Dio Years: justiça a ótima versão do Sabbath
Resenha - Dio Years - Black Sabbath
Por Rafael Carnovale
Postado em 29 de abril de 2007
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Por mais que eu tenha que concordar que o Black Sabbath viveu seus dias de glória quando Ozzy Osbourne era seu vocalista, por mais que eu aceite que essa era é insuperável e inigualável, e por mais que o Sabbath sem Ozzy não tenha conseguido alcançar o mesmo sucesso (algo que pode ser questionado, mas tudo bem) que o obtido em seus primeiros anos, não abro mão de dizer que o período em que Ronnie James Dio foi o vocalista desta grande banda é disparado o meu favorito. Não sou contra Ozzy (pelo contrário), apenas prefiro a pegada mais veloz e a voz de Dio (indubtavelmente mais técnico). Esta coletânea (que inicialmente cogitou-se ser lançada em "box-set") vem corrigir uma certa injustiça, já que toda e qualquer lançamento deste gênero em se tratando de Black Sabbath vem carregado de faixas com Ozzy.
Black Sabbath - Mais Novidades

Para dar um gás no lançamento (que depois viria a ser divulgado numa externsa turnê, com a banda inteligentemente adotando o nome Heaven And Hell – aliás idéia brilhante) e para coroar a reunião de Tony Iommi, Geezer Butler, Dio e Vinny Appice (que tocou em pelo menos 75% do material aqui lançado), foram compostas 3 músicas novas (as primeiras desde que a banda lançou duas canções inéditas com Ozzy no CD ao vivo "Reunion"), das quais vamos falar agora, já que são de longe o grande atrativo deste lançamento: "The Devil Cried" é lenta, pesada, com Tony destilando riffs agressivos e Dio em grande forma (atentem para o refrão e a levada anos 70, perfeita!). "Shadow Of The Wind" é arrastada, uma prima "dark" de "Rainbow In The Dark" (compare o refrão e diga no fórum se você concorda comigo), enquanto "Ear In The Wall" é mais rápida, mais associada aos anos 80, de longe a melhor das três. Precisa dizer que o material ficou excelente? A produção, crua e primitiva, ajuda a deixar o clima ainda mais soturno e pesado
Já a seleção de faixas antigas não deixa por menos: "Neon Knights", "Heaven And Hell", "Lady Evil", "Die Young" e "Lonely Is The World" (mais da metade do "Heaven And Hell") são de dar dor em pescoços alheios, enquanto que "The Mob Rules", "Turn Up The Night", "Voodoo" e a maravilhosa "Falling Of The Edge Of The World" (de "Mob Rules") mantém o nível, mas evidenciam a diferença entre os dois CDs. Do mais recente (e talvez um dos mais injustiçados CDs do Sabbath) "Dehumanizer", a banda apresenta as lentas e maravilhosas "After All (The Dead)" (que tem sido o "opening act" dos shows), "I" e a rápida "TV Crimes". Faltaram faixas de "Dehumanizer", mas as que aqui são mostradas fazem valer a excelência do álbum. Curiosamente só a versão ao vivo de "Children Of The Sea" (do CD "Live Evil") foi colocada na coletânea, provavelmente devido as divergências na produção do mesmo, que teriam sido uma das causas para a saída de Dio em 1983. Algumas ressalvas quanto à remasterização das faixas (as diferenças nas produções ficam muito evidentes) podem ser notadas, mas não comprometem o resultado final.
Um puta CD e que deixa os fãs loucos para uma passagem do Heaven And Hell por terras brazucas. Pelo nível das músicas novas, eu apostaria minhas fichas numa continuação deste projeto, mas infelizmente os egos de Iommi e Dio podem por tudo a perder. No mais, obrigatório.
Formação:
Ronne James Dio – Vocais
Tony Iommi – Guitarras
Geezer Butler – Baixo
Vinny Appice – Bateria
Bill Ward – Bateria (Faixas 01 a 05)
Faixas:
"Neon Knights"
"Lady Evil"
"Heaven And Hell"
"Die Young"
"Lonely Is The World"
"The Mob Rules"
"Turn Up The Night"
"Vodoo"
"Falling Of The Edge Of The World"
"After All (The Dead)"
"TV Crimes"
"I"
"Children Of The Sea" (Ao Vivo)
"The Devil Cried"
"Shadow Of The Wind"
"Ear In The Wall"
2007 – Rhino (IMPORTADO) – Lançamento Nacional no final de maio.
Site Oficial: http://www.black-sabbath.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
Baixo de James LoMenzo apresenta falha durante intro de "Peace Sells" em show do Megadeth
Dave Grohl não acreditava no potencial de "Smells Like Teen Spirit"
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
Ian Gillan responde se Ritchie Blackmore se apresentará de novo com o Deep Purple
O cantor de power metal que aprendeu a cantar metal com Mariah Carey
O solo mais complexo de Brian May segundo análise que vai além da dificuldade técnica
"Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath, nos cinemas em outubro
John Lennon sobre o real motivo da separação dos Beatles: "Era inevitável desde o Sgt. Pepper's"
Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"
Os dois estilos musicais que Lemmy detestava e considerava pobres musicalmente
A canção e álbum dos Beatles que eram os favoritos de Kurt Cobain
O cantor forte e bonitão de power metal que foi bombeiro por 20 anos
Slash, tecnicamente, faz só um tipo de coisa na guitarra, diz Kiko Loureiro ao explicar postura
Hair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesado
O maior compositor do blues segundo Keith Richards: "No patamar de Muddy Waters"

A coisa inacreditável que fãs achavam que o Black Sabbath podia fazer com eles
A arma branca que Cozy Powell foi buscar no carro após crítica de produtor
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
Quando Tony Iommi tentou fugir do som do Black Sabbath e criou um de seus riffs mais pesados
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



