Malleus: o Black Metal ultrapassou as fronteiras da Noruega
Resenha - Into the Black Path - Malleus
Por Karina Detrigiachi
Postado em 09 de agosto de 2009
O MALLEUS foi criado no Rio de Janeiro em outubro de 2004 e em 2005 lançaram o excelente EP "Into the Black Path" que em apenas um pouco mais do que 23 minutos de duração consegue expressar toda a agressividade e genialidade da banda, resultantes em um trabalho de qualidade singular.

Além do ótimo desempenho dos músicos, o que mais chama atenção neste trabalho independente é sua qualidade que claramente se faz superior às demais demos lançadas no cenário black metal.
O MALLEUS é influenciado por excelentes bandas como IMMORTAL, MARDUK e EMPEROR porém estas influências são somente um ponto de partida para o trabalho da banda que com "Into the Black Path" conseguiu criar um som coeso, direto e acima de tudo muito característico e único.
Após uma introdução com menos de 3 minutos, "Behated Unholy Order" começa e o ouvinte é introduzido ao misterioso e obscuro mundo do MALLEUS onde o peso das guitarras se difunde com a velocidade da bateria e a aula de black metal se inicia.
A terceira faixa é "Beyond the Black Fog" que apresenta riffs e melodias perfeitas, todos utilizados de maneira muito sensata, sem exageros nem enrolações, mantendo o aspecto direto que o álbum apresenta desde seu início.
Depois é a vez de "Renegated by the Light", onde os teclados ganham um pouco mais de espaço e levam o ouvinte há uma atmosfera um pouco mais densa e profunda, uma "viagem ao buraco negro" seria a melhor forma de descrever esta faixa.
E para finalizar a viagem chegamos até "Liber-Oz", essa que pode ser considerada a melhor composição de "Into the Black Path", aqui é possível ir de passagens rápidas a momentos cadenciantes finalizando este trabalho de maneira perfeita.
Atualmente é comum ouvir muitas bandas se conformarem em berrar qualquer coisa inaudível e se considerarem black metal pelo simples fato de usarem corpse-paint e terem bandas como GORGOROTH na lista de suas principais influências, muitas vezes a melodia, a criatividade e originalidade no som são deixados para trás como elementos secundários, o que faz com que muitas bandas atuais soem todas iguais e sem nada demais para oferecerem aos seus ouvintes, porém o MALLEUS é uma excelente prova de que ainda existem bandas que se preocupam com a qualidade de seus trabalhos e que o black metal ultrapassou as fronteiras gélidas da Noruega.
"Into the Black Path" tracklist:
1. Prelude 02:35
2. Behated Unholy Order 05:45
3. Beyond The Black Fog 03:22
4. Renegated By Light 04:54
5. Liber Oz 06:38
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
A banda idolatrada por Eddie Vedder que nunca tocou no Brasil: "Ele era fanático"
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
A banda dos anos oitenta que mudou a forma como Bono enxergava os Estados Unidos
O astro do rock que "deu aula" no Rock in Rio 2026, segundo Gastão Moreira
Jim Root entende que novo álbum do Slipknot irá "magoar algumas pessoas"
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
Por que Lobão foi expulso da Blitz às vésperas do estouro, segundo o próprio
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
Roger Waters e filho criam o Legacy, projeto que celebra a obra do Pink Floyd
A opinião de Fernanda Lira sobre as bets: "Não existe lucro em cima do sofrimento"
O guitarrista que se tornou fã do Kiss após abrir turnê da banda
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
O período que John Paul Jones considera o pior de toda a história do Led Zeppelin
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
A música dos Rolling Stones que Mick Jagger tem vergonha, mas ainda canta
Quando Jimi Hendrix chamou Eric Clapton para subir no palco e afinar sua guitarra
As músicas do Paralamas onde a gente "escuta o Herbert chorar" ausência da Paula Toller

Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



