Vader: retorno ao ciclo veloz e violento
Resenha - Impressions In Blood - Vader
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 08 de outubro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O polonês Vader vem mantendo a tradição em liberar registros de grande qualidade – alguém aí já ouviu falar do lendário "Morbid Reich" (90), considerado a melhor demo da história do Heavy Metal ao vender nada menos do que dez mil cópias? – em sua trajetória de duas décadas de fidelidade ao Death regado a Thrash Metal. E este apego ao underground, aliado a uma competência ímpar em sua proposta, os tornaram um dos nomes do metal extremo mais respeitados do mundo, mesmo considerando que seus dois últimos trabalhos, "Revelations" (02) e "The Beast" (04), dividiram algumas opiniões por serem algo mais lentos e disporem de algumas melodias que não apareciam até então.

Analisando o que o Vader fez no início de sua carreira, é óbvio que há um desenvolvimento considerável no estilo, mas sem sacrificar sua marca registrada. "Impressions In Blood", lançado no exterior em 2006, é seu oitavo álbum de estúdio e, mesmo mantendo esta evolução, também parece marcar um retorno considerável ao ciclo veloz e violento do passado, o que será encarado como uma "melhoria" pelos antigos e mais radicais fãs.
Mas o Vader não mostra apenas brutalidade e amargura com sua música. É extremamente técnico e, principalmente, inteligente. Além da profunda voz do onipresente Peter, suas guitarras estão bastante limpas e derramam riffs intrincados, perfeitos e grudentos. Como se fosse pouco, novamente Daray não se limita a um desempenho repetitivo ou aos tradicionais 'blastbeats'. Este polonês é um monstro, preenchendo com desenvoltura muitos espaços onde outros bateristas provavelmente não acrescentariam nada. Por fim, é interessante notar que o Vader também continua experimentando sonoridades de orquestras extraídas de sintetizadores.
"Shadows Fear" (com ótimo solo!) e "As Heavens Collide..." mostram o Vader clássico, veloz e com alguma cadência esparsa aqui e ali. As ocasiões mais extremas com certeza ficam por conta de "Predator", seguida de perto por "Warlords" e "They Live!!!". Outra que se destaca, e talvez gere alguma controvérsia, é "Helleluyah!!! (God Is Dead)". Ela não traz a atmosfera padrão do Death Metal, pois os sintetizadores a carregam com certo caráter de triunfo que a torna até mesmo otimista. É uma excelente faixa, realmente.
Todo este domínio e carisma tornam "Impressions In Blood" praticamente indispensável aos adeptos do gênero, e com certeza manterão o Vader tão popular quanto sempre foi. E, se o leitor não tiver lá suas afinidades com o Death Metal e conseguiu ler este texto até o fim, fica a sugestão: procure conhecer este álbum. Quem saber ele não apresente algo que te faça compreender um pouco mais sobre o estilo?
Formação:
Piotr "Peter" Wiwczarek - voz e guitarra
Maurycy "Mauser" Stefanowicz - guitarra
Marcin "Novy" Nowak - baixo
Darek "Daray" Brzozowski - bateria
Vader - Impressions In Blood
(2006 / Regain Records - importado)
01. Between Day And Night
02. Shadows Fear
03. As Heavens Collide...
04. Helleluyah!!! (God Is Dead)
05. Field Of Heads
06. Predator
07. Warlords
08. Red Code
09. Amongst The Ruins
10. They Live!!!
11. The Book
Homepage: www.vader.pl
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Steve Perry nega que participará da despedida do Journey
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins
O festival que "deu um pau" em Woodstock, conforme Grace Slick
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Sonata Arctica confirma dois shows no Brasil em outubro
Os quatro encontros musicais que Regis Tadeu promoveria se fosse curador do Palco Sunset
O que significa "Lá em casa tem um poço, mas a água é muito limpa" no hit da Legião
Guitarra: o riff mais popular de todos os tempos (vídeo)


Vader fará três shows no Brasil em maio; confira datas e locais
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



