Resenha - Für Immer - Doro Pesch

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Maurício Gomes Angelo
Enviar Correções  

8


Doro Pesch, de fato, é a musa mor do heavy metal. Alemã, loira, oitentista, com uma ótima presença de palco e uma voz que é simplesmente metálica, nada mais. Neste ponto de vista, este DVD – duplo, de embalagem luxuosa, completíssimo, com 5 horas e meia de material, é o dossiê irrepreensível de seus 22 anos de carreira. Afora o "Cave Concert", show num lugar pequeno e acolhedor, de alta interação com a platéia e 23 músicas que fazem uma devassa em sua história, temos ainda inúmeros outros bônus interessantes. A parte mais divertida são os 11 videoclipes, incluindo os impagáveis da década de 80, como "All We Are" – os trejeitos do baixista são um espetáculo a parte – e "Für Immer", algo a lá Xena – A Princesa Guerreira. Soma-se a isso um pequeno documentário, entremeado por uma entrevista, a cobertura de sua turnê pela Austrália em 2003, a discografia, muito detalhada, e uma compilação valorosa duma série de bootlegs, ou seja, vídeos não oficiais – alguns dos tempos com o Warlock, outros no Wacken, ela com o Motörhead e por aí vai. Ah, sim, há também apresentações dela com uma orquestra sinfônica – e que não funcionou sob nenhum aspecto.

Doro: turnê latino-americana adiada para 2021

Batman: 10 razões pelas quais ele é Metal pra caramba

Tudo seria perfeito, se a música fizesse jus ao tratamento que este DVD obteve. A sonoridade de Doro é aquilo que chamamos de "true metal". Algo que fica evidente em sua postura no palco, nas letras e nas estruturas de suas composições. A grande característica do true metal é a importância que o refrão adquire – toda a força da música reside neste momento, é guiada e encontra seu ápice nele. O erro fatal de Doro é crer que todos seus refrões funcionam. Logo, músicas como "I Rule The Ruins", "Hellraiser", "East Meets West", "Fight" e "Metal Tango" – para ficar só em algumas – perdem todo seu valor. Refrões fracos – e mesmo o de "All We Are", que é estupidamente grudento, deveria ser repetido 20 vezes menos no set ao vivo – e instrumental simplório e clichê em demasia, para não dizer anti-técnico. Ou seja, toda a premissa da música de Doro cai por terra. Embora seus dois últimos trabalhos de estúdio demonstrem lampejos de um novo vigor, com mais peso e ousadia. Outro ponto fraquíssimo: as letras, que são, no mínimo, primariamente sofríveis.

"Für Immer" é coisa para fã. Aquele tipo de fanático que sem dúvida não dá a mínima importância para a crítica que é feita de seus ídolos. O tipo de fã estereotipado e imbecil que o "senso comum" consagrou – porquê, pra mim, fã é algo bem diferente. Estes encontrarão o banquete perfeito neste DVD. Curiosos, passem longe.

Site Oficial: www.doropesch.com

Hellion Records – Nacional – 2006.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Doro: turnê latino-americana adiada para 2021Doro
Turnê latino-americana adiada para 2021

Doro: cantora faz primeiro show em um drive-in, veja trechoDoro
Cantora faz primeiro show em um drive-in, veja trecho

Doro: sessão acústica "Corona Sessions" disponibilizada online


Kiss: as dez mais pesadas releituras de músicas da bandaKiss
As dez mais pesadas releituras de músicas da banda

Doro Pesch: Heavy Metal para mim significa liberdadeDoro Pesch
"Heavy Metal para mim significa liberdade"


Batman: 10 razões pelas quais ele é Metal pra carambaBatman
10 razões pelas quais ele é Metal pra caramba

Black Sabbath: Perguntas e respostas e curiosidades diversasBlack Sabbath
Perguntas e respostas e curiosidades diversas


Sobre Maurício Gomes Angelo

Jornalista. Escreve sobre cultura pop (e não pop), política, economia, literatura e artigos em várias áreas desde 2003. Fundador da Revista Movin' Up (www.revistamovinup.com) e da revrbr (www.revrbr.com), agência de comunicação digital. Começou a escrever para o Whiplash! em 2004 e passou também pela revista Roadie Crew.

Mais matérias de Maurício Gomes Angelo no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin