Anvil: Décimo-quarto álbum da banda não decepciona
Resenha - Juggernaut of Justice - Anvil
Por Junior Frascá
Postado em 25 de setembro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Realmente o documentário "Anvil! The History of Anvil" trouxe grandes frutos para os canadenses do ANVIL, banda formada no inicio dos anos 80. No DVD, a banda é retratada como injustiçada no meio heavy metal, não tendo conseguido o sucesso merecido, e mostra o anseio (que chegam até a ser ingênuos) dos músicos, principalmente dos fundadores Steve Lips Kudlow (guitarra e voz) e Robb Reiner (bateria) em se tornarem estrelas do rock, mesmo tendo por volta de 30 anos de carreira, e mantendo empregos "normais" para conseguirem sobreviver.
Mas a verdade é uma só: embora a banda tenha surgido com muito potencial, lançando grandes discos no começo da carreira, não consegui manter o nível, e acabou sendo esquecida pelo grande público, ao contrário de outras que surgiram na mesma época, como METALLICA e IRON MAIDEN. Não se trata, portanto, de uma injustiça por parte do público, mas sim por falta de regularidade nos lançamentos da banda.
E agora, com toda essa exposição que o documentário trouxe, a banda conseguiu a sonhada fama, com maior exposição ao público, tocando para platéias cada vez maiores, e teve a oportunidade de lançar um disco mais bem produzido, e com maior distribuição, que é este "Juggernaut of Justice", seu 14° lançamento. E o álbum não decepciona.
O som é aquele clássico heavy metal tradicional, com pitadas de hard rock e speedy metal, que a banda tem feito desde os seus primórdios, aliando entre músicas mais rápidas e outras mais cadenciadas e climáticas.
Lips continua um guitarrista mediano, mas muito criativo na composição de riffs empolgantes e solos bem encaixados, apesar de básicos como sempre. Contudo, seus vocais estão muito melhores neste disco, tendo sido favorecidos pela gravação mais encorpada do trabalho, e lhe proporcionou incluir novos recursos em sua voz.
Mas o grande destaque do trabalho é Robb Reiner, um verdadeiro monstro das baquetas, que mesmo não sendo técnico como outros bateristas, possui uma pegada fantástica, e um estilo todo próprio de tocar seu instrumento, deixando o som da banda muito mais interessante. Quem teve oportunidade de conferir a passagem da banda pelo Brasil pode conferir o toda a competência de Robb.
Como destaques do trabalho, podemos citar a pesada faixa título, com riffs ora mais pesados, ora mais na linha do hard rock, e um refrão básico mas matador; "When All Hell Breaks Loose", mais rápida e com guitarras alucinantes, sendo a melhor do trabalho, com Robb praticamente agredindo seu kit de bateria, e Lips cantando como nunca; a hard "On Fire", com um refrão bem grudento; e a cadenciada "Conspiracy", com um clima bem pesado e soturno, repleta de riffs fenomenais.
"Juggernaut of Justice" é, portanto, um bom disco, e mesmo não sendo um clássico imediato, tem tudo para manter o sucesso que o ANVIL vem galgando ultimamente, sendo forjado com muita garra e paixão pelo estilo. Confiram.
Juggernaut of Justice - Anvil
(2011 – The End Records – Nacional)
Track List:
1. Juggernaut of Justice
2. When All Hell Breaks Loose
3. New Orleans Voo Doo
4. On Fire
5. Fukeneh!
6. Turn It Up
7. The Ride
8. Not Afraid
9. Conspiracy
10. Running
11. Paranormal
12. Swing Thing
Outras resenhas de Juggernaut of Justice - Anvil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Assista o primeiro show da Cretin Family (Ramones, Green Day, Rancid e Blink-182)
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
Billy Gibbons explica continuidade do ZZ Top tendo apenas sua presença dos membros clássicos
O disco que talvez seja a definição mais perfeita de "classic rock"
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
Tuomas Holopainen diz que refaria apenas uma letra em 30 anos de Nightwish
O disco do Rush que baixista do Napalm Death considera perfeito
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
Por que Luís Mariutti foi barrado no show do Angra, segundo o próprio
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
A banda que Robert Plant definiu como "clinicamente morta" após ir a show deles
O tipo de banda que fazia Angus Young dizer que bocejaria até não aguentar mais
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Vocalista e guitarrista Jari Mäenpää se reunirá com o Ensiferum após duas décadas
5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
Como foi a entrada de Melissa Reese no Guns N' Roses
A excelente música da fase Blaze Bayley que o Iron Maiden nunca tocou ao vivo
Punk contra a Rainha: o dia em que Freddie Mercury deu um enquadro em Sid Vicious

Lips, vocalista e guitarrista do Anvil, acredita que irá morrer nos próximos 10 anos
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



