Sonic Syndicate: mal interpretado pelos fãs de Heavy Metal
Resenha - Love And Other Disasters - Sonic Syndicate
Por Clóvis Eduardo
Postado em 24 de dezembro de 2008
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma banda com dois vocalistas. Tá aí uma coisa que não se vê todo dia. E não é questão de backing vocals ou participações isoladas. O que Richard Sjunnesson e Roland Johansson fazem no Sonic Syndicate é algo incomum, mas que se bem explorado, pode dar resultados incríveis.

O visual, o estilo e até mesmo o som do Sonic Syndicate pode ser muitas vezes mal interpretado pelos fãs de Heavy Metal, tão acostumados às pesadas e morteiras bandas suecas, como In Flames, Soilwork, Opeth ou Dismember. Longe de ser uma novidade ou revelação, o Sonic Syndicate faz um som calcado na melodia, na habilidade da dupla de vocalistas em alternar tons urrados ou limpos e no acréscimo de partes de teclado ou sintetizadores mais destacadas que a própria linha de guitarras. De longe, lembra um pouco as bandas de Metal Core que aparecem aos milhares na América do Norte, mas com aquela depressão típica sueca que a gente aprendeu a admirar.
Tem muito peso e energia nesta banda! Os irmãos Richard, Roger e Robin Sjunnesson dão conta de criar as passagens marcantes, e desdobramentos ao longo das canções. Os dois últimos são os guitarristas do grupo, e apesar dos elogios, não são nada de espetaculares, até por que se você procura solos ou riffs inovadores, está no lugar errado. Mas vai ouvir uma seqüência de ritmos manjados e que combinam como a natureza melancólica e raivosa das letras, como mesmo induz o próprio título do álbum.
Para quem gostou de "Only Inhuman", disco antecessor, há motivo de ficar ainda mais orgulhoso do trabalho feito pelo Sonic Syndicate, pois a formatação das músicas está muito idêntica ao disco lançado no início de 2007. A gatinha com cara de malvada Karin Axelsson segue a linha simples no baixo acompanhando o baterista John Bengtsson em incursões rápidas nas viradas e nos bumbos, como em "Encaged", canção que abre o disco e já dá uma prévia do que é a grande sacada da banda. O refrão é de primeira, com a participação dos dois vocalistas, mas perceba como as guitarras ficam quase em segundo plano quando a harmonia de teclado entra em cena.
"Hellgate - Worcester" já começa mais intensa, mas lá pelas tantas o refrão descamba para o mesmo ritmo que os fãs já estão acostumados a ouvir. Duetos entre Richard (tom mais rasgado) e Roland (parte limpa) fazem de cada composição um momento singular. Mas no conjunto da obra, o Sonic Syndicate fez um álbum muito parecido, linear, apesar do bom número de baladas.
Mesmo com as repetições, o estilo que os suecos desenvolveram no trabalho ficou muito bom. É que quem souber aproveitar o máximo de opções em seu ramo, principalmente na hora de dividir os vocais, terá liberdade em aproveitar melhor cada música. E a banda, apesar de nova, já colhe frutos bem doces do trabalho, tendo participado de grandes festivais europeus, como o gigantesco Wacken Open Air, o sonho de qualquer banda que se preze. Só faltou darem crédito ao dono dos arranjos de teclado, afinal, ele merece!
Outras resenhas de Love And Other Disasters - Sonic Syndicate
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Alex Skolnick (Testament) lembra audição para o Spin Doctors
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Andreas Kisser: "Essa coisa de roqueiro ter que ser de esquerda é uma grande besteira"
"Danem-se Elvis e Keith Richards", diz Dave Grohl, ao apontar o "verdadeiro rei do Rock'n'Roll"
Serj Tankian, do System Of A Down, elege o maior álbum de Nu-Metal de todos os tempos


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



