Amorphis: mais energia e criatividade em alta
Resenha - Amorphis - Eclipse
Por Rodrigo Simas
Postado em 05 de abril de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Eclipse" surge depois de um período conturbado na história do Amorphis. É bem verdade que Tuonela (1999) foi o último lançamento que chamou a atenção dos fãs e críticos (mesmo não tendo o mesmo impacto do clássico "Elegy", de 1996), sendo seus dois sucessores "Am Universum" (2000) e "Far From The Sun" (2003), discos que dividiram opiniões, mas mantiveram a característica da banda de nunca se repetir e sempre tentar (mesmo não acertando) se reciclar.
Com o novo vocalista (Tomi Joutsen, que segura a onda com cabeça erguida e mostra competência, alternando vocais guturais e limpos com maestria) substituindo Pasi Koskinen, a banda retornou com mais energia e com a criatividade em alta.
Alguns dizem que "Eclipse" é uma mistura dos melhores momentos de todos seus CDs, mas prefiro não compará-lo com nenhum outro da discografia do Amorphis e ouví-lo apenas como mais um disco. Diferente. Único.
É pesado ("Two Moons"), atmosférico (ouçam o solo de de teclado "House of Sleep" ou a introdução de "Same Flesh"), melódico ("Leaves Scar", uma das melhores) e técnico ("Perkele", também muito pesada). Ainda traz resquícios da sua fase inicial, quando podiam ser enquadrados dentro do Death Metal, mas atualmente é suficientemente eclético para não ser rotulado como nenhum gênero específico.
O mais interessante é que todas faixas são completamente diferentes entre si, mas funcionam perfeitamente em conjunto. Elas vão do heavy metal tradicional, passando pelo doom, gótico e progressivo, com elementos do folk e experimentações psicodélicas. Formam uma obra sólida, que aponta para várias direções, sem nunca perder o rumo.
Se você é fã e aguardava um retorno às origens, não se decepcionará. Se não conhece, é um bom começo, já que provavelmente "Eclipse" figura como um dos melhores CDs dos Finlandeses e deve se manter assim por bastante tempo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
Pollstar divulga lista dos 25 artistas que mais venderam ingressos no século atual
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Rafael Bittencourt comenta reunião de ex-membros do Angra e participação no Bangers Open Air
Graham Bonnet confirma nome de música gravada com Bruce Dickinson
A banda japonesa que Kurt Cobain adorava: "Ele chorava copiosamente com elas"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
Ex-presidente do Grêmio diz ter proposta para show do Rush em Porto Alegre
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
Pat Travers participa de show do Titanium Tart, banda de Nicko McBrain
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A banda pouco lembrada que é a verdadeira pioneira do rock anos 1980 no Brasil
Curiosidade: artistas que odeiam suas próprias músicas
Ritchie Blackmore revela o lendário cantor com quem ele adoraria tocar



Amorphis lança "Dancing Shadow", faixa de seu próximo disco de estúdio
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



