Amorphis: mais energia e criatividade em alta
Resenha - Amorphis - Eclipse
Por Rodrigo Simas
Postado em 05 de abril de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Eclipse" surge depois de um período conturbado na história do Amorphis. É bem verdade que Tuonela (1999) foi o último lançamento que chamou a atenção dos fãs e críticos (mesmo não tendo o mesmo impacto do clássico "Elegy", de 1996), sendo seus dois sucessores "Am Universum" (2000) e "Far From The Sun" (2003), discos que dividiram opiniões, mas mantiveram a característica da banda de nunca se repetir e sempre tentar (mesmo não acertando) se reciclar.
Com o novo vocalista (Tomi Joutsen, que segura a onda com cabeça erguida e mostra competência, alternando vocais guturais e limpos com maestria) substituindo Pasi Koskinen, a banda retornou com mais energia e com a criatividade em alta.
Alguns dizem que "Eclipse" é uma mistura dos melhores momentos de todos seus CDs, mas prefiro não compará-lo com nenhum outro da discografia do Amorphis e ouví-lo apenas como mais um disco. Diferente. Único.
É pesado ("Two Moons"), atmosférico (ouçam o solo de de teclado "House of Sleep" ou a introdução de "Same Flesh"), melódico ("Leaves Scar", uma das melhores) e técnico ("Perkele", também muito pesada). Ainda traz resquícios da sua fase inicial, quando podiam ser enquadrados dentro do Death Metal, mas atualmente é suficientemente eclético para não ser rotulado como nenhum gênero específico.
O mais interessante é que todas faixas são completamente diferentes entre si, mas funcionam perfeitamente em conjunto. Elas vão do heavy metal tradicional, passando pelo doom, gótico e progressivo, com elementos do folk e experimentações psicodélicas. Formam uma obra sólida, que aponta para várias direções, sem nunca perder o rumo.
Se você é fã e aguardava um retorno às origens, não se decepcionará. Se não conhece, é um bom começo, já que provavelmente "Eclipse" figura como um dos melhores CDs dos Finlandeses e deve se manter assim por bastante tempo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Rodox sugere que deve voltar com Rodolfo (ex-Raimundos) e fãs vão a loucura nas redes
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen
10 grandes álbuns de bandas dos anos 1980 lançados nos 1990s segundo o Metal Injection
O primeiro hit do rock nacional com palavrão no refrão que surpreendeu João Gordo
As 38 maiores bandas de metal da história, segundo a prestigiada revista Forbes
O artista que Keith Richards tremeu ao tocar junto: "Estava ao lado de um dos grandes"



Tecladista do Amorphis não é contra uso de IA em videoclipes
As 11 melhores músicas de metal progressivo de 2025, segundo o Loudwire
Amorphis lança "Crowned in Crimson", trilha do filme "Son Of Revenge - The Story Of Kalevala"
Os melhores álbuns de 2025, segundo João Renato Alves
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis



