Resenha - For The Sake of Revenge - Sonata Arctica
Por Clóvis Eduardo
Postado em 24 de setembro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ganha um presente o leitor que descobrir onde foi gravado o primeiro DVD do Sonata Arctica. Estados Unidos? Brasil? Alemanha? Que nada. Japão! Os finlandeses sabem realmente em quais ares devem investir, já que o melódico feito em xaroposas doses de arranjos bonitinhos e muita velocidade são a fórmula do sucesso no oriente. Público morno, banda agitada e um som de primeira com iluminação de quinta. Está aí o show!
Sonata Arctica - Mais Novidades
Após quatro CDs de estúdio, um ao vivo, e dezenas de singles, EPs e coletâneas, o show gravado em Tóquio em fevereiro de 2005, vem bem a calhar. Um misto de hits desde o primeiro "Ecliptica" até o último disco "Reckoning Night", estão presentes neste show, gravado com poucas câmeras e uma iluminação que deixa o palco bastante escuro. No entanto, o efeito da iluminação azul ou verde combina com o andamento de algumas faixas lentas, sempre recheadas de teclados. Aliás, outro ponto de grande discussão para o set list desse show é justamente a presença de um grande número de músicas lentas.
Tonny Kakko não é dos mais admirados vocalistas da atualidade, até por não esconder a limitação que tem nas notas mais altas. Se bem que no estúdio sim é um esbalde de efeitos. De fato, o melódico é sempre melódico e parece que por isso mesmo ele acaba caindo no desprezo de um grande número de metaleiros. No entanto, o animado vocalista usa e abusa de interpretações ousadas para conquistar o público e invocar o espírito dentro de cada canção. As letras do Sonata Arctica são uma constante de fantasia, amores, vida e os prazeres que ela proporciona. Em suma, uma forma feliz de se fazer música.
Letras bonitas à parte, o Sonata está mais maduro no palco do que em apresentações anteriores, bem como no que pudemos ver na única turnê da banda pelo Brasil, no início de 2003. E atualmente, "For The Sake of Revenge" mostra uma surpresa muito mais agradável do que vimos no passado. Tommy Portimo que não passava de um mero imitador de outros consagrados bateristas finlandeses, parece ter acertado em se adequar a uma forma mais agressiva. É de longe um dos destaques do line-up da banda. Só fica atrás do tecladista (existe ser mais estranho no mundo do que ele?), Henrik Klingenberg. O cara sola, faz bases e rouba a cena que Jani Liimatainen tinha obrigação de manter na guitarra. Henrik é feio que dói, mas ao mesmo tempo comanda os teclados, e literalmente deita e rola no palco. Dono das mais bonitas harmonias, ele também consegue inovar e criar, o que para o Sonata Arctica só tem sido muito proveitoso. Não esquecerei, claro, a presença do tranqüilo baixista, Marko Paasikoski.
Mas no conjunto, este DVD mostra uma banda entrosada e muito bem disposta. Dentre as melhores canções do show, "Misplaced", "Victoria's Secret" (e um início muito bonito), "8th Commandment", "San Sebastian", "Don't Say a Word" e a veloz "The Cage" encerrando o show fazem a festa do público japonês e dos fãs que acompanham este DVD. Tonny Kakko demonstra tanta alegria pelos aplausos nipônicos que se pudesse, daria um abraço em cada um. Exageros à parte, este primeiro registro oficial do grupo ficará eternizado como uma das grandes conquistas da jovem banda finlandesa no mercado mundial.
Outras resenhas de For The Sake of Revenge - Sonata Arctica
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
Com 174 shows, Wacken Open Air 2026 vende todos os ingressos
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
4 músicas de heavy metal que têm exatamente 4min44 de duração
Rick Beato e o motivo de Paul McCartney nunca ter ido ao seu canal
Slash considera o final de "Sabbath Bloody Sabbath" a coisa mais pesada que ouviu na vida
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A banda que vendia disco pra caramba mas que David Bowie não reconheceria na rua
Edu Falaschi apresenta "Mi'raj & The Legacy Tour" em São Paulo no Tokio Marine Hall
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
Resenha - Ten Years After - Marenna
O incrível performer que causava inveja a James Hetfield: "Eu queria ser aquele cara!"
Bateristas: os dez músicos mais loucos de todos os tempos
A inesperada maneira como pai de Chester descobriu abuso que filho sofria na infância

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



