Judas Priest: ao-vivo longe dos padrões da banda
Resenha - A Touch of Evil Live - Judas Priest
Por Fernão Silveira
Postado em 19 de janeiro de 2010
A combinação das palavras "Judas", "Priest" e "Live" sempre foi garantia de coisa boa, especialmente quando aplicada a um álbum. Mas para uma banda que estabeleceu o padrão de qualidade em discos ao vivo de heavy metal, graças a obras-primas como "Unleash in the East" (1979) e "Priest... Live!" (1986) – sem nos esquecermos dos bons "‘98 Live Meltdown" (1998) e "Live in London" (2003), ambos com Tim "The Ripper" Owens no vocal –, o lançamento "A Touch of Evil – Live" (2009) significa um retrocesso e tanto.
Judas Priest - Mais Novidades
E para complicar ainda mais a situação da obra em análise, vale observar que ela consiste numa compilação de músicas pinçadas das turnês mundiais do JUDAS nos anos de 2005 (para a promoção do bom álbum "Angel of Retribution") e 2008 (na divulgação do prá-lá-de-duvidoso temático "Nostradamus"). Chega a ser triste pensar que o tracklist deste lançamento traga o melhor que a banda conseguiu reunir num universo de tantos shows.
É verdade que existe o álibi de que foram escolhidas para o disco apenas músicas que jamais haviam sido registradas ao vivo na voz de Rob Halford. Ainda assim não é suficiente. E mais: depois do que o IRON MAIDEN fez com "Flight 666 – The Original Soundtrack", lançar uma compilação de turnê mundial sem discriminar onde foram gravadas as faixas virou vexame.
Talvez os maiores destaques do CD, em boa parte por causa do efeito novidade, sejam mesmo as músicas de "Angel of Retribution" e "Nostradamus" – cada um com duas contribuições: "Judas Rising" e "Hellrider"; "Death" (anunciada por Halford como "Messenger of Death") e "Prophecy". Todas satisfatórias e bem representadas, embora "Angel" (uma das melhores faixas de "Angel of Retribution" e ponto alto nos shows da turnê de 2005) tenha sido injustamente desconsiderada para a lista final.
Emblemático na discografia do JUDAS, "Painkiller" emplaca três faixas: "Between The Hammer & The Anvil" (em versão razoável), "A Touch of Evil" e "Painkiller", ambas em performances decepcionantes, que nos alertam para uma realidade difícil de ser assimilada por qualquer fã: a voz do "Deus do Metal" já dá sinais inequívocos de fraqueza. Fica uma pergunta: será que não havia versões melhores destas duas jóias para gravação no disco? Tenho certeza que sim.
Dentre os clássicos mais antigos, o registro de maior destaque é "Dissident Aggressor". "Riding On The Wind" e "Eat Me Alive", genuínos exemplos do speed metal que o JUDAS PRIEST ensinou ao mundo, carecem de punch. "Beyond The Realms Of Death", por sua parte, não compromete (mas também não salva a lavoura).
É natural que para uma banda como JUDAS PRIEST as expectativas sejam sempre grandes, e talvez por isso seja excessivamente rígido dizer que "A Touch of Evil – Live" é um disco ruim. Mas chamá-lo de ótimo, à altura do que se poderia esperar de Rob Halford & Cia. no palco, também é forçar a barra. O fato é: se você apertar o play tendo em mente todas as premissas enumeradas anteriormente – como foi o caso deste cronista -, a decepção será líquida e certa.
"A Touch of Evil - Live" – JUDAS PRIEST
1 - Judas Rising
2 - Hellrider
3 - Between The Hammer & The Anvil
4 - Riding On The Wind
5 - Death
6 - Beyond The Realms Of Death
7 - Dissident Aggressor
8 - A Touch Of Evil
9 - Eat Me Alive
10 - Prophecy
11 – Painkiller
Gravadora: Epic/Sony Music (nacional)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
A banda que o Metallica praticamente destruiu em uma turnê pelos EUA
Rhapsody Of Fire e Masterplan anunciam turnê pela América do Sul com dois shows no Brasil
Ouça Serj Tankian (System of a Down) cantando "I'm Afraid of Americans", de David Bowie
Anette Olzon explica o que a fez voltar a cantar músicas do Nightwish
O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
5 coisas que todo fã do Iron Maiden precisa ficar explicando toda hora
Soundgarden começa mixagem do último trabalho de inéditas da carreira
Anette Olzon tentou contato com Tuomas Holopainen antes de shows cantando Nightwish
Beatles marca grande anúncio para amanhã com contagem regressiva e mensagem misteriosa
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
Ex-W.A.S.P., guitarrista Chris Holmes é diagnosticado com câncer de próstata
As 10 melhores músicas de metal do mundo, segundo inteligência artificial ChatGPT
Humberto Gessinger usava recurso teatral para ofender outras bandas como forma de elogio
Bateristas: os dez músicos mais loucos de todos os tempos



O disco do Judas Priest que Dave Mustaine considera uma das maiores obras do heavy metal
Judas Priest inicia a turnê Faithkeepers; confira setlist e vídeos
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
O dia que Rob Halford viu clipe do Pantera e foi até estúdio de TV para conhecer Dimebag Darrell
Para Rob Halford, nunca existirá uma banda como o Pantera
Judas Priest venderá edição de 50 anos de "Sad Wings of Destiny" em shows
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?



