Anathema: expoentes do Doom em um dos seus ápices

Resenha - A Moment in Time - Anathema

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Glauco Silva
Enviar correções  |  Ver Acessos


A maioria das bandas tem a tendência natural de evoluir seu som, gradativamente, com o passar do tempo. Porém muitas delas perdem totalmente o feeling original, migrando para atmosferas completamente diferentes do início de suas carreiras. Não é bem este o caso do Anathema neste lançamento.

Musical Box: Os 20 discos seminais do Hard RockEvanescence: estranha criatura em foto de Amy Lee com seu filho

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Grandes expoentes do Doom Metal, aqui neste DVD temos a banda em um dos seus ápices. Uma produção de primeira mostra um Anathema musicalmente evoluído sim, mas com o mesmo feeling e sentimento de sempre, que os acompanha desde o princípio do grupo.

Dentre as inovações em sua trajetória podemos destacar a adição mais constante da influência de Rock Progressivo. Prova disso é o cover do Pink Floyd, a admirável "Comfortable Numb", fechando o Show/CD, filmado e gravado em Katowice, Polônia, em 2006. Ponto forte do lançamento é que o DVD acompanha um CD com o mesmo áudio da apresentação. Ótimo para quem já viu o show inteiro e depois só quer curtir o som.

Fãs mais saudosistas podem até sentir a falta de ex-membros, como Darren White. Porém ao apreciar esta obra em si, a ausência do vocal gutural é suprida pelos pesados riffs e belas harmonias emanadas do conjunto.

Durante praticamente toda apresentação há um quarteto de cordas que é "um show a parte", dando um toque clássico de refinamento ao material. Esta participação é marcante, realçando a melodia das músicas. Na introdução do evento, o quarteto executa um trecho da obra "Adágio em Sol menor para Cordas e Órgão" de Tomaso Albinoni (1671-1751). Uma bela escolha.

O entrosamento dos músicos ao vivo está muito bom, garantindo esta ótima mistura de "strings" com todo o peso do Anathema.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nos extras, o DVD ainda conta com entrevista, vídeo bônus, galeria de fotos, quatro papéis de parede para computador, links para websites e logotipo da banda.

Trazendo muita nostalgia, no vídeo bônus há quatro músicas de um show na Cracóvia, de 2004, também na Polônia. São clássicos como "A Dying Wish", e " Sleepless". A qualidade do áudio e vídeo deste bônus também é de alto nível.

Fãs do grupo vão adorar, e apreciadores do estilo se surpreenderão com este DVD. Para quem nunca ouviu a banda, também encontra aqui uma boa oportunidade para conhecê-la.

A qualidade do material é excelente, produção, palco, som, iluminação, arte gráfica, design, praticamente tudo. Um produto arrebatador, e um ótimo lançamento do Anathema, provando neste DVD que é possível uma banda evoluir musicalmente sem no fundo perder sua essência.

(Nota: resenha feita com a inestimável colaboração de Crom WW, do Barbarian Warriors in Search of Wisdom, e Lord Coagulator... obrigado, amigos!)




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Anathema"


Anathema: ao lado de Stephen Hawking em canção do Pink FloydAnathema
Ao lado de Stephen Hawking em canção do Pink Floyd

Headbanger também chora: Músicas para (não) curtir uma fossaHeadbanger também chora
Músicas para (não) curtir uma fossa


Musical Box: Os 20 discos seminais do Hard RockMusical Box
Os 20 discos seminais do Hard Rock

Evanescence: estranha criatura em foto de Amy Lee com seu filhoEvanescence
Estranha criatura em foto de Amy Lee com seu filho


Sobre Glauco Silva

36 anos, solteiro, estudou Linguística e Engenharia de Alimentos na UNICAMP. Tem sua sobrevivência (CDs, cigarro e cerveja) garantida no trabalho em uma multinacional. Iniciado no Metal em 1988, é baixista/vocal do LACONIST (Death Metal) e acredita fielmente que o SARCÓFAGO é a melhor banda do universo.

Mais informações sobre Glauco Silva

Mais matérias de Glauco Silva no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280 CliInline