Satyricon: talento sem o antigo extremismo
Resenha - Now, Diabolical - Satyricon
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 25 de março de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Heh! Lá se foi de vez o extremismo avassalador que o Satyricon um dia expôs ao mundo... Mas isto não quer dizer que a dupla Satyr (voz, guitarra, baixo e teclado) e Frost (bateria) perderam seu talento em surpreender o ouvinte. Estes noruegueses sempre foram camaleônicos ao procurar dar as mais variadas formas a seu Black Metal, nunca liberando um disco completamente igual ao seu antecessor.
Satyricon - Mais Novidades
Neste desenvolvimento artístico chegam a seu sexto registro, "Now, Diabolical", que mantém o clima obscuro e maligno – não, maligno não seria o termo apropriado, o mais próximo seria "malvado" – em faixas com arranjos crus e bem cadenciados, com momentos que os aproximam em muito do rock n´roll (!!!) propriamente dito.
A gravação está excelente e, apesar da presença de toda a sujeira, os instrumentos estão com uma definição incrível e com timbres muito bem escolhidos, em especial no som da bateria, um pouco mais à frente, onde Frost soube aproveitar todo o espaço que lhe convém, enriquecendo em muito as canções. Satyr está cantando de maneira totalmente legível, ainda que de forma ríspida, com vários de seus refrões (sim, estão usando muitos refrões!) se apresentando bem pegajosos.
Apesar do bom número de riffs intermitentes e hipnóticos, permanece um espaço vazio em parte das canções, que poderiam muito bem ser preenchidos por solos de guitarras, o que daria uma maior profundidade às mesmas. Esta ausência de solos é o único ponto que realmente deixa a desejar, e é sentida principalmente na ótima faixa de abertura que dá o título ao CD.
Há canções com rudimentos de melodias, como em K.I.N.G., com vozes duplas e algo do já mencionado rock n´roll em seu ritmo, assim como em "Delirium". Momentos em que Satyr mescla vozes limpas e agressivas aparecem na ótima "A New Enemy"; e o registro fecha com uma velocidade que parece prestar uma homenagem ao Black Metal norueguês em "Storm (Of The Destroyer)". Algumas edições de "Now Diabolical", como esta mexicana (distribuída pela Hellion Records), vêm com acabamento em digipack e com um vídeo-bônus para K.I.N.G.
Um álbum barulhento, feito para se bater cabeças. Foge totalmente do Black Metal velocíssimo e sem concessões, assim como também passa a anos-luz das incursões sinfônicas, tão em voga nos últimos tempos. E esta busca às origens do gênero geralmente resulta em algo interessante para se escutar, como é o caso de "Now, Diabolical", que, independente da opinião dos mais radicais, está muito bem definido em sua proposta.
Satyricon - Now, Diabolical
(2006 - Centurymedia Records/ Scarecrow Records)
01. Now, Diabolical
02. K.I.N.G.
03. The Pentagram Burns
04. A New Enemy
05. The Rite Of War Cross
06. That Darkness Shall Be Eternal
07. Delirium
08. To The Mountains
09. Storm (Of The Destroyer)
K.I.N.G. (video-bônus)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos


