Malleus: o Black Metal ultrapassou as fronteiras da Noruega
Resenha - Into the Black Path - Malleus
Por Karina Detrigiachi
Postado em 09 de agosto de 2009
O MALLEUS foi criado no Rio de Janeiro em outubro de 2004 e em 2005 lançaram o excelente EP "Into the Black Path" que em apenas um pouco mais do que 23 minutos de duração consegue expressar toda a agressividade e genialidade da banda, resultantes em um trabalho de qualidade singular.

Além do ótimo desempenho dos músicos, o que mais chama atenção neste trabalho independente é sua qualidade que claramente se faz superior às demais demos lançadas no cenário black metal.
O MALLEUS é influenciado por excelentes bandas como IMMORTAL, MARDUK e EMPEROR porém estas influências são somente um ponto de partida para o trabalho da banda que com "Into the Black Path" conseguiu criar um som coeso, direto e acima de tudo muito característico e único.
Após uma introdução com menos de 3 minutos, "Behated Unholy Order" começa e o ouvinte é introduzido ao misterioso e obscuro mundo do MALLEUS onde o peso das guitarras se difunde com a velocidade da bateria e a aula de black metal se inicia.
A terceira faixa é "Beyond the Black Fog" que apresenta riffs e melodias perfeitas, todos utilizados de maneira muito sensata, sem exageros nem enrolações, mantendo o aspecto direto que o álbum apresenta desde seu início.
Depois é a vez de "Renegated by the Light", onde os teclados ganham um pouco mais de espaço e levam o ouvinte há uma atmosfera um pouco mais densa e profunda, uma "viagem ao buraco negro" seria a melhor forma de descrever esta faixa.
E para finalizar a viagem chegamos até "Liber-Oz", essa que pode ser considerada a melhor composição de "Into the Black Path", aqui é possível ir de passagens rápidas a momentos cadenciantes finalizando este trabalho de maneira perfeita.
Atualmente é comum ouvir muitas bandas se conformarem em berrar qualquer coisa inaudível e se considerarem black metal pelo simples fato de usarem corpse-paint e terem bandas como GORGOROTH na lista de suas principais influências, muitas vezes a melodia, a criatividade e originalidade no som são deixados para trás como elementos secundários, o que faz com que muitas bandas atuais soem todas iguais e sem nada demais para oferecerem aos seus ouvintes, porém o MALLEUS é uma excelente prova de que ainda existem bandas que se preocupam com a qualidade de seus trabalhos e que o black metal ultrapassou as fronteiras gélidas da Noruega.
"Into the Black Path" tracklist:
1. Prelude 02:35
2. Behated Unholy Order 05:45
3. Beyond The Black Fog 03:22
4. Renegated By Light 04:54
5. Liber Oz 06:38
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
Jordan Rudess (Dream Theater) faz vídeo com IA, é detonado por fãs e bloqueia comentários
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
A opinião de Neil Peart sobre Stewart Copeland; "toca com simplicidade"
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
A banda esquecida que dominou 1969 e passou 48 semanas nas paradas
A lendária cantora que Eric Clapton detesta: "Reconheço, mas não me faz sentir nada"
Mick Taylor sobre Rolling Stones: "Não conseguia acreditar como eles soavam mal"
Kiss queria Ace Frehley nos últimos shows, mas ele impôs condição impossível
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



