Sentenced: início da trajetória da banda recheado de bônus

Resenha - Shadows of the Past Deluxe Edition - Sentenced

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 8


Formada na cidade de Muhos em 1989, a banda finlandesa Sentenced é uma das principais referências quando se fala de gothic metal. Ao longo de sua carreira, o grupo criado pelo guitarrista e vocalista Miika Tenkula (falecido em 18 de fevereiro de 2009 de um ataque cardíaco causado por um problema congênito, agravado pelo consumo excessivo de álcool - Tenkula era conhecido entre os amigos como "rei do álcool") foi lançando álbuns que definiram os fundamentos do metal gótico.

Raul Seixas: 10 importantes obras do Maluco BelezaKiss: 15 bandas que abriram shows deles e se tornaram famosos

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A influência dos finlandeses germinou forte e cresceu a olhos vistos ao longo dos anos, principalmente a partir de 1996, quando o vocalista Ville Laihiala assumiu o posto de frontman do conjunto.

O início de toda essa trajetória se deu com o álbum "Shadows of the Past", lançado originalmente em novembro de 1991 e que acaba de ser relançado no Brasil pela Shinigami Records em uma edição dupla recheada de bônus apetitosos!

Em seu primeiro trabalho, o Sentenced executava um som muito diferente do gothic metal que o consagrou. Na época, a banda era formada por Miika Tenkula (vocal e guitarra), Sami Lopakka (guitarra), Taneli Jarva (baixo) e Vesa Ranta (bateria), e gravou um álbum de qualidade inequívoca, onde o que sai das caixas de som é um death metal poderoso, criativo, totalmente 'old school'. Nivelado por cima, o tracklist contém excelentes composições como "When the Moment of Death Arrives" - que abre o play com melodias que lembram o Dissection -, "Rotting Ways to Misery", "Suffocated Beginning of Life", "Beyond the Distant Valleys", "Disengagement" e "The Truth".

"Shadows of the Past" foi relançado diversas vezes ao longo dos anos, e o resultado disso tudo é que o disco já saiu com três capas diferentes! A primeira, do lançamento original da Thrash Records em 1991, segue a linha estética do death metal, com uma proliferação de cruzes e o uso de uma fonte bem "espinhosa" e agressiva. A Thrash Records lançou o disco em CD pela primeira vez na mesma época, em 1991, incluindo uma faixa bônus no disquinho, "Descending Curtain of Death".


Em 1995, a Century Media relançou o disco com uma nova capa, dessa vez mais soturna e já usando a logo que ficaria famosa entre os fãs. Além disso, essa reedição da Century Media incluiu também três faixas bônus no pacote - "Wings", "In Memoriam" e "Mythic Silence (As They Wander in the Mist)" -, todas retiradas da demo "Journey to Pohjola", de 1992.

E finalmente em 2008 a mesma Century Media colocou no mercado uma Deluxe Edition de "Shadows of the Past" com uma nova arte de capa - a minha preferida, diga-se de passagem -, além de um CD extra carregado de faixas bônus. É essa edição que a Shinigami Records está colocando agora no mercado brasileiro.

O segundo disco traz nada mais nada menos que onze faixas bônus, trazenbdo na íntegra as cultuadas demo-tapes "When Death Join Us ..." (1990) e "Rotting Ways to Misery" (1991), primeiros registros fonográficos dos finlandeses.

A carreira do Sentenced seguiu por um caminho diferente nos discos seguintes, com álbuns que lançaram ao solo características que serviram de fundamento para o gothic metal. Discos como "Amok" (1995), "Down" (1996), "The Cold White Light" (2002) e "The Funeral Album" (2005) são obras essenciais para entender a união do gótico ao heavy metal, e trazem uma banda totalmente diferente, tanto musical quanto liricamente, daquela que gravou "Shadows of the Past".

Toda história tem um começo. No caso do Sentenced, ele está aqui!

Faixas:

CD1
1 When the Moment of Death Arrives
2 Rot to Dead
3 Disengagement
4 Rotting Ways to Misery
5 The Truth
6 Suffocated Beginning of Life
7 Beyond the Distant Valleys
8 Under the Suffer
9 Descending Curtain of Death

CD 2
1 Hallucinations
2 When Death Joins Us
3 Shadows of the Past
4 Obscurity...
5 Desperationed Future
6 Rotting Ways to Misery
7 Disengagement
8 Suffocated Beginning of Life
9 Under the Suffer
10 Descending Curtain of Death
11 The Truth




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Sentenced"


Raul Seixas: 10 importantes obras do Maluco BelezaRaul Seixas
10 importantes obras do Maluco Beleza

Kiss: 15 bandas que abriram shows deles e se tornaram famososKiss
15 bandas que abriram shows deles e se tornaram famosos


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336