Helloween: motivo de orgulho para os fãs brasileiros
Resenha - Helloween - Live In São Paulo
Por Rodrigo Simas
Postado em 23 de novembro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Gravado na turnê do controverso "Keeper Of The Seven Keys: The Legacy" (2005), "Live In São Paulo" é motivo de orgulho para os fãs brasileiros, que mostram mais uma vez ser uma das melhores – senão a melhor – platéia do mundo.
Sendo a primeira turnê com a nova formação (com Dani Löble na bateria), promovendo um disco que dividiu opiniões entre fãs e crítica e que definitivamente não conseguiu superar os históricos "Keepers", o Helloween apostou em um set list diferente e arriscado, com alguns clássicos do passado que haviam sido deixados de lado nos últimos anos, faixas do "The Legacy" e os sucessos já conhecidos. Acabou pisando na bola em algumas escolhas, mas acertou em cheio na maioria.
Se a gravação não é impecável, ela não prejudica o desempenho da banda, que parece estar bastante unida, com Andi Deris dominando o público (depois de quase 15 anos no Helloween, ele não precisa provar mais nada e já é respeitado pela grande maioria dos fãs) e o guitarrista Sascha Gerstner totalmente entrosado com Michael Weikath.
É nesse clima que "The King For A 1000 Years" abre o show, com seus épicos 13 minutos de duração, mudanças de andamento e instrumental intrincado. "Eagle Fly Free" é a próxima. A música, presente em todas turnês do Helloween desde seu lançamento, é tudo o que os fãs precisavam para fazer o Credicard Hall vir abaixo.
Se nem tudo são acertos, a primeira pisada de bola vem com "Hell Was Made In Heaven", do fraco "Rabbit Don’t Come Easy". A música nem é ruim, mas com tantas opções melhores é difícil imaginar porque a banda escolheu exatamente essa faixa para representar o disco de 2003 (sem contar que deixou de fora do set músicas de discos como Master Of The Rings, de 1994, o primeiro da fase Andi Deris).
Mas os clássicos continuam e, representando os "Keepers", a música "Keeper Of The Seven Keys" na íntegra e a balada "A Tale That Wasn’t Right" com certeza fizeram a alegria de todos os presentes. "Mr. Torture", uma das melhores do Dark Ride (2000) mantém a energia no máximo e "If I Could Fly" desempenha bem seu papel (e tem boa recepção do público, mesmo sendo uma das mais fracas da apresentação).
Quer mais? Os alemães emendam na seqüência "Power" e "Future World", e pisam na bola pela segunda vez com a chatíssima "The Invisible Man" (com quase 9 minutos) que fecha a primeira parte do show. De volta para o bis, o divertido single "Mrs.God" esquenta a galera para os últimos dois clássicos: a inesperada "I Want Out" e a óbvia (mas muito bem vinda) "Dr.Stein". De bônus, o outro épico do "The Legacy", "Occasion Avenue", gravada em Tokyo e "Halloween", gravada na República Tcheca.
Um ótimo registro para fãs e para a banda, que mantém a bandeira de maior ícone do heavy metal melódico mundial, mesmo depois de muitos altos e baixos e muitas mudanças de formação. Se depender desse show em São Paulo, as abóboras ainda têm muitos dias das bruxas pela frente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Stray Cats anuncia volta à estrada após recuperação de Brian Setzer
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
Os dois nomes citados por Cornell ao assumir que odiava rockstars arrogantes ou inacessíveis
O disco "polarizador" e subestimado do Exodus, de acordo com o Loudwire
Pavarotti gravou uma versão de "Roots Bloody Roots", do Sepultura?
Por que sucesso de "Wind of Change" fez baterista clássico deixar Scorpions?
A música que vocalista não queria gravar e se tornou um clássico do rock brasileiro



Roland Grapow confirma show no Brasil celebrando 30 anos de "The Time of the Oath" (Helloween)
Angra, Helloween e Arch Enemy puxaram a fila: 5 bandas que ganhariam com retornos
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



