Ihsahn: sem o Emperor e honrando o termo "solo"
Resenha - angL - Ihsahn
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 23 de julho de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os blackbangers com certeza conhecem Ihsahn como sendo o fundador do influente Emperor e um dos vocalistas mais poderosos do estilo. Sua carreira solo é recente, tendo estreado com "The Adversary" em 2006, e agora segue ampliando os limites do Black Metal com seu mais novo registro, "angL" (o leitor percebeu a grande sacada da letra 'L' em relação ao significado do título?), um disco meticulosamente calculado (ou intuitivo?) em seus detalhes e que atrairá as atenções de quem aprecia a música extrema mesclada aos mais refinados experimentos.

Como toda carreira que honra o termo ‘solo’, agora o norueguês possui uma liberdade de criação que não seria aplicável há alguns nos... "angL" apresenta sonoridades que se aproximam do Gothic, Death e Heavy Metal tradicional, muitas melodias incríveis e também algumas vocalizações limpas que mostram a evolução do próprio Ihsahn como cantor. Esqueça a rispidez que espumava bílis nos velhos tempos... É claro que muitas de suas linhas vocais se mantêm duras quando necessário, mas também abraçam uma forma bem limpa e com uma aparente facilidade digna de elogios, tendo aí como destaques sua performance em "Emancipation", "Alchemist" e "Threnody".
Mesmo se mantendo tão ambicioso quanto seu antecessor, "angL" também mostra uma fortíssima veia Black Metal, cujos riffs se aproximam das origens da carreira deste músico em várias canções, como na abertura, "Misantropo", ou ainda em "Malediction", dois momentos do mais puro e obscuro caos sonoro. Para coroar toda a variedade de ritmos entre os quase 50 minutos de audição, há a presença de ninguém menos que Mikael Åkerfeldt – sim, aquela fera do Opeth! – na sombria "Unhealer".
Contando com os serviços do experiente baixista Lars Norberg (Satyricon, Spiral Architect) e do baterista Asgeir Mickelson (Borknagar, Spiral Architect), Ihsahn prova que está cheio de idéias, conseguindo reunir uma grande gama de gêneros musicais e sem deixar de soar extremo - ainda que, como um todo, "angL" seja bastante exótico e tenso em função de sua progressividade. Um forte candidato a constar entre os melhores registros do ano e, como tal, totalmente indicado. Confira e tire suas próprias conclusões!
Formação:
Ihsahn - voz, guitarra e teclados
Lars Norberg - baixo
Asgeir Mickelson - bateria
Ihsahn - angL
(2008 / Candlelight Records - importado)
01. Misanthrope
02. Scarab
03. Unhealer (feat. Mikael Akerfeldt)
04. Emancipation
05. Malediction
06. Alchemist
07. Elevator
08. Threnody
09. Monolith
Homepage: www.ihsahn.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
O baterista que Dave Lombardo, ex-Slayer, considera o "número 1"
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
"Estou velho": Geoff Tate explica decisão de abandonar "Operation Mindcrime"
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
O estilo musical que Geddy Lee considera uma aula sobre como tocar baixo
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
Como Regis Tadeu contou ao próprio Tim "Ripper" Owens que odiou o som do KK's Priest?
O guitarrista que Randy Rhoads se sentia imitando: "Faço muita coisa como ele, e isso me mata"
Guitarrista do Every Time I Die morre durante evento de wrestling
A lendária banda de heavy metal que nunca decepcionou Scott Ian, do Anthrax
O ídolo que Pete Townshend preferia não ter conhecido do jeito em que ele estava
As 2 bandas brasileiras que Regis Tadeu considera as mais injustiçadas do rock
A dura que Robert Plant deu em Lenny Kravitz e gerou uma linda amizade
Steve Vai comenta suas cinco músicas preferidas de todos os tempos
O motivo pelo qual Steven Tyler disse que "daria na cara" de Elvis Presley


Ihsahn viu discos do Emperor massacrados pela imprensa e depois eleitos essenciais
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



