Thrashgrinder: Influências do thrash e do grind dos anos 80
Resenha - Seeds of Revolution - Thrashgrinder
Por Petri da Costa
Postado em 03 de fevereiro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A Finlândia, associada por muitos (hoje em dia) com bandas cheios de melodias como Nightwish, Stratovarius, Apocalyptica e outros, tem na verdade uma cena bem diversa. Infelizmente poucos conhecem esse "outro" lado da cena musical da Finlândia. O Thrashgrinder é mais um exemplo desse "outro" lado e uma boa promessa da nova geração de bandas finlandesas.

Velocidade, energia e peso são as primeiras coisas que vêm a mente escutando os finlandeses do Thrashgrinder. O nome da banda já da uma idéia do tipo de som que eles tocam e ao decorrer das 13 músicas peresentes nesse debut da banda, "Seeds of Revolution" (American Line Prod.), o ouvinte percebe claramente fortes influências do thrash e do grind dos anos 80. O álbum conta com músicas cheios de riffs e solos cortantes e velozes, a bateria e baixo pulsante e frenético, aliados de três tipos diferentes de vocais: o principal de Rodde Artiga (originalmente do El Salvador) e alguns vocais gritados do guitarrista Patrik Nuorteva e alguns guturais do baixista Jarno Olin. Tudo isso cria um peso sonoro interessante, com refrões que ficam na mente e traz aquele 'mosh feeling' empolgante.
Claro que a proposta da banda não é nada inovadora, mas isso não é nenhum problema, afinal os integrantes da bandas são competentes e tocam extremamente bem. Um outro destaque do álbum é o formato do encarte que parece um jornal, que cai bem com os temas tratados pela banda. Talvez a única crítica que posso achar nessa grande estréia é o assunto de algumas letras. Vamos tomar o exemplo da música "Lies", onde o vocalista desabafa sua frustração sobre campanha eleitoral de políticos: "Thousands of money wasted in a pointless campaign while education and health are just a joke in vain" (Milhares de dinheiro gastados a toa numa campanha sem sentido enquanto a educação e a saúde são somente uma piada). Esse é caso da Finlândia, onde todos os integrantes moram ou o caso do El Salvador, de onde o vocalista é? A intencão da banda, ou do vocalista, é de criticar os males da sociedade no El Salavdor, na Finlândia ou no mundo? Não critico o vocalista por querer falar sobre seu país natal, mas acho que seria mais interessante ele falar sobre temas, seja políticos ou outros, que sejam mais "pessoais" do que o velho cliché: "eles são corruptos etc etc". A letra de "What are you afraid of?" é um bom exemplo de uma (aparentemente) experiência pessoal do vocalista (um estrangeiro em um país nórdico) e para mim é muito mais interessante do que a letra de "Lies" ou de "System".
Mas como disse antes, a banda é uma boa promessa e espero que logo, logo venham outros álbuns do Thrashgrinder.
Thrashgrinder:
Rodde Artiga – Vocais
Jarno Olin – Baixo e Backing Vocals
Patrik Nuorteva – Guitarra e Gritos
Perttu Saarsalmi – Bateria
Niki Jurmu – Guitarra
Tracklist:
1. Traffic in Town
2. N.O.I.S.E.
3. What Are You Afraid Of?
4. Invisible War
5. Self Respected
6. Seeds of Revolution
7. No Surrender
8. Lies
9. Disorder in the Court
10.Failed Future
11. System
Bonus Tracks:
12. We Don't Get It
13. Riot Brigade
Sites da banda:
http://www.thrashgrinder.com
http://www.myspace.com/thrashgrinderband
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os três guitarristas brasileiros que John Petrucci do Dream Theater gosta bastante
Slash promete que novo álbum do Guns N' Roses só terá material inédito
Grammy 2026 terá homenagem musical a Ozzy Osbourne; conheça os indicados de rock e metal
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A lenda do metal que é arrogante, mala e antiprofissional, segundo Regis Tadeu
35 músicas de bandas de rock com mais de 1 bilhão de reproduções no Spotify
Nirvana: quem é o bebê da capa de Nevermind?
Tamanho é documento?: os Rock Stars mais altos e baixos


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



