Artillery: novamente soando matador neste novo milênio

Resenha - When Death Comes - Artillery

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


O Artillery é mais um destes veteranos que todos os thrashers já ouviram falar, mas cujo nome nunca conseguiu se expandir para fora da esfera underground como aconteceu com as bandas norte-americanas e alemãs... Formado na Dinamarca de 1982, o conjunto passou suas últimas duas décadas praticamente no ostracismo – de inéditas, liberou somente "B.A.C.K." em 1999 – mas eis que em 2007 o retorno veio com força total, tendo no CD/DVD "One Foot In The Grave, The Other One In The Thrash" uma prova de que seu poder de fogo estava longe de abrandar.
253 acessosArtillery: vídeo de "When The Magic Is Gone", do último álbum5000 acessosCláudia Leite: musa do Axé adora Led Zeppelin e Iron Maiden

Mas é com "When Death Comes", agora com a voz de Søren Adamsen, que o público pode conferir como o Artillery está (novamente) soando matador neste novo milênio. Um dos motivos para os constantes elogios que seus discos sempre receberam da crítica especializada é o desempenho dos irmãos Stützer, uma voraz dupla de guitarristas que consegue se impor com riffs muito bem elaborados, com uma graça curiosamente melódica e dona de nuances Power Metal que conseguem envolver o ouvinte, rapidamente e por completo.

Os dinamarqueses preservaram todas as características de sua música e, como tal, não se afastaram de suas origens, mas é essa habilidosa abordagem das guitarras que se torna um diferencial tão original naquilo que se conhece por Thrash Metal. E nem mesmo a ausência do conceituado Flemming Rönsdorf é sentida, pois o novato Adamsen canta muito, é versátil e grudento, honrando a reputação vocal que o Artillery sempre possuiu.

"Upon My Cross I Crawl", "Sandbox Philosophy" e "Not A Nightmare" se revelam irretocáveis e disparadas com todo o grosso calibre típico do Artillery. Mas, entre a velocidade ou cadência, há várias outras faixas marcantes, como é o caso de "Rise Above It All", com o novo vocalista fazendo bonito; "Delusions Of Grandeur", uma balada que vai crescendo até explodir em puro Metal e, por fim, "The End", que mostra mais um pouco da complexidade das guitarras encerrando a audição e preparando o embasbacado ouvinte para apertar novamente o 'play'.

Ainda que o contrabaixo pudesse aparecer mais, a gravação resultou em um áudio sabiamente atualizado. Os músicos já quase não possuem mais cabelos e estão enrugados prá cacete, mas não perderam as manhas em fazer Thrash Metal empolgante, de tirar o fôlego mesmo. "When Death Comes" é seu quinto álbum, lançado em 2009 e está aportando aqui no Brasil através do selo-fantasma Zumbi Caipira. Aposto que ninguém entendeu qual é o lance desse tal 'selo-fantasma', certo? Sem problemas... Pode correr atrás deste discaço, pois dificilmente haverá rejeições por aí.

Contato:
http://www.artillery.dk
http://www.myspace.com/artillerythrashmetal

Formação:
Søren Nico Adamsen - voz
Michael Stützer - guitarra
Morten Stützer - guitarra
Peter Thorslund - baixo
Carsten Nielsen - bateria

Artillery - When Death Comes
(2009 / Metal Mind Productions - 2010 / Zumbi Caipira Discos - nacional)

01. When Death Comes
02. Upon My Cross I Crawl
03. 10.000 Devils
04. Rise Above It All
05. Sandbox Philosophy
06. Delusions Of Grandeur
07. Not A Nightmare
08. Damned Religion
09. Uniform
10. The End

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


253 acessosArtillery: vídeo de "When The Magic Is Gone", do último álbum0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Artillery"

Thrash MetalThrash Metal
As 10 melhores baladas de bandas do gênero

Heavy MetalHeavy Metal
As piores capas dos grandes artistas do gênero

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Artillery"


Cláudia LeiteCláudia Leite
Musa do Axé adora Led Zeppelin e Iron Maiden

Rock Life - ACDCRock Life - ACDC
O dia em que a comunidade do Rock 'n Roll ficou abalada

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Foi difícil evitar as drogas durante as tours

5000 acessosMötley Crüe: a ousada tattoo de modelo paulista em tributo à banda5000 acessosSpin Magazine: as maiores baixarias da história do rock5000 acessosMarcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden5000 acessosGuitarristas: E se os mestres esquecessem como se toca?5000 acessosCorey Taylor: lesão cervical foi 20 vezes pior que em lutadores do UFC5000 acessosChris Cornell: relatório policial descreve últimas horas e morte

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online