Anathema: expoentes do Doom em um dos seus ápices
Resenha - A Moment in Time - Anathema
Por Glauco Silva
Postado em 29 de outubro de 2008
A maioria das bandas tem a tendência natural de evoluir seu som, gradativamente, com o passar do tempo. Porém muitas delas perdem totalmente o feeling original, migrando para atmosferas completamente diferentes do início de suas carreiras. Não é bem este o caso do Anathema neste lançamento.
Anathema - Mais Novidades
Grandes expoentes do Doom Metal, aqui neste DVD temos a banda em um dos seus ápices. Uma produção de primeira mostra um Anathema musicalmente evoluído sim, mas com o mesmo feeling e sentimento de sempre, que os acompanha desde o princípio do grupo.
Dentre as inovações em sua trajetória podemos destacar a adição mais constante da influência de Rock Progressivo. Prova disso é o cover do Pink Floyd, a admirável "Comfortable Numb", fechando o Show/CD, filmado e gravado em Katowice, Polônia, em 2006. Ponto forte do lançamento é que o DVD acompanha um CD com o mesmo áudio da apresentação. Ótimo para quem já viu o show inteiro e depois só quer curtir o som.
Fãs mais saudosistas podem até sentir a falta de ex-membros, como Darren White. Porém ao apreciar esta obra em si, a ausência do vocal gutural é suprida pelos pesados riffs e belas harmonias emanadas do conjunto.
Durante praticamente toda apresentação há um quarteto de cordas que é "um show a parte", dando um toque clássico de refinamento ao material. Esta participação é marcante, realçando a melodia das músicas. Na introdução do evento, o quarteto executa um trecho da obra "Adágio em Sol menor para Cordas e Órgão" de Tomaso Albinoni (1671-1751). Uma bela escolha.
O entrosamento dos músicos ao vivo está muito bom, garantindo esta ótima mistura de "strings" com todo o peso do Anathema.
Nos extras, o DVD ainda conta com entrevista, vídeo bônus, galeria de fotos, quatro papéis de parede para computador, links para websites e logotipo da banda.
Trazendo muita nostalgia, no vídeo bônus há quatro músicas de um show na Cracóvia, de 2004, também na Polônia. São clássicos como "A Dying Wish", e " Sleepless". A qualidade do áudio e vídeo deste bônus também é de alto nível.
Fãs do grupo vão adorar, e apreciadores do estilo se surpreenderão com este DVD. Para quem nunca ouviu a banda, também encontra aqui uma boa oportunidade para conhecê-la.
A qualidade do material é excelente, produção, palco, som, iluminação, arte gráfica, design, praticamente tudo. Um produto arrebatador, e um ótimo lançamento do Anathema, provando neste DVD que é possível uma banda evoluir musicalmente sem no fundo perder sua essência.
(Nota: resenha feita com a inestimável colaboração de Crom WW, do Barbarian Warriors in Search of Wisdom, e Lord Coagulator… obrigado, amigos!)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
Vocalista do Queensryche diz que não aquece a voz antes de fazer shows
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
5 coisas que todo tiozão do rock brasileiro já fez pelo menos uma vez na vida
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
Membros do Mastodon abrem os corações ao falar sobre perda de Brent Hinds
Jimmy Page relembra jam com Rolling Stones em 1974, e diz quem movia a banda
O curioso motivo que impedia a Ditadura de prender Rita Lee e os Mutantes
A percepção de Hansi Kürsch, do Blind Guardian, sobre impacto do Sepultura e Angra

Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



