Satyricon: talento sem o antigo extremismo
Resenha - Now, Diabolical - Satyricon
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 25 de março de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Heh! Lá se foi de vez o extremismo avassalador que o Satyricon um dia expôs ao mundo... Mas isto não quer dizer que a dupla Satyr (voz, guitarra, baixo e teclado) e Frost (bateria) perderam seu talento em surpreender o ouvinte. Estes noruegueses sempre foram camaleônicos ao procurar dar as mais variadas formas a seu Black Metal, nunca liberando um disco completamente igual ao seu antecessor.
Satyricon - Mais Novidades
Neste desenvolvimento artístico chegam a seu sexto registro, "Now, Diabolical", que mantém o clima obscuro e maligno – não, maligno não seria o termo apropriado, o mais próximo seria "malvado" – em faixas com arranjos crus e bem cadenciados, com momentos que os aproximam em muito do rock n´roll (!!!) propriamente dito.
A gravação está excelente e, apesar da presença de toda a sujeira, os instrumentos estão com uma definição incrível e com timbres muito bem escolhidos, em especial no som da bateria, um pouco mais à frente, onde Frost soube aproveitar todo o espaço que lhe convém, enriquecendo em muito as canções. Satyr está cantando de maneira totalmente legível, ainda que de forma ríspida, com vários de seus refrões (sim, estão usando muitos refrões!) se apresentando bem pegajosos.
Apesar do bom número de riffs intermitentes e hipnóticos, permanece um espaço vazio em parte das canções, que poderiam muito bem ser preenchidos por solos de guitarras, o que daria uma maior profundidade às mesmas. Esta ausência de solos é o único ponto que realmente deixa a desejar, e é sentida principalmente na ótima faixa de abertura que dá o título ao CD.
Há canções com rudimentos de melodias, como em K.I.N.G., com vozes duplas e algo do já mencionado rock n´roll em seu ritmo, assim como em "Delirium". Momentos em que Satyr mescla vozes limpas e agressivas aparecem na ótima "A New Enemy"; e o registro fecha com uma velocidade que parece prestar uma homenagem ao Black Metal norueguês em "Storm (Of The Destroyer)". Algumas edições de "Now Diabolical", como esta mexicana (distribuída pela Hellion Records), vêm com acabamento em digipack e com um vídeo-bônus para K.I.N.G.
Um álbum barulhento, feito para se bater cabeças. Foge totalmente do Black Metal velocíssimo e sem concessões, assim como também passa a anos-luz das incursões sinfônicas, tão em voga nos últimos tempos. E esta busca às origens do gênero geralmente resulta em algo interessante para se escutar, como é o caso de "Now, Diabolical", que, independente da opinião dos mais radicais, está muito bem definido em sua proposta.
Satyricon - Now, Diabolical
(2006 - Centurymedia Records/ Scarecrow Records)
01. Now, Diabolical
02. K.I.N.G.
03. The Pentagram Burns
04. A New Enemy
05. The Rite Of War Cross
06. That Darkness Shall Be Eternal
07. Delirium
08. To The Mountains
09. Storm (Of The Destroyer)
K.I.N.G. (video-bônus)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore anuncia reencontro com Deep Purple após mais de 30 anos
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
Ritchie Blackmore conta que pediu a Ian Gillan para tocar com Deep Purple
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
Phil Collins revela qual trabalho considera o melhor de sua carreira solo
Slaughter to Prevail é anunciado como atração do Liberation Festival
A opinião de ex-vocalista sobre o estilo de Yngwie Malmsteen ao cantar
Geddy Lee relembra o sinal mais "insano" da presença do falecido Neil Peart na nova turnê do Rush
Blaze Bayley diz que compor com Steve Harris supera show em São Paulo
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
A banda jovem que superou expectativas de Slash: "Não sabia onde iam parar"



A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco


