Dio Years: justiça a ótima versão do Sabbath
Resenha - Dio Years - Black Sabbath
Por Rafael Carnovale
Postado em 29 de abril de 2007
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Por mais que eu tenha que concordar que o Black Sabbath viveu seus dias de glória quando Ozzy Osbourne era seu vocalista, por mais que eu aceite que essa era é insuperável e inigualável, e por mais que o Sabbath sem Ozzy não tenha conseguido alcançar o mesmo sucesso (algo que pode ser questionado, mas tudo bem) que o obtido em seus primeiros anos, não abro mão de dizer que o período em que Ronnie James Dio foi o vocalista desta grande banda é disparado o meu favorito. Não sou contra Ozzy (pelo contrário), apenas prefiro a pegada mais veloz e a voz de Dio (indubtavelmente mais técnico). Esta coletânea (que inicialmente cogitou-se ser lançada em "box-set") vem corrigir uma certa injustiça, já que toda e qualquer lançamento deste gênero em se tratando de Black Sabbath vem carregado de faixas com Ozzy.
Black Sabbath - Mais Novidades

Para dar um gás no lançamento (que depois viria a ser divulgado numa externsa turnê, com a banda inteligentemente adotando o nome Heaven And Hell – aliás idéia brilhante) e para coroar a reunião de Tony Iommi, Geezer Butler, Dio e Vinny Appice (que tocou em pelo menos 75% do material aqui lançado), foram compostas 3 músicas novas (as primeiras desde que a banda lançou duas canções inéditas com Ozzy no CD ao vivo "Reunion"), das quais vamos falar agora, já que são de longe o grande atrativo deste lançamento: "The Devil Cried" é lenta, pesada, com Tony destilando riffs agressivos e Dio em grande forma (atentem para o refrão e a levada anos 70, perfeita!). "Shadow Of The Wind" é arrastada, uma prima "dark" de "Rainbow In The Dark" (compare o refrão e diga no fórum se você concorda comigo), enquanto "Ear In The Wall" é mais rápida, mais associada aos anos 80, de longe a melhor das três. Precisa dizer que o material ficou excelente? A produção, crua e primitiva, ajuda a deixar o clima ainda mais soturno e pesado
Já a seleção de faixas antigas não deixa por menos: "Neon Knights", "Heaven And Hell", "Lady Evil", "Die Young" e "Lonely Is The World" (mais da metade do "Heaven And Hell") são de dar dor em pescoços alheios, enquanto que "The Mob Rules", "Turn Up The Night", "Voodoo" e a maravilhosa "Falling Of The Edge Of The World" (de "Mob Rules") mantém o nível, mas evidenciam a diferença entre os dois CDs. Do mais recente (e talvez um dos mais injustiçados CDs do Sabbath) "Dehumanizer", a banda apresenta as lentas e maravilhosas "After All (The Dead)" (que tem sido o "opening act" dos shows), "I" e a rápida "TV Crimes". Faltaram faixas de "Dehumanizer", mas as que aqui são mostradas fazem valer a excelência do álbum. Curiosamente só a versão ao vivo de "Children Of The Sea" (do CD "Live Evil") foi colocada na coletânea, provavelmente devido as divergências na produção do mesmo, que teriam sido uma das causas para a saída de Dio em 1983. Algumas ressalvas quanto à remasterização das faixas (as diferenças nas produções ficam muito evidentes) podem ser notadas, mas não comprometem o resultado final.
Um puta CD e que deixa os fãs loucos para uma passagem do Heaven And Hell por terras brazucas. Pelo nível das músicas novas, eu apostaria minhas fichas numa continuação deste projeto, mas infelizmente os egos de Iommi e Dio podem por tudo a perder. No mais, obrigatório.
Formação:
Ronne James Dio – Vocais
Tony Iommi – Guitarras
Geezer Butler – Baixo
Vinny Appice – Bateria
Bill Ward – Bateria (Faixas 01 a 05)
Faixas:
"Neon Knights"
"Lady Evil"
"Heaven And Hell"
"Die Young"
"Lonely Is The World"
"The Mob Rules"
"Turn Up The Night"
"Vodoo"
"Falling Of The Edge Of The World"
"After All (The Dead)"
"TV Crimes"
"I"
"Children Of The Sea" (Ao Vivo)
"The Devil Cried"
"Shadow Of The Wind"
"Ear In The Wall"
2007 – Rhino (IMPORTADO) – Lançamento Nacional no final de maio.
Site Oficial: http://www.black-sabbath.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Angra comenta show histórico no Bangers; "É a prova de que o metal feito aqui tem força"
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Metal Church recruta ex-membros do Megadeth e Alice Cooper para nova formação
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
O álbum dos Titãs que teve o nome alterado por direitos autorais de filme
Charlie Sheen relembra encontro com Ozzy Osbourne em clínica de recuperação
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
"Detecção precoce salva vidas"; Wendy relembra o diagnóstico de Dio e a luta contra o câncer
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
As dez músicas dos Beatles que eram preferidas de Ozzy Osbourne
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
Ronnie James Dio não era o maior fã do Black Sabbath, admite Wendy Dio


