundo a home-page da banda, a proposta do grupo "é aderir à espontaneidade, e atualmente aposta no projeto "Aquarela Sonora" que consiste na integração entre a música e as diversas manifestações artísticas, como pintura, literatura, teatro e dança".
Tal proposta, na minha humilde opinião é fantástica. Mais uma banda nacional dando à cara a tapa, tentando inovar nas músicas injetando suas experiências e influências em outros campos. Angra, Shaman, Tuatha de Dannan, Sepultura são exemplos de bandas brasileiras que souberam trabalhar muito bem nos seus estilos essas diversas manifestações culturais.
Mas será que duas músicas são suficientes para se apostar em uma banda? Sim, para mim é possível. Em duas faixas o Maestrick mostra personalidade, criatividade e ousadia, presenteando aqueles que ouvirem seu EP com um metal moderno que só tem a crescer com o passar do tempo. A primeira música, H.U.C., começa com um riff inicial ótimo e uma bateria com contratempos empolgantes. Na parte intermediária da faixa percebemos passagens de piano entrelaçadas com a bela voz de Fábio Caldeira e, já mais para o final, guitarras pesadas e um gutural interessante. Em Aquarela, segunda música do EP, destaco o trabalho dos guitarristas. Na parte instrumental ela é bem mais simples do que a anterior, mas ainda assim com ótimos arranjos de teclado e um refrão que prende a atenção.
Segundo as notas no site, a banda está finalizando as gravações do álbum intitulado "Unpuzzle!" no estúdio AR-15, em Bebedouro – SP, e já deve está sendo mixado no estúdio AK-7 (Seattle – EUA) pelo produtor Gustavo Carmo que já trabalhou com as bandas Imago Motis, VersOver e com a Metal Opera Hamlet. Estou muito ansioso para o lançamento desse trabalho de estréia, pois o Maestrick tem tudo para se consolidar no cenário nacional e internacional. Estilo e inovação musical a banda tem e já demonstrou nesse EP agradabilíssimo. É interessante perceber como os integrantes intercalam nas suas músicas teatro, dança, pintura, literatura e etc. A capa do EP só confirma o projeto "Aquarela Sonora", pois retrata bem as sensações na pintura com certa dose surrealista. Sempre me interessei pelas bandas com tais iniciativas e serão recorrentes em alguns dos meus post’s observações sendo feitas em relação a isso. Quem ganha com tudo isso é o heavy metal nacional.
Agora é só aguardar!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
35 grandes músicas que o Megadeth lançou no século XXI
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Com dois ex-integrantes do Exciter, Powerrage anuncia primeiro álbum, "Beast"
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
"Tool virou música de velho", admite vocalista Maynard James Keenan
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Sarcófago: pioneirismo, polêmica e death metal
Apple Music divulga lista com 100 melhores álbuns da história; Nirvana aparece no top 10
Kerry King enumera os principais motivos que levaram ao fim do Slayer


Os 10 melhores álbuns do metal nacional de 2025, segundo o Heavy Talk
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos



