Fear Factory: "Mechanize", o velho nome foi mantido
Resenha - Mechanize - Fear Factory
Por Fábio Cavalcanti
Fonte: Rock em Análise
Postado em 04 de março de 2010
Nota: 8
O Fear Factory está de volta! Para quem acompanhou a trajetória da banda durante boa parte de sua existência, deve ter sido desanimador ler as notícias sobre as suas mudanças de formação nos últimos anos, o que poderia ter resultado no fim do grupo, ou em uma daquelas reencarnações que 90% do público iria preferir ver como uma nova banda. Mas, considerando o resultado do novo álbum "Mechanize" (2010), a decisão de carregar este velho nome do metal industrial não poderia ser mais acertada!
Trazendo o sempre competente vocalista Burton C. Bell - ainda em forma com seus vocais que alternam muito bem entre o gutural e o melódico -, além do velho conhecido guitarrista Dino Cazares, o novo Fear Factory soa como... Fear Factory! Impossível não lembrar do excelente álbum "Obsolete" (1998) em faixas como as pesadíssimas "Mechanize" e "Powershifter", com as arrepiantes influências de thrash e groove metal que são típicas de algumas das melhores composições do grupo.
Outros destaques se encontram nas alternativas - e não menos pesadas - "Fear Campaign", e "Christploitation", as quais irão agradar os fãs do lado mais ousado da banda. A criativa "Industrial Discipline" mostra que o setor mais industrial do grupo continua soando interessante e nada artificial, ao contrário do que o próprio gênero costuma sugerir...
O barulho não pára na dobradinha "Oxidizer" e "Controlled Demolition", as quais finalizam o estilo mais "brutal" presente no álbum até então. Infelizmente, a partir da razoável "Designing the Enemy", passando pela curiosa vinheta "Metallic Division", e terminando com a enjoada "Final Exit", podemos notar aquela essência pseudo-progressiva que aparentemente já "deu o que tinha que dar" no som do Fear Factory.
No geral, "Mechanize" traz um possível futuro promissor para o "novo" Fear Factory, mostrando que o quinteto ainda possui capacidade de nos brindar com um som intrigante, e com aquelas marcas registradas típicas da banda, tanto no seu "mix" de rock industrial com thrash metal, quanto nas suas curiosas temáticas sobre homem, máquina, ficção e tecnologia em geral. Se você aprecia os trabalhos anteriores do grupo, pode conferir este novo álbum, sem medo!
Músicas:
1. Mechanize
2. Industrial Discipline
3. Fear Campaign
4. Powershifter
5. Christploitation
6. Oxidizer
7. Controlled Demolition
8. Designing the Enemy
9. Metallic Division
10. Final Exit
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps