Avantasia: convidados e composições mais livres
Resenha - Lost In Space Part 2 - Avantasia
Por Maurício Dehò
Postado em 23 de julho de 2008
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Depois de lançar o primeiro aperitivo para "The Scarecrow", com o EP "Lost In Space Part I", que trouxe um bom material, mas não mostrou a cara do play em questão, mais um gostinho foi dado aos fãs. A segunda parte de "Lost In Space" veio no mesmo formato: seis faixas com convidados, composições e covers mais livres por parte do vocalista alemão Tobias Sammet e com poucas remissões ao clima de ópera do projeto.
Não entrarei novamente na polêmica da faixa que dá nome ao EP, que tem uma levada excessivamente comercial, pulando à segunda, "Promised Land", claramente o maior destaque deste lançamento. Tanto que ela fez parte do set list do show do Avantasia em São Paulo. Com uma pegada mais Hard, fator que foi a tônica do retorno do projeto, a faixa traz uma mistura de vocais de cair o queixo. Além de Sammet, os convidados são Jorn Lande, um dos maiores nomes da atualidade atrás do microfone, e o saudoso Michael Kiske. Vale uma salva de palmas a Tobias por ser um dos únicos a convencer o ex-Helloween a cantar no estilo que o consagrou, a exemplo do que já havia ocorrido nas duas primeiras partes da "The Metal Opera".
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
"Promised Land", que gruda na primeira ouvida, com um refrão certeiro, é uma das poucas presentes nos dois EPs que realmente poderia estar em "The Scarecrow", por ser bem na linha do Metal Melódico, com as citadas referências ao Hard Rock. Sascha Paeth, produtor-guitarrista do Avantasia 2008 também faz um ótimo trabalho, complementado pelos solos de Henjo Richter (Gamma Ray) e o sempre talentoso baterista Eric Singer (Kiss, Alice Cooper).
A terceira canção é "Dancing With Tears In My Eyes", do Ultravox, banda britânica de new wave, do início dos anos 80. O curioso é que enquanto o primeiro EP e o início do segundo são muito "pra cima", o astral dá uma caída nesta versão, uma música até bonita, mas dramática, como sugere o seu título. Já "Scary Eyes" vai por um lado mais misterioso e tem um refrão que é cara do Iron Maiden do século XXI. Deve agradar.
O drama volta em "In My Defense", cover de Freddie Mercury. Levada no piano e com climas de teclado bem épicos, ela rende uma homenagem mais que merecida ao falecido vocalista do Queen. Tobias aproveita para seguir mostrando seus dotes vocais, sempre variando suas facetas e provando ter competência.
Para fechar, uma versão diferente de "Lost In Space", desta vez gravada ao vivo no estúdio de Sascha Paeth, o Gate Studios. A versão, em formato acústico, é bem interessante, principalmente por ser menos "afetada" que a original, além de ter uma participação destacada de Amanda Somerville. Completa o pacote os bônus para computador, com fotos, wallpapers e um making of bem legal do álbum.
Bem, como foi dito na resenha da primeira parte, Tobias Sammet aproveitou os dois EPs para fazer o que bem entendesse antes de lançar "The Scarecrow" . Com liberdade, criou, arriscou, homenageou e ainda deu um pequeno (bem pequeno mesmo) aperitivo do que os fãs teriam na terceira parte de sua Ópera Metal. EP por EP, o primeiro é melhor, ligeiramente. Mas o que interessa mesmo veio um pouco depois, com o tão aguardado "The Scarecrow"...
Formação:
Tobias Sammet – voz e baixo
Sascha Paeth – guitarra
Eric Singer – bateria
Track List:
1. "Lost In Space"
2. "Promised Land"
3. "Dancing With Tears In My Eyes" (Ultravox cover)
4. "Scary Eyes"
5. "In My Defense" (Freddie Mercury cover)
6. "Lost In Space" (ao vivo - Gate Studios)
Lançamento nacional
Laser Company / Nuclear Blast / Rock Brigade Records
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
A curiosa origem do nome artístico de Rafael Bittencourt, segundo o próprio
Geddy Lee ficou enojado com bateristas se oferecendo ao Rush após morte de Neil Peart
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Com ex-membros do Evanescence, We Are the Fallen quer retomar atividades
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
O álbum que quase enterrou o Black Sabbath, até que Ozzy voltou e salvou a banda
Show do Iron Maiden em Curitiba é oficialmente confirmado
Luis Mariutti detona quem chama Shamangra de banda cover e explica motivo
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Saturnus confirma primeiro show no Brasil; banda tem disco inspirado em Paulo Coelho
Primavera Sound Brasil divulga seu Line-up para 2026
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
Sebastian Bach, Mark Osegueda e outros cantores celebram 40 anos de "Transformers"
David Gilmour surpreende ao responder se concordaria com show de hologramas do Pink Floyd
A crítica ao Jethro Tull que mais deixou Ian Anderson entristecido: "Eu era um grande fã dele"
Rock in Rio: algumas das maiores vaias em edições nacionais


Duas partes do "The Metal Opera", do Avantasia, ganham relançamento em vinil
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes
