Amorphis: mais energia e criatividade em alta
Resenha - Amorphis - Eclipse
Por Rodrigo Simas
Postado em 05 de abril de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Eclipse" surge depois de um período conturbado na história do Amorphis. É bem verdade que Tuonela (1999) foi o último lançamento que chamou a atenção dos fãs e críticos (mesmo não tendo o mesmo impacto do clássico "Elegy", de 1996), sendo seus dois sucessores "Am Universum" (2000) e "Far From The Sun" (2003), discos que dividiram opiniões, mas mantiveram a característica da banda de nunca se repetir e sempre tentar (mesmo não acertando) se reciclar.
Com o novo vocalista (Tomi Joutsen, que segura a onda com cabeça erguida e mostra competência, alternando vocais guturais e limpos com maestria) substituindo Pasi Koskinen, a banda retornou com mais energia e com a criatividade em alta.
Alguns dizem que "Eclipse" é uma mistura dos melhores momentos de todos seus CDs, mas prefiro não compará-lo com nenhum outro da discografia do Amorphis e ouví-lo apenas como mais um disco. Diferente. Único.
É pesado ("Two Moons"), atmosférico (ouçam o solo de de teclado "House of Sleep" ou a introdução de "Same Flesh"), melódico ("Leaves Scar", uma das melhores) e técnico ("Perkele", também muito pesada). Ainda traz resquícios da sua fase inicial, quando podiam ser enquadrados dentro do Death Metal, mas atualmente é suficientemente eclético para não ser rotulado como nenhum gênero específico.
O mais interessante é que todas faixas são completamente diferentes entre si, mas funcionam perfeitamente em conjunto. Elas vão do heavy metal tradicional, passando pelo doom, gótico e progressivo, com elementos do folk e experimentações psicodélicas. Formam uma obra sólida, que aponta para várias direções, sem nunca perder o rumo.
Se você é fã e aguardava um retorno às origens, não se decepcionará. Se não conhece, é um bom começo, já que provavelmente "Eclipse" figura como um dos melhores CDs dos Finlandeses e deve se manter assim por bastante tempo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Megadeth lança "I Don't Care", faixa de seu próximo - e último - disco de estúdio
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
Apoio de Fred Durst à Rússia faz Limp Bizkit ter show cancelado na Estônia
Quando Duane Allman ficou irritado com Robert Plant no palco; "vou lá e arrebento esse cara"
A dica sensual de Ney Matogrosso para Paulo Ricardo que revolucionou carreira do RPM
Para entender: o que é AOR?
A famosa canção que marcou o começo do fim dos Beatles


Amorphis lança "Dancing Shadow", faixa de seu próximo disco de estúdio
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



