Anathema: expoentes do Doom em um dos seus ápices
Resenha - A Moment in Time - Anathema
Por Glauco Silva
Postado em 29 de outubro de 2008
A maioria das bandas tem a tendência natural de evoluir seu som, gradativamente, com o passar do tempo. Porém muitas delas perdem totalmente o feeling original, migrando para atmosferas completamente diferentes do início de suas carreiras. Não é bem este o caso do Anathema neste lançamento.
Grandes expoentes do Doom Metal, aqui neste DVD temos a banda em um dos seus ápices. Uma produção de primeira mostra um Anathema musicalmente evoluído sim, mas com o mesmo feeling e sentimento de sempre, que os acompanha desde o princípio do grupo.
Dentre as inovações em sua trajetória podemos destacar a adição mais constante da influência de Rock Progressivo. Prova disso é o cover do Pink Floyd, a admirável "Comfortable Numb", fechando o Show/CD, filmado e gravado em Katowice, Polônia, em 2006. Ponto forte do lançamento é que o DVD acompanha um CD com o mesmo áudio da apresentação. Ótimo para quem já viu o show inteiro e depois só quer curtir o som.
Fãs mais saudosistas podem até sentir a falta de ex-membros, como Darren White. Porém ao apreciar esta obra em si, a ausência do vocal gutural é suprida pelos pesados riffs e belas harmonias emanadas do conjunto.
Durante praticamente toda apresentação há um quarteto de cordas que é "um show a parte", dando um toque clássico de refinamento ao material. Esta participação é marcante, realçando a melodia das músicas. Na introdução do evento, o quarteto executa um trecho da obra "Adágio em Sol menor para Cordas e Órgão" de Tomaso Albinoni (1671-1751). Uma bela escolha.
O entrosamento dos músicos ao vivo está muito bom, garantindo esta ótima mistura de "strings" com todo o peso do Anathema.
Nos extras, o DVD ainda conta com entrevista, vídeo bônus, galeria de fotos, quatro papéis de parede para computador, links para websites e logotipo da banda.
Trazendo muita nostalgia, no vídeo bônus há quatro músicas de um show na Cracóvia, de 2004, também na Polônia. São clássicos como "A Dying Wish", e " Sleepless". A qualidade do áudio e vídeo deste bônus também é de alto nível.
Fãs do grupo vão adorar, e apreciadores do estilo se surpreenderão com este DVD. Para quem nunca ouviu a banda, também encontra aqui uma boa oportunidade para conhecê-la.
A qualidade do material é excelente, produção, palco, som, iluminação, arte gráfica, design, praticamente tudo. Um produto arrebatador, e um ótimo lançamento do Anathema, provando neste DVD que é possível uma banda evoluir musicalmente sem no fundo perder sua essência.
(Nota: resenha feita com a inestimável colaboração de Crom WW, do Barbarian Warriors in Search of Wisdom, e Lord Coagulator… obrigado, amigos!)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Regis Tadeu e as piores bandas de Power Metal de todos os tempos
A banda de rock progressivo que Roger Waters diz que queria apenas ganhar dinheiro
Ritchie Blackmore, ex-Deep Purple, revela os dois guitarristas que considera brilhantes


A tragédia familiar que marcou os irmãos Cavanagh, do Anathema
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



