Disarm e Sound Your Alarm: split underground de peso

Resenha - Realidade Har Ingen Grenser - Disarm / Sound Your Alarm

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 7

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Um split de peso para massacrar o underground do Brasil e Noruega, sob a cortesia da Terrötten Records! Lançado em 2008 e chegando somente agora ao Whiplash!, "Realidade Har Ingen Grenser" traz a banda tupiniquim Disarm ao lado da norueguesa Sound Your Alarm, em mais uma destas amostras de grande violência sonora, que, apesar de incompreendida por tantos, continua encontrando o apreço de um significativo segmento do público.

Planet Rock: As músicas com os melhores solos de guitarraMetal: Gibson.com enumera 50 melhores músicas do gênero

O Disarm vem de Santa Bárbara d'Oeste (SP), está ralando desde 1996 e passou pelo tormento das trocas de músicos, mas conseguiu liberar dois splits (com o Stomachal Corrosion em 1998 e o Subcut em 2000) e uma compilação em CD chamada "1997-2001 - Sofrer até quando?". Ainda que tenha dado uma parada em suas atividades por alguns anos, o pessoal retornou em 2007 e no ano seguinte gravou sua parte em "Realidade Har Ingen Grenser".

Com letras focadas nos direitos dos animais, governo e guerras, a "Intro (Matar e Morrer)" pode causar alguma confusão por ser mais arrastada, mas a partir daí o Disarm simplesmente tritura sua mescla de Punk, Hardcore e Crust, com arranjos e gravação bem toscos, mas bem representados por "Falsidade", "Futuro do Crime" e "Sentido da Vida".

Do lado norueguês, o Sound Your Alarm pode ser considerado um novato na cena, mas não menos brutal. Este quinteto insano foi fundado em Oslo no início de 2006 e liberou no ano seguinte um registro em CD-R, auto-intitulado, e tendo neste split seu primeiro registro realmente oficial. Sua sonoridade é velocíssima e com vocais nauseantes - atentem para "No Blood", "Reis Deg" e "Tax Me" - e inclusive tocam um cover do Disarm, onde a canção realidade sela uma barulhenta amizade.

"Realidade Har Ingen Grenser" é uma porradaria que mete o dedo na ferida que é nossa sociedade, e sem a menor piedade. Um registro reservado a um seleto grupo de amantes da música extrema, em especial a quem tem simpatia pelo d-beat politizado de Battle Of Disarm, Doom, Anti-Cimex, Discharge, Hellshock, Disclose e Disprove, Ratos de Porão e afins.

Contato Disarm:
http://www.myspace.com/disarmcrust

Formação:
Juliano - guitarra e voz
Leprechaos - baixo e vox
Denito - bateria e voz

Contato Sound Your Alarm:
http://www.myspace.com/soundyouralarm

Formação:
DisPål - voz
Anders - guitarra
Nico - guitarra
destRoy - baixo
Lille - bateria

Disarm / Sound Your Alarm - Realidade Har Ingen Grenser - split-CD
(2010 / Terrötten Records - nacional)

Disarm:
01. Intro (Matar e Morrer)
02. Falsidade
03. III Reich
04. Futuro do Crime
05. Guerra Não
06. Med Kald Hand
07. A Fome ainda Mata
08. Realidade
09. Nazista de Merda
10. Sentido da Vida
11. Futuro sem Fome

Sound Your Alarm:
12. No Blood
13. Nammo
14. APR
15. Reis Deg
16. Mord
17. Tax Me
18. Realidade
19. Tranquilized




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Disarm"Todas as matérias sobre "Sound Your Alarm"


Planet Rock: As músicas com os melhores solos de guitarraPlanet Rock
As músicas com os melhores solos de guitarra

Metal: Gibson.com enumera 50 melhores músicas do gêneroMetal
Gibson.com enumera 50 melhores músicas do gênero

Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com OsbourneBob Daisley
Baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne

Plágio ou coincidência: trechos semelhantes no rock/metalExcessos: como os rockstars gastam os seus milhõesSlipknot: 20 saltos épicos de Sid Wilson registrados em vídeoBlack Sabbath: As curiosidades sobre o álbum Paranoid

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.