Ozzy Osbourne: relevância na cena pesada
Resenha - Black Rain - Ozzy Osbourne
Por Ricardo Seelig
Postado em 06 de julho de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ozzy Osbourne está de volta!!! E essa frase não diz respeito apenas ao lançamento de mais um álbum do velho Madman. Ela tem um peso muito mais importante: Ozzy Osbourne está de volta aos bons tempos, a uma época onde seus trabalhos tinham relevância sobre toda a cena pesada mundial.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
Acha exagero? Uma pergunta então: você ouviu "Black Rain", novo CD do Sr John Michael Osbourne? Ele é, apenas, o melhor trabalho de Ozzy desde "No More Tears", de 1991. Suas dez faixas vêm carregadas de peso e de uma inspiração que o vocalista não mostrava há dezesseis anos. Alguns dirão que "Ozzmosis", disco de 1995, contém algumas ótimas faixas, mas, na opinião deste humilde headbanger que começou a ouvir música pesada quando as pessoas ainda nos chamavam de "metaleiros", tirando "Perry Manson" o resto daquele álbum é um clone, ainda que extremamente bem feito, de "No More Tears", esse sim um trabalho excelente.
Muito da força de "Black Rain" está na participação efetiva de Zakk Wylde. Ao contrário do que ocorreu no último disco de Ozzy, "Down To Earth", onde Zakk foi chamado em cima da hora, com as músicas já prontas e somente pra tocar durante a tour, aqui o líder do Black Label Society esteve envolvido no processo desde o início. Não é à toa que várias faixas têm um tempero bem BLS, como "I Don´t Wanna Stop" e "Civilize The Universe", por exemplo. Colabora para o alto nível geral das faixas a excelente banda que gravou o disco ao lado de Ozzy, com Mike Bordin na bateria e o estreante baixista Rob "Blasko" Nicholson, que formam o melhor line-up de Ozzy há um bom tempo.
O que se ouve em "Black Rain" é um Heavy Metal moderno, extremamente pesado, repleto de melodias, onde o destaque são as linhas vocais características de Ozzy Osbourne e a guitarra trituradora de Zakk Wylde. O primeiro single, "I Don´t Wanna Stop", possui uma pegada rock and roll repleta de energia. "The Almighty Dolar" tem passagens de música oriental. "Silver" é uma paulada que não soaria perdida em um álbum do Black Sabbath. "Countdown´s Begun" traz excelentes guitarras de Wylde, naquela que é provavelmente a sua melhor performance no disco.
É claro que algumas baladas marcam presença, como a climática e densa "Lay Your World On Me" e a açucarada "Here For You", mas elas funcionam bem como pequenos intervalos entre a pancadaria geral de "Black Rain".
Confesso que, depois da megaexposição causada pela série "The Osbournes" e pela baixa qualidade dos últimos lançamentos de Ozzy, como "Down To Earth" e "Under Cover", não esperava que o velho Madman conseguiria gravar novamente um disco digno de sua carreira. Felizmente eu estava enganado. "Black Rain" é um dos melhores trabalhos da carreira solo de Ozzy, e (re)apresenta o lendário vocalista para toda uma geração que só o conhecia como personagem de uma comédia televisiva.
Ouça, porque vale a pena.
Faixas:
1. Not Going Away
2. I Don´t Wanna Stop
3. Black Rain
4. Lay Your World On Me
5. The Almighty Dollar
6. Silver
7. Civilize The Universe
8. Here For You
9. Countdown´s Begun
10. Trap Door
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
Kirk Hammett toma capote enquanto Metallica toca "Seek & Destroy"
O maior baixista de todos os tempos, de acordo com Lemmy
Alissa White-Gluz mantém Blue Medusa como prioridade mesmo no Dragonforce
Hellfest restringe álcool e desaconselha levar crianças no fim do festival
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
Keith Richards não acredita que os Rolling Stones farão uma nova turnê
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
O hábito "infantil" que Keith Richards abandonou para continuar na ativa
O dia em que Cronos, do Venom, ganhou um beijo de Kate Bush


A letra que Ozzy Osbourne chamou de "a pior porcaria" que já ouviu
Estátua gigante de Ozzy Osbourne é inaugurada no Hellfest 2026; veja o vídeo
Ozzy Osbourne e Sagitário: por que ele sobreviveu a tudo no heavy metal
Por que o Black Sabbath decidiu fazer música assustadora, segundo Ozzy Osbourne
Zakk Wylde sobre Ozzy: o segredo era "álcool e muitas drogas"
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
Formação da turnê "Ozzmosis", de Ozzy Osbourne, se reúne em disco de Joe Holmes
5 introduções do metal dos anos 1980 que provam por que a década é amada até hoje
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


