Anathema: expoentes do Doom em um dos seus ápices

Resenha - A Moment in Time - Anathema

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Glauco Silva
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


A maioria das bandas tem a tendência natural de evoluir seu som, gradativamente, com o passar do tempo. Porém muitas delas perdem totalmente o feeling original, migrando para atmosferas completamente diferentes do início de suas carreiras. Não é bem este o caso do Anathema neste lançamento.
340 acessosAnathema: setlist, capa e teaser de The Optmist, que sai em junho5000 acessosTatuagem: o que é pior nesta homenagem ao Guns N' Roses?

Grandes expoentes do Doom Metal, aqui neste DVD temos a banda em um dos seus ápices. Uma produção de primeira mostra um Anathema musicalmente evoluído sim, mas com o mesmo feeling e sentimento de sempre, que os acompanha desde o princípio do grupo.

Dentre as inovações em sua trajetória podemos destacar a adição mais constante da influência de Rock Progressivo. Prova disso é o cover do Pink Floyd, a admirável "Comfortable Numb", fechando o Show/CD, filmado e gravado em Katowice, Polônia, em 2006. Ponto forte do lançamento é que o DVD acompanha um CD com o mesmo áudio da apresentação. Ótimo para quem já viu o show inteiro e depois só quer curtir o som.

Fãs mais saudosistas podem até sentir a falta de ex-membros, como Darren White. Porém ao apreciar esta obra em si, a ausência do vocal gutural é suprida pelos pesados riffs e belas harmonias emanadas do conjunto.

Durante praticamente toda apresentação há um quarteto de cordas que é "um show a parte", dando um toque clássico de refinamento ao material. Esta participação é marcante, realçando a melodia das músicas. Na introdução do evento, o quarteto executa um trecho da obra "Adágio em Sol menor para Cordas e Órgão" de Tomaso Albinoni (1671-1751). Uma bela escolha.

O entrosamento dos músicos ao vivo está muito bom, garantindo esta ótima mistura de "strings" com todo o peso do Anathema.

Nos extras, o DVD ainda conta com entrevista, vídeo bônus, galeria de fotos, quatro papéis de parede para computador, links para websites e logotipo da banda.

Trazendo muita nostalgia, no vídeo bônus há quatro músicas de um show na Cracóvia, de 2004, também na Polônia. São clássicos como "A Dying Wish", e " Sleepless". A qualidade do áudio e vídeo deste bônus também é de alto nível.

Fãs do grupo vão adorar, e apreciadores do estilo se surpreenderão com este DVD. Para quem nunca ouviu a banda, também encontra aqui uma boa oportunidade para conhecê-la.

A qualidade do material é excelente, produção, palco, som, iluminação, arte gráfica, design, praticamente tudo. Um produto arrebatador, e um ótimo lançamento do Anathema, provando neste DVD que é possível uma banda evoluir musicalmente sem no fundo perder sua essência.

(Nota: resenha feita com a inestimável colaboração de Crom WW, do Barbarian Warriors in Search of Wisdom, e Lord Coagulator… obrigado, amigos!)

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

340 acessosAnathema: setlist, capa e teaser de The Optmist, que sai em junho0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Anathema"

OpethOpeth
"Fã de Metal só quer saber de ter seu McLanche Feliz"

Heavy MetalHeavy Metal
As melhores músicas para meditar

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Anathema"

TatuagemTatuagem
O que é pior nesta homenagem ao Guns N' Roses?

W. Axl RoseW. Axl Rose
Surge foto rara dos "anos perdidos" do vocalista

RadioheadRadiohead
Nome da banda veio de música do Chico Buarque?

5000 acessosAxl Rose: quatro páginas de pedidos para camarim no RIR5000 acessosSeparados no nascimento: Paul Stanley e Ioná Magalhães5000 acessosEm 18/09/1970: Jimi Hendrix morre aos 27 anos de idade4875 acessosNergal Darski: A música extrema de hoje é masturbação entediante5000 acessosGuitarra: o riff mais popular de todos os tempos5000 acessosSkid Row: Rob Affuso diz que nunca entendeu Axl Rose

Sobre Glauco Silva

36 anos, solteiro, estudou Linguística e Engenharia de Alimentos na UNICAMP. Tem sua sobrevivência (CDs, cigarro e cerveja) garantida no trabalho em uma multinacional. Iniciado no Metal em 1988, é baixista/vocal do LACONIST (Death Metal) e acredita fielmente que o SARCÓFAGO é a melhor banda do universo.

Mais informações sobre Glauco Silva

Mais matérias de Glauco Silva no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online