Resenha - Gothic Kabbalah - Therion
Por Ronaldo Costa
Postado em 27 de fevereiro de 2007
Nota: 7
O Therion sempre foi uma banda que se destacou por fazer um som de características bastante peculiares, mesclando a força e o peso do Heavy Metal com elementos complexos pinçados de harmonias típicas da música clássica, resultando numa sonoridade pomposa e de uma orquestração fantástica e única. Da mesma forma, ao longo do tempo, os suecos conseguiram criar obras que apresentavam uma grande originalidade e diversidade entre si mas sem abandonar uma espécie de atmosfera que caracteriza todos os trabalhos do grupo.
A banda agora traz ao mundo seu novo trabalho, intitulado "Gothic Kabbalah", um álbum duplo que ao mesmo tempo em que apresenta alguns elementos típicos do som da banda, como vocais operísticos, orquestras, teclados e variações surpreendentes de andamento, mostra-se talvez como sendo o trabalho mais diferente da banda após adotar seu atual direcionamento musical. Diferente justamente por trazer todas essas características, mas numa escala muito menor do que a vista em obras anteriores.
Já nas duas primeiras canções do álbum, "Der Mitternachtslöwe" e "Gothic Kabbalah", percebe-se que Christopher Johnsson e seus companheiros pegaram bem mais leve nos elementos pomposos clássicos do seu som, ao passo em que "Son Of The Staves Of Time" soa pesada, grandiosa e com uma excelente melodia, só que bem acessível, muito provavelmente o "hit" do disco. "Trul" mostra-se uma ótima surpresa, com todo o seu clima remetendo à música folclórica européia. "Tuna 1613" certamente irá agradar aos mais afeitos a um som pesado e agressivo. Os outros destaques do CD ficam por conta de "The Path To Arcady", "Chain Of Minerva" e a exuberante e extensa "Adulruna Rediviva", possivelmente a ‘mais Therion’ de todas.
Sem sombra de dúvidas, "Gothic Kabbalah" é o álbum do Therion onde houve a maior participação dos demais componentes da banda no processo de composição, antes mais centrado na figura de Christopher Johnsson. A banda, como de costume, indica novas nuances de sua sonoridade com esse trabalho. Um bom disco, muito longe de algo que possa ser considerado ruim, só que para algumas pessoas pode ficar um clima de ‘está faltando alguma coisa’. Talvez a explicação para definir essa sensação esteja na atmosfera deste CD, bem modificada em relação ao excepcional clima sombrio de alguns de seus antecessores. Álbum de qualidade, de mais fácil assimilação para os padrões do Therion, mas que, com certeza, dividirá opiniões e desapontará alguns fãs.
Formação:
Christopher Johnsson – guitarras, teclados e órgão
Kristian Niemann – guitarras e teclados
Johan Niemann – baixo
Petter Karlsson – bateria
Contribuições:
Mats Leven – voz e guitarra
Snowy Shaw – voz e coro
Katarina Lilja – voz e coro
Hannah Holgersson – voz e coro/ soprano
Therion – Gothic Kabbalah
(2007 – Nuclear Blast – Rock Brigade Records – nacional)
CD 1:
01. Mitternachtslowe
02. Gothic Kabbalah
03. The Perennial Sophia
04. The Wisdom And The Cage
05. Son Of The Staves Of Time
06. Tuna 1613
07. Trul
08. Close Up The Streams
CD 2:
01. Three Treasures
02. The Path To Arcady
03. Chain Of Minerva
04. TOF - The Trinity
05. Wand Of Abaris
06. The Falling Stone
07. Adulruna Rediviva
Homepage: www.megatherion.com.
Outras resenhas de Gothic Kabbalah - Therion
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps