Mortification: experimentando e reduzindo a distorção
Resenha - Evil Addiction Destroying Machine - Mortification
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 06 de fevereiro de 2010
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Motivo de piada para uns, motivo de orgulho para outros, é certo que Steve Rowe passou por cima de todo e qualquer tipo de preconceito ao elevar seu Mortification ao nível de uma das mais respeitadas bandas de Heavy Metal cristão do underground. Agora, contando com o retorno do baterista Adam Zaffareze (The Greeting Method), que havia tocado no disco "The Silver Cord Is Severed" (01) e com o guitarrista Michael Jelinic, o grupo está liberando o 13º álbum de uma carreira que está completando sua segunda década.

Aqueles que tiveram contato com sua música sabem que, desde o início de sua trajetória a linha musical transmutou-se do Death / Gore ao adotar o Thrash Metal, Groove e até elementos de Punk. E "The Evil Addiction Destroying Machine" mostra que os australianos continuam se reciclando e experimentando, tendo como conseqüência direta a redução da distorção de sua música.
O Mortification segue com Heavy / Punk de arranjos mais cadenciados, muitas vezes tão simples que acabam se tornando, porque não dizer, genéricos. Mas, como foi dito, o pessoal experimentou bastante coisa por aqui e, ao lado destas passagens mais simples o ouvinte encontrará algumas poucas ocasiões mais complexas, tímidos blastbeats e riffs mais extremos. E, seguindo a tendência, nada das antigas e famosas vocalizações guturais... Rowe parece tê-las banido ao fazer uso de sóbrias linhas gritadas.
Tudo é tão básico que não são muitas as canções que encontram real brilho, talvez "Pilots Hanging From Shoulder Dust" e "Alexander The Metalworker" sejam mais satisfatórias em sua proposta. Vale citar também a requintada faixa "Resurrection Band", que encerra a audição como uma homenagem ao dinossauro Rez Band (também conhecido como Resurrection Band), banda cristã de rock clássico que foi uma das razões por Steve Rowe seguir essa carreira no início da década de 1980.
Um álbum pouco mais do que acima da média em se tratando do Mortification. É natural que, por não se prender a um estilo ao longo de sua discografia, o público não saiba o que esperar ao anúncio de cada lançamento... E "The Evil Addiction Destroying Machine" está aí para justificar essa insegurança e, naturalmente, fornecer mais munição aos eternos depreciadores continuarem detonando o Mortification.
Contato:
http://www.roweproductions.com
Formação:
Steve Rowe - voz e baixo
Michael Jelinic - guitarra
Adam Zaffarese - bateria
Mortification - The Evil Addiction Destroying Machine
(2009 / Rowe Productions - importado)
01. The Evil Addiction Destroying Machine
02. A Sense Of Eternity
03. Elasticised Outrage
04. Pushing The Envelope Of The Red Sonrise
05. I´m Not Confused
06. The Master Of Reinvention
07. Pilots Hanging From Shoulder Dust
08. One Man With Courage Makes A Majority
09. Alexander The Metalworker
10. Resurrection Band (A Tribute To Rez)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Mark Wahlberg nem sabia que metal existia, revela Zakk Wylde
"Rock Against Reagan", o festival que mudou a vida de Dave Grohl
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Ex-capitão da seleção inglesa é fã de heavy metal e já bateu uma bola com o Iron Maiden
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
Vocalista quase desistiu do Moonspell após álbum de 2021
Mike Mangini fala sobre primeiro show como baterista do Godsmack
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Time Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os tempos
O sufoco que Derrick Green passou em uma pizzaria ao se mudar pro Brasil


Mortification fará quatro shows no Brasil em 2027; confira datas e locais



