Edguy: ainda mais hard rock do que seu antecessor
Resenha - Tinnitus Sanctus - Edguy
Por Thiago El Cid Cardim
Postado em 06 de abril de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sujeito corajoso este tal de Tobias Sammet. Quando todos os fãs de seu projeto-paralelo Avantasia esperavam por um terceiro disco totalmente power metal como os anteriores, ele envereda por uma levada completamente hard rock, fazendo quase como uma rendição à ópera rock de um camarada chamado Meat Loaf. Aí, Tobias resolve lançar o novo disco de estúdio de sua banda, o Edguy. E justamente quando seus fãs mais hardcore clamavam por uma espécie de continuação de "Mandrake", surge "Tinnitus Sanctus" – que é ainda mais hard rock do que seu antecessor, "Rocket Ride", e portanto totalmente distante de "Mandrake". Hard rock com pegada mesmo, que vai da levada setentista do Deep Purple ao som cheio de marra de oitentistas como o Mötley Crüe, passando até pop e grudenta produção recente do Aerosmith (escute "929"e depois a gente conversa). Para quem gosta, "Tinnitus Sanctus" é um prato cheio. E adivinha só se eu não tenho ouvido o danado do CD repetidamente?

A canção que abre o disco é o primeiro single, "Ministry of Saints", um hard ‘n’ heavy energético com um empolgante refrão milimetricamente construído para ser cantado a plenos pulmões. Na seqüência, para não deixar dúvidas sobre a proposta, o riff contagiante e a letra esperta de "Sex Fire Religion" – por sinal, os carolas devem ficar longe de "Tinnitus Sanctus", pois ele reflete novamente a obsessão de Tobias Sammet por sacanear os temas religiosos de maneira sutil e bem-humorada.
Completando o quarteto de músicas que inicia a bolacha, vêm a pegada pesada de "Nine Lives" (na qual Tobias se esgoela até o limite, para desespero de seus detratores) e "The Pride of Creation", um rockaço poderoso e envolvente, totalmente para cima, ao mesmo tempo em que questiona a tal força superior que nos teria criado à sua imagem e semelhança. De longe, o maior destaque do álbum. Mas não o único: em "Dead or Rock", Tobias presta uma homenagem evidente aos irmãos Young do AC/DC, fazendo um verdadeiro hino roqueiro de acordes simples e diretos ao ponto. E depois de nos apresentar, nos últimos anos, baladas como "Forever" e "Save Me", agora é a vez de "Thorn Without A Rose", daquelas rasgadas e de peito aberto e exposto, no que parece ser uma resposta a "Every Rose Has Its Thorn", do Poison.
Mas, apesar de "Tinnitus Sanctus" ser um passo evidente na evolução musical da banda se analisarmos todo o contexto que vieram montando com "Hellfire Club" e "Rocket Ride", este não deixa de ser o Edguy que todos conhecem. A velocidade e os pedais duplos do power metal alemão ficam bastante evidentes na longa "Speedhoven" ou mesmo nos contornos épicos de "Dragonfly". Heavy metal, e dos muitos bons, sem sombra de dúvidas.
Para encerrar, nada melhor do que a curtinha "Aren't You A Little Pervert Too?", uma daquelas piadas musicais que o frontman do Edguy adora e que, aqui, conta com a participação especial do músico e comediante italiano – que atualmente mora na Alemanha – Granato Rambocco. O tema? Num ritmo meio country, é claro que não poderia ser outro senão as pequenas perversões que as pessoas teimam em esconder mas que, entre quarto paredes, revelam sem maiores problemas.
Tobias Sammet e seus fiéis parceiros nunca foram uma unanimidade no meio do metal, isso todo mundo sabe. A cada disco, conforme iam desenhando sua identidade musical, eles foram ganhando cada vez mais fãs por um lado...mas também uma parcela ainda mais grossa de gente que não os suporta. E isso mesmo entre aqueles que curtem metal melódico/power metal/speed metal ou como você prefira chamá-los. Tenho uma ligeira suspeita de que "Tinnitus Sanctus" vai contribuir para que o cenário se torne ainda pior – se depois de "Lost in Space", single do terceiro Avantasia, já estavam chamando o cara de "Bon Jovi" alemão, imagine então o que vão falar dele nestas circunstâncias. Sinceramente? Sammet não deve estar ligando a mínima para isso. E eu muito menos. Em que grupo você se encaixa?
Line-Up:
Tobias Sammet - Voz
Jens Ludwig - Guitarra
Dirk Sauer - Guitarra
Tobias Exxel - Baixo
Felix Bohnke – Bateria
Tracklist:
01. Ministry Of Saints
02. Sex Fire Religion
03. The Pride Of Creation
04. Nine Lives
05. Wake Up Dreaming Black
06. Dragonfly
07. Thorn Without A Rose
08. 929
09. Speedhoven
10. Dead Or Rock
11. Aren't You A Little Pervert Too?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Lacrimosa divulga atualização sobre o estado de saúde de Anne Nurmi
A banda cuja formação mudou quase tantas vezes quanto a do Megadeth
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta

"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


