Rebellion: agora com personalidade e sonoridade próprias
Resenha - Arise: From Ginnungagap to Ragnarök - Rebellion
Por Diógenes Soares
Postado em 14 de agosto de 2009
Chegando ao seu 5º álbum de estúdio, os alemães do Rebellion demonstram uma evolução nítida. O que antes sempre era lembrado por se tratar da banda dos ex-integrantes do Grave Digger, Uwe Lulis e Tomi Göttlich, agora começa a tomar ares distintos apresentando personalidade e sonoridade própria.

A banda está mais pesada e agressiva, com os vocais de Michael Seifert em alguns momentos beirando o death metal. O lado lírico do álbum apresenta a 3ª parte da saga nórdica "The History of The Vikings", iniciada no álbum "Sagas of Iceland" de 2005.
Desta vez, chega-se ao clímax da mitologia viking tratando-se do Ragnarök, o crepúsculo dos deuses, a teoria de combate final no ataque à morada dos deuses (Asgard), o qual os vikings acreditavam tratar-se do fim do mundo. Eis que a banda então recria em suas composições, todo o contexto citado em músicas como "War" (a guerra entre os deuses defensores de Asgard e seus inimigos), "Odin" (reconhecido pela maioria dos vikings como o deus principal, o deus mais sábio), "Thor" (deus do trovão, protetor de camponeses e marinheiros), "Loki" (personagem símbolo da mentira e duplicidade, que vivendo junto aos deuses, secretamente prepara o ataque à Asgard), "Rune" (a escrita viking de forma retilínea grifada em pedras, ossos ou metal, de importante valor para conhecer a mitologia viking quando decifrada), entre outras canções que prendem aqueles ouvintes que se interessam por essa rica epopéia.
O lado musical está soberbo e grandioso como sempre, porém, de mais fácil assimilação que os álbums anteriores, numa forma mais direta e com arranjos de ótimo gosto e mais "grudentos", digamos assim. Acredito que "Arise: From Ginnungagap to Ragnarök", talvez venha a ser um divisor de águas na carreira do Rebellion e que possa fazer a banda crescer consideravelmente no cenário metálico mundial.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
Música que dá nome ao documentário do Iron Maiden já foi considerada uma das piores da banda
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
O vocalista com quem Slash disse que não trabalharia novamente: "Não tem como"
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
O dia que Mano Brown questionou o Shaman: "Legal, mas o que vocês reivindicam?"
Como o Queen se virou nos trinta e ganhou o jogo que o AC/DC sequer tentaria, admite Angus
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Vocalista do Lamb of God decidiu ficar sóbrio durante turnê com o Metallica
A música do Megadeth que Teemu Mäntysaari considera uma obra-prima de Marty Friedman
R.E.M. é dona da faixa que mais faz o homem chorar
Roberto Carlos, Black Sabbath e a curiosa canção que eles têm em comum



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



