Resenha - Pedra - Pedra
Por Marcos A. M. Cruz
Postado em 21 de julho de 2006
"É um absurdo" esbravejava meu amigo enquanto ouvíamos ao então novo trabalho do SANTANA, e eu ia cumprindo o papel de advogado do guitarrista: "Bicho, tu acha que todos são obrigados a passar a vida inteira durango que nem nós?", disse e emendei: "o cara têm todo o direito de faturar uma grana, se é isto que vai garantir a aposentadoria prá mim tá valendo", enquanto meu amigo argumentava que o som era muito Pop (no mau sentido), que ao menos ele poderia ter feito um trabalho mais roqueiro, enfim, aquelas lamúrias típicas de fã que se sente traído. "Tá, e por causa disto você vai jogar os outros discos fora?", perguntei. "Claro que não!" respondeu meu amigo, que por fim concordou que era um direito do Carlos fazer o que bem entendesse, já que sua contribuição ao que entende por "boa música" já havia sido dada...

Guardadas as devidas proporções, me lembrei deste episódio quando soube da nova banda montada por Luiz Domingues, Xando Zupo e Rodrigo Hid, pois não sei por qual motivo o que meu cérebro armazenou é que se tratava de algo "Pop" (no mau sentido). "Bah, os caras têm todo o direito de ganhar uma grana" pensei e cheguei a comentar com algumas pessoas que me perguntavam sobre o paradeiro dos ex-integrantes do PATRULHA DO ESPAÇO.
Esqueci do assunto, apesar de vez por outra me deparar com o nome PEDRA aqui mesmo no Whiplash. Não me dizia nada. Até que um dia soube que receberia o CD para resenha. "Serei profissional, os caras merecem meu respeito" pensei, já começando a arquitetar mentalmente a linha de raciocínio que usaria no texto prá justificar a tal "bomba" que eu imaginava que teria de ouvir...
Houve muitas ocasiões em que aguardava um disco com ansiedade, e quando ia ouvir me decepcionava profundamente. "Muita calma nesta hora!" comentei comigo mesmo ao ouvir o CD pela primeira vez, imaginando que talvez o anticlímax antevisto estivesse causando o efeito oposto, já que ao contrário do que pensara gostei do álbum logo de cara. Aliás, havia criado uma imagem negativa tão intensa que passei um bom tempo procurando "defeitos", ao invés de "predicados".
Capitulei. Mas prá desencargo de consciência, como sou um cara afortunado e tenho uma companheira tão roqueira quanto eu, aproveitei que sairia à noite e deixei o disco para que ela ouvisse e me desse seu parecer. Quando cheguei bem mais tarde, a última coisa que ela me sussurrou antes de adormecer foi "adorei o CD!"...
Mas afinal, o trabalho é Pop? Alguns talvez digam que sim, mas se for é no "bom sentido", tanto que somente duas canções são de fato bastante acessíveis, podem tocar em rádios ou mesmo nas MTV's da vida: a baladinha "Amanhã de sonho" e "O dito popular", esta última por sinal a "música de trabalho" cujo clipe já está sendo exibido em algumas TVs e cuja introdução e desfecho lembra bastante os trabalhos do TITÃS em meados dos anos oitenta - provavelmente o objetivo da banda seja justamente atrair um público mais amplo.
Mas se tratam de menos de oito minutos num álbum com quase quarenta e oito, portanto não se deixe levar pela primeira impressão caso tenho ouvido apenas uma das duas, ainda sobram quarenta minutos de excelentes canções, alegres, repletas de climas, praticamente todas com uma veia roqueira setentista brazuca, algumas mais suíngadas, outras com um pé no Progressivo ou até mesmo mesclando tudo ao mesmo tempo, e todas executadas com perfeição pelo trio, acrescido do baterista Alex Soares, com arranjos impecáveis e produção idem, como é de se esperar de MÚSICOS deste calibre - no tal texto que eu havia imaginado antes de ouvir o CD, a idéia era justamente ressaltar com ênfase o aspecto técnico dos músicos, algo que não foi necessário...
Luiz, Xando e Rodrigo: por favor, me perdoem por ter duvidado de vocês, e meus parabéns pelo MARAVILHOSO DISCO que vocês lançaram, agora sempre que vejo o nome PEDRA sei que têm sim, algo a me dizer: "uma grande banda de ROCK BRASILEIRO!"
E ao contrário do que disse meu amigo Bento Araújo no release, não me parece que este disco necessite ser lapidado, pois já temos uma verdadeira PEDRA PRECIOSA em mãos...
Faixas:
Sou mais feliz
Vai escutando
Se agora eu pulo fora
Me chama na hora
Amanhã de sonho
O dito popular
Madalena do Rock'N'Roll
Reflexo inverso
Misturo tudo e aplico
Estrada
O galo já cantou
Total: 47:19
Formação:
Luiz Domingues (baixo e vocal)
Xando Zupo (vocal e guitarra)
Rodrigo Hid (vocal, guitarra, violão e teclados)
Participação especial:
Alex Soares (bateria)
Caio Ignácio (percussão)
Robson Luis (trompetes)
Website oficial: www.pedraonline.com.br.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
O guitarrista que se sentiu ofendido ao ser convidado para entrar no Deep Purple
Machine Head é presenteado com chave da cadeia de cidade dos EUA
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A grande omissão do Rock and Roll Hall of Fame segundo Steve Stevens
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
Dave Lombardo conta que "névoa mental" o fez usar anotações nos shows
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
A linda balada dos anos 90 que quase não foi lançada, mas acabou virando um hit
Capital Inicial: cinco músicas que foram escritas por Pit Passarell, do Viper
Cinco músicas lançadas após o ano 2000 que se tornaram clássicos do rock - Parte I


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



