Satyricon: talento sem o antigo extremismo
Resenha - Now, Diabolical - Satyricon
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 25 de março de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Heh! Lá se foi de vez o extremismo avassalador que o Satyricon um dia expôs ao mundo... Mas isto não quer dizer que a dupla Satyr (voz, guitarra, baixo e teclado) e Frost (bateria) perderam seu talento em surpreender o ouvinte. Estes noruegueses sempre foram camaleônicos ao procurar dar as mais variadas formas a seu Black Metal, nunca liberando um disco completamente igual ao seu antecessor.
Neste desenvolvimento artístico chegam a seu sexto registro, "Now, Diabolical", que mantém o clima obscuro e maligno – não, maligno não seria o termo apropriado, o mais próximo seria "malvado" – em faixas com arranjos crus e bem cadenciados, com momentos que os aproximam em muito do rock n´roll (!!!) propriamente dito.
A gravação está excelente e, apesar da presença de toda a sujeira, os instrumentos estão com uma definição incrível e com timbres muito bem escolhidos, em especial no som da bateria, um pouco mais à frente, onde Frost soube aproveitar todo o espaço que lhe convém, enriquecendo em muito as canções. Satyr está cantando de maneira totalmente legível, ainda que de forma ríspida, com vários de seus refrões (sim, estão usando muitos refrões!) se apresentando bem pegajosos.
Apesar do bom número de riffs intermitentes e hipnóticos, permanece um espaço vazio em parte das canções, que poderiam muito bem ser preenchidos por solos de guitarras, o que daria uma maior profundidade às mesmas. Esta ausência de solos é o único ponto que realmente deixa a desejar, e é sentida principalmente na ótima faixa de abertura que dá o título ao CD.
Há canções com rudimentos de melodias, como em K.I.N.G., com vozes duplas e algo do já mencionado rock n´roll em seu ritmo, assim como em "Delirium". Momentos em que Satyr mescla vozes limpas e agressivas aparecem na ótima "A New Enemy"; e o registro fecha com uma velocidade que parece prestar uma homenagem ao Black Metal norueguês em "Storm (Of The Destroyer)". Algumas edições de "Now Diabolical", como esta mexicana (distribuída pela Hellion Records), vêm com acabamento em digipack e com um vídeo-bônus para K.I.N.G.
Um álbum barulhento, feito para se bater cabeças. Foge totalmente do Black Metal velocíssimo e sem concessões, assim como também passa a anos-luz das incursões sinfônicas, tão em voga nos últimos tempos. E esta busca às origens do gênero geralmente resulta em algo interessante para se escutar, como é o caso de "Now, Diabolical", que, independente da opinião dos mais radicais, está muito bem definido em sua proposta.
Satyricon - Now, Diabolical
(2006 - Centurymedia Records/ Scarecrow Records)
01. Now, Diabolical
02. K.I.N.G.
03. The Pentagram Burns
04. A New Enemy
05. The Rite Of War Cross
06. That Darkness Shall Be Eternal
07. Delirium
08. To The Mountains
09. Storm (Of The Destroyer)
K.I.N.G. (video-bônus)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Guitarrista reconhece não estar sendo fácil finalizar álbum do Soundgarden sem Chris Cornell
O Iron Maiden errou ou acertou em contratar Janick Gers? Youtuber explica
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
O astro gigante do rock que tentou tirar Sid Vicious da prisão



Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR


