Amorphis: mais energia e criatividade em alta
Resenha - Amorphis - Eclipse
Por Rodrigo Simas
Postado em 05 de abril de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Eclipse" surge depois de um período conturbado na história do Amorphis. É bem verdade que Tuonela (1999) foi o último lançamento que chamou a atenção dos fãs e críticos (mesmo não tendo o mesmo impacto do clássico "Elegy", de 1996), sendo seus dois sucessores "Am Universum" (2000) e "Far From The Sun" (2003), discos que dividiram opiniões, mas mantiveram a característica da banda de nunca se repetir e sempre tentar (mesmo não acertando) se reciclar.
Com o novo vocalista (Tomi Joutsen, que segura a onda com cabeça erguida e mostra competência, alternando vocais guturais e limpos com maestria) substituindo Pasi Koskinen, a banda retornou com mais energia e com a criatividade em alta.
Alguns dizem que "Eclipse" é uma mistura dos melhores momentos de todos seus CDs, mas prefiro não compará-lo com nenhum outro da discografia do Amorphis e ouví-lo apenas como mais um disco. Diferente. Único.
É pesado ("Two Moons"), atmosférico (ouçam o solo de de teclado "House of Sleep" ou a introdução de "Same Flesh"), melódico ("Leaves Scar", uma das melhores) e técnico ("Perkele", também muito pesada). Ainda traz resquícios da sua fase inicial, quando podiam ser enquadrados dentro do Death Metal, mas atualmente é suficientemente eclético para não ser rotulado como nenhum gênero específico.
O mais interessante é que todas faixas são completamente diferentes entre si, mas funcionam perfeitamente em conjunto. Elas vão do heavy metal tradicional, passando pelo doom, gótico e progressivo, com elementos do folk e experimentações psicodélicas. Formam uma obra sólida, que aponta para várias direções, sem nunca perder o rumo.
Se você é fã e aguardava um retorno às origens, não se decepcionará. Se não conhece, é um bom começo, já que provavelmente "Eclipse" figura como um dos melhores CDs dos Finlandeses e deve se manter assim por bastante tempo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
O nome do rock nacional que não colocaria o próprio álbum nem no Top 20 dos anos 1980
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, afirma que melhor público do mundo é o brasileiro
Calcinha amarela causou problema para Tarja em show do Nightwish; ela apelou pra toalha
Dez hits do heavy metal que podem ser ouvidos por quem não gosta do estilo


"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Por que a Finlândia ama tanto heavy metal? Baixista do Amorphis tenta explicar
As 11 melhores músicas de metal progressivo de 2025, segundo o Loudwire
Amorphis lança "Crowned in Crimson", trilha do filme "Son Of Revenge - The Story Of Kalevala"
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



