Tool: ainda mais experimetal e progressivo
Resenha - 10.000 Days - Tool
Por Rodrigo Simas
Postado em 25 de junho de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Falar de um disco tão complexo como "10.000 Days" não é uma tarefa fácil. Muito menos por ser o sucessor de um obra-prima como "Lateralus", lançado em 2001. Com a grande maioria das faixas passando dos 7 minutos de duração (e duas delas com 12 minutos aproximadamente), "10.000 Days" abre sabiamente com a pedrada "Vicarious", que faz a ponte perfeita para os fãs que ainda aguardavam uma continuação do último CD.
Maynard canta versos como "I need to watch things die / From a good safe distance / Vicariously, I Live while the whole world dies / You all feel the same so / Why can't we just admit it?" (Eu preciso ver coisas morrendo / De uma distância segura / Indiretamente, eu vivo enquanto o mundo inteiro morre / Vocês todos sentem o mesmo então / Porque não admitimos isso?) com sua interpretação única. A bateria de Danny Carey continua inacreditavelmente precisa, as guitarras de Adam Jones pesadas como nunca e o baixo de Justin Chancellor como um tapa na cara.
"Jambi" é a segunda e mantém a pressão, mas já dá indícios que o Tool está ainda mais experimetal e progressivo do que antes. As próximas, "Wings For Marie" e "10.000 Days" têm juntas 17 minutos e soam como reais experimentações de um épico progressivo, mas que estranhamente funcionam, principalmente dentro do clima misterioso e sombrio do álbum. Aqui começa a parte de difícil digestão, mesmo para os já habituados ao som da banda. As melodias prendem a atenção, mas se adaptar a elas não é uma tarefa fácil. As emoções cantadas por Maynard são tantas que é impossível captá-las de forma sutil.
"The Pot" retoma o peso no momento perfeito, com mais um grande trabalho do baixista Justin Chancellor. "Lipan Conjuring" e "Lost Keys" são interlúdios obscuros e abrem espaço para uma música ainda mais obscura: "Rosetta Stoned", com vocais grunhidos e gemidos por Maynard, uma das menos atrativas no disco. "Intension" funciona como "Disposition" do disco Lateralus, mas é em "Right In Two" que os fãs vão se deliciar, com um grande refrão, riffs pesadíssimos e um clímax de tirar o fôlego. Outra letra fenomenal, comparando humanos com animais (bem ao estilo Roger Waters) e um impressionante trabalho de percussão/bateria.
"Vigniti Tres" nada mais é que uma despedida atmosférica, uma maneira de se desligar da viagem de "10.000 days" e voltar ao mundo real. Nada mais apropriado do que isso, já que é preciso mesmo alguns minutos para conseguir sair do transe causado pelo Tool. Talvez não tão poderoso como "Aenima" ou "Lateralus", mas com certeza tão ou mais ousado.
Vale citar também a embalagem: se o Tool sempre deu uma atenção especial a parte visual de seus clipes e todo tipo de material gráfico, "10.000 Days" é com certeza um marco na história da banda. A versão importada vem com lentes estereoscópicas inseridas na capa, e a caixa permite que você veja todo livreto com as lentes, unindo todas as imagens de cada página do encarte e provocando um efeito 3D sensacional. Vale conferir!
Site: http://www.toolband.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A curiosa história por trás de uma das frases mais ofensivas da carreira do Slayer
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal
O compositor que Paul McCartney admite jamais conseguir igualar: "Eu o invejo"



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
O melhor disco do século 21, de acordo com o Loudwire
A banda que Jack Black odiou abrir show por ser "muito mais pesada" que o Tenacious D
As 20 maiores bandas da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Os 100 maiores hinos do rock progressivo segundo leitores da Classic Rock


