Caliban: um forte nome do Metalcore europeu
Resenha - Undying Darkness - Caliban
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 15 de novembro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com dez anos de estrada, o Caliban foi amadurecendo em muito sua música, convencendo e conquistando o respeito até mesmo dos que não apreciam muito o Metalcore. No Brasil, os alemães também vêm arrebatando sua cota de fãs, principalmente depois de fazer muito barulho quando tocou na capital paulista em dezembro de 2005. Agora a Liberation Records está nos disponibilizando seu sexto álbum de estúdio, "The Undying Darkness", lançado originalmente em 2006 e que provavelmente continuará elevando a escala já ascendente de sua popularidade.

Quem teve a oportunidade de escutar "The Opposite From Within" (04), que também foi lançado em território tupiniquim, já sabe o que esperar deste novo registro. "The Undying Darkness" novamente foi produzido por Andrers Fridén (In Flames) e mixado por Andy Sneap, e prende a atenção do ouvinte com o nervosismo de todos os elementos que são as marcas registradas do gênero: muito peso em meio a rupturas que dão lugar a arranjos bem melódicos e extremamente pegajosos, com algumas mudanças de ritmo alucinantes, aliados às vocalizações agressivas (mas como grita!!!) que se contrapõem com outras realmente sofridas, onde a dupla Andy Dörner (vocalista) e Denis Schmidt (guitarra e vozes limpas) trabalham de forma perfeita com o equilibrado contraste de suas vozes.
Ainda que venha a se repetir em várias das canções, ou manter a decisão em ignorar a existência de solos de guitarras - que fazem falta em várias ocasiões - o Caliban consegue manter tudo bastante dinâmico e com impacto, o que se comprova em faixas como "I Rape Myself", com estruturas simples que comprovam a eficácia do Metalcore. Outra boa canção é "It's Our Burden To Bleed", hipnótica e verdadeiramente 'quebra-pescoços', tal sua brutalidade, ainda que venham com refrões realmente melódicos. Falando em refrões, estes também estão muito bons, destacando-se os de "My Fiction Beauty" e "No More 2nd Chances".
Independente do visual moderninho que já fez torcer o nariz de muitos radicais espalhados por aí, o Caliban e seu "The Undying Darkness" mostram mais tenacidade do que muitos dos conjuntos que se vangloriam de ser (ou acharem que são) ‘true’. Esta é a realidade. Provavelmente um dos mais fortes nomes do Metalcore europeu, e bastante recomendado a quem aprecia o estilo em sua essência mais pura, sem nenhuma inovação. Quem curte Killswitch Engage com certeza vai adorar este disco!
Formação:
Andy Dörner - Voz
Marc Görtz - Guitarra
Denis Schmidt - Guitarra e vozes limpas
Marco Schaller - Baixo
Patrick Grün - Bateria
Caliban - The Undying Darkness
(2006 / Roadrunner Records - 2007 / Liberation Records - nacional)
01. Intro
02. I Rape Myself
03. Song About Killing
04. It's Our Burden To Bleed
05. Nothing Is Forever
06. Together Alone
07. My Fiction Beauty
08. No More 2nd Chances
09. I Refuse To Keep On Living...
10. Sick Of Running Away
11. Moment Of Clarity
12. Army Of Me
13. Room Of Nowhere
Homepage: www.calibanmetal.com
Nota: 08
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Os três personagens de uma canção de Dio: "um rapaz jovem gay, uma garota abusada e eu"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
As 10 "maiores" do Rush segundo Neil Peart, com as explicações dele
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
TNT cancela compromissos devido a "séria condição médica" do guitarrista Ronni Le Tekrø
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


