Rhapsody: música que também funciona no palco
Resenha - Live in Canada 2005: The Dark Secret - Rhapsody
Por Ricardo Seelig
Postado em 27 de dezembro de 2007
Nota: 8
Ouvindo "Live In Canada 2005 – The Dark Secret", primeiro álbum ao vivo do Rhapsody, é impossível não lembrar das discussões que surgiram quando a banda lançou seus primeiros discos. Naquela época, a decisão dos italianos de não fazer shows gerou debates acalorados, tanto entre os fãs quanto na crítica especializada. O que mais se ouvia era que a banda não passava de um projeto de estúdio, que seria incapaz de executar suas composições, recheadas de arranjos intricadíssimos, ao vivo.
Dez anos depois, o Rhapsody mudou de nome, consolidou um estilo, conquistou fãs em todo o planeta, e prova que a sua música funciona sim em cima de um palco. "Live In Canada 2005 – The Dark Secret" traz dez faixas com excelente qualidade de gravação, cobrindo toda a carreira do grupo. Nelas fica evidente que o principal destaque, além da dupla de compositores Alex Staropoli e Luca Turilli, é o vocalista Fabio Lione. Além de um alcance vocal fenomenal, o que mais chama a atenção em Lione é a carga dramática que coloca em cada canção, a interpretação que dá para cada composição. Sua voz nos transporta por campos de batalha de histórias épicas, fazendo com que possamos sentir na pele toda a força da saga criada por Alex e Luca.
Todos são excelentes instrumentistas, e isso fica evidente ouvindo esse álbum ao vivo. Staropoli se sai muito bem no uso dos samples, fazendo com que a sua música não fique fria em cima de um palco. Tudo soa bastante natural e espontâneo, apesar do uso expressivo de bases pré-gravadas.
O set-list tocado pelo Rhapsody mostra o quanto o grupo desenvolveu a sua música, variando entre canções mais Power Metal e outras com passagens que são puro Prog, sempre com a roupagem característica da banda, épica e cinematográfica ao extremo.
Entre as faixas, destacaria "Wisdom Of The Kings", "The Village Of Dwarves", a excelente "Dawn Of Victory" com seu refrão magnífico, "Lamento Eroico" (com Lione saindo um pouco do seu estilo e arriscando caminhos operísticos – e não fazendo feio, diga-se de passagem), "The March Of Swordmaster" e "Emeral Sword".
O álbum conta também com uma edição limitada com um DVD de bônus, que traz um trailer promovendo o primeiro DVD ao vivo do grupo. O vídeo não acrescenta muita coisa, e é indicado apenas aos mais fanáticos.
"Live In Canada 2005 – The Dark Secret" é um bom disco ao vivo, de uma banda única no universo do Heavy Metal. Se você é fã, compre de olhos fechados.
Faixas:
1. The Dark Secret
2. Unholy Cry
3. Wisdom Of The Kings
4. The Village Of Dwarves
5. Erian´s Mystical Rhymes
6. Dawn Of Victory
7. Lamento Eroico
8. Nightfall On The Grey Mountains
9. The March Of The Swordmaster
10. Emeral Sword
11. Gran Finale
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps