Sentenced: início da trajetória da banda recheado de bônus

Resenha - Shadows of the Past Deluxe Edition - Sentenced

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Formada na cidade de Muhos em 1989, a banda finlandesa Sentenced é uma das principais referências quando se fala de gothic metal. Ao longo de sua carreira, o grupo criado pelo guitarrista e vocalista Miika Tenkula (falecido em 18 de fevereiro de 2009 de um ataque cardíaco causado por um problema congênito, agravado pelo consumo excessivo de álcool – Tenkula era conhecido entre os amigos como “rei do álcool”) foi lançando álbuns que definiram os fundamentos do metal gótico.
5000 acessosDeep Purple: a contestada entrevista na Globo em 20065000 acessosMetallica: Hetfield elege as suas dez músicas favoritas

A influência dos finlandeses germinou forte e cresceu a olhos vistos ao longo dos anos, principalmente a partir de 1996, quando o vocalista Ville Laihiala assumiu o posto de frontman do conjunto.

O início de toda essa trajetória se deu com o álbum "Shadows of the Past", lançado originalmente em novembro de 1991 e que acaba de ser relançado no Brasil pela Shinigami Records em uma edição dupla recheada de bônus apetitosos!

Em seu primeiro trabalho, o Sentenced executava um som muito diferente do gothic metal que o consagrou. Na época, a banda era formada por Miika Tenkula (vocal e guitarra), Sami Lopakka (guitarra), Taneli Jarva (baixo) e Vesa Ranta (bateria), e gravou um álbum de qualidade inequívoca, onde o que sai das caixas de som é um death metal poderoso, criativo, totalmente 'old school'. Nivelado por cima, o tracklist contém excelentes composições como “When the Moment of Death Arrives” - que abre o play com melodias que lembram o Dissection -, “Rotting Ways to Misery”, “Suffocated Beginning of Life”, “Beyond the Distant Valleys”, “Disengagement” e “The Truth”.

"Shadows of the Past" foi relançado diversas vezes ao longo dos anos, e o resultado disso tudo é que o disco já saiu com três capas diferentes! A primeira, do lançamento original da Thrash Records em 1991, segue a linha estética do death metal, com uma proliferação de cruzes e o uso de uma fonte bem “espinhosa” e agressiva. A Thrash Records lançou o disco em CD pela primeira vez na mesma época, em 1991, incluindo uma faixa bônus no disquinho, “Descending Curtain of Death”.


Em 1995, a Century Media relançou o disco com uma nova capa, dessa vez mais soturna e já usando a logo que ficaria famosa entre os fãs. Além disso, essa reedição da Century Media incluiu também três faixas bônus no pacote - “Wings”, “In Memoriam” e “Mythic Silence (As They Wander in the Mist)” -, todas retiradas da demo "Journey to Pohjola", de 1992.

E finalmente em 2008 a mesma Century Media colocou no mercado uma Deluxe Edition de "Shadows of the Past" com uma nova arte de capa – a minha preferida, diga-se de passagem -, além de um CD extra carregado de faixas bônus. É essa edição que a Shinigami Records está colocando agora no mercado brasileiro.

O segundo disco traz nada mais nada menos que onze faixas bônus, trazenbdo na íntegra as cultuadas demo-tapes "When Death Join Us …" (1990) e "Rotting Ways to Misery" (1991), primeiros registros fonográficos dos finlandeses.

A carreira do Sentenced seguiu por um caminho diferente nos discos seguintes, com álbuns que lançaram ao solo características que serviram de fundamento para o gothic metal. Discos como "Amok" (1995), "Down" (1996), "The Cold White Light" (2002) e "The Funeral Album" (2005) são obras essenciais para entender a união do gótico ao heavy metal, e trazem uma banda totalmente diferente, tanto musical quanto liricamente, daquela que gravou "Shadows of the Past".

Toda história tem um começo. No caso do Sentenced, ele está aqui!

Faixas:

CD1
1 When the Moment of Death Arrives
2 Rot to Dead
3 Disengagement
4 Rotting Ways to Misery
5 The Truth
6 Suffocated Beginning of Life
7 Beyond the Distant Valleys
8 Under the Suffer
9 Descending Curtain of Death

CD 2
1 Hallucinations
2 When Death Joins Us
3 Shadows of the Past
4 Obscurity...
5 Desperationed Future
6 Rotting Ways to Misery
7 Disengagement
8 Suffocated Beginning of Life
9 Under the Suffer
10 Descending Curtain of Death
11 The Truth

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Sentenced"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Sentenced"

Deep PurpleDeep Purple
A contestada entrevista na Globo em 2006

MetallicaMetallica
James Hetfield elege as suas dez músicas favoritas

Judas PriestJudas Priest
10 fatos que comprovam que eles são Heavy Metal!

5000 acessosCornos do Rock: a dor e o peso do chifre em três belas canções5000 acessosRodolfo: 100% arrependido das letras dos Raimundos5000 acessosMamonas Assassinas: músicos já sabiam que iam morrer?5000 acessosSlayer: ouça "Seasons In The Abyss" com Corey Taylor no vocal5000 acessosDave Mustaine: a admiração por Bruce Dickinson e o Iron Maiden5000 acessosMetallica: James Hetfield acredita em Deus?

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online