Overkil: perdendo a marca que tinham nos anos 80
Resenha - Immortalis - Overkill
Por Clóvis Eduardo
Postado em 13 de setembro de 2008
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sempre admirei o Overkill pela maneira crua de fazer suas músicas, com uma típica pinta de old school, mas sem perder a eficiência de ir se adaptando com a modernidade. Mas tem um tempo que a banda tem decepcionado um pouco.
Overkill - Mais Novidades
Que fique bem claro: "Immortalis" é mais um disco foda da carreira do Overkill e, quem sabe, muito melhor do que os últimos três trabalhos de inéditas colocados no mercado pelo grupo norte-americano. Mas ao mesmo tempo, eles não representam mais uma época tão distante e que temíamos em esquecer tão rápido. Assim como o Destruction, o Overkill ao longo dos tempos perdeu um pouco a marca de referência, e tem perdido espaço até mesmo para bandas novas, que tentam imitar o seu primoroso trabalho, feito lá nos anos 80.
Mas não é para reclamar, e sim para puxar um pouco a orelha de DD Verni e seus amigos que montamos este pequeno relato. Assim como o DVD gravado ao vivo no Wacken Open Air 2007, "Immortalis" é uma preciosidade do thash metal desta década, em que instrumentistas precisam cada vez mais se reinventar e estúdios de gravação estão se modernizando em alta velocidade.
O CD começa de uma maneira atrativa a qual o Overkill sempre soube fazer. Os riffs enigmáticos de Dave Linsk e Derek Tayler vão surgindo pouco a pouco, abrindo caminho para uma locomotiva maluca por tomar velocidade com o condutor Bobbby "Blitz" Ellsworth dando ordens. O combustível para mover todos estes vagões é Ron Lipnicki, que já nos faz esquecer o que representava o baterista Tim Mallare há alguns anos. A inconfundível batida seca, cheia de aditivos como bumbos e pratos segue o ritmo dos comandos do esgoelado vocalista.
Mas à medida que o CD vai tomando forma, cai de produção, na tentativa de querer incorporar mais caminhos. Muitas das faixas que correm o disco são previsíveis e de pouca criatividade, mesmo com toda a potência de Dave e Derek de produzir riffs e ritmos cada vez mais intrincados. A frase "já ouvi isso em algum lugar", torna-se cada vez mais verdadeira neste disco, prova de que talvez, as expectativas dos fãs têm sido mais intensas do que a intenção dos rapazes.
Ouvido apenas de passagem, o disco é uma bela demonstração do thrash dos Estados Unidos: compacto, técnico e mais "pé no chão" do que outras bandas européias. Mas de uma canção para outra, a velha guarda vai perceber a velha forma de se fazer música muito desgastada, sem noção até mesmo de onde quer chegar em mais alguns anos.
Por fim, não deixe de ouvir. Garanto que de alguma forma, o CD vai agradar. Mas procure ser tolerante e paciente com o Overkill. Eles têm muita lenha para queimar.
Hellion Records
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Bill Ward, baterista do Black Sabbath, está usando cadeira de rodas
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
Morre aos 75 anos a cantora Bonnie Tyler, que imortalizou "Total Eclipse of the Heart"
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
Vocalista do Queensryche diz que não aquece a voz antes de fazer shows
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo os membros da banda
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
Accept lança versão de "Balls to the Wall" com Rob Halford, Matthias Jabs e Rex Brown
O maior cantor de metal que Slash ouviu na vida; "incrível!"
A sensata visão de Marcelo Barbosa sobre a crise entre Edu Falaschi e o Angra
A falta de coragem que levou Iggor Cavalera a dar migué para não tocar com Ratos de Porão
Descoberta a identidade do misterioso homem da capa do Led Zeppelin IV

Show do Queen mudou a vida de Bobby Ellsworth, vocalista do Overkill
O disco do Ramones que marcou a vida de Bobby Ellsworth, vocalista do Overkill
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



