Resenha - Mesmerize - System of a Down
Por Rodrigo Simas
Postado em 05 de fevereiro de 2006
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Alcançando o estrelato, o System of a Down não fugiu da briga e lançou um dos CDs mais raivosos e pesados do ano.
System Of a Down - Mais Novidades
Mesmerize, lançado no primeiro semestre de 2005, é a primeira parte de Hypnotize, que chegou às lojas no início de dezembro. Se os lançamentos anteriores já elevaram o System of a Down (SOAD) ao topo das bandas de heavy metal, 2005 têm tudo para consagrar a banda como a mais importante do cenário atual.
Ousadia. Após a introdução Soldier Side – Intro, o primeiro single, B.Y.O.B (uma abreviação de Bring Your Own Bombs) explode nos auto-falantes, com o guitarrista e principal compositor Daron Malakian gritando "why do they always send the poor?" (porque eles sempre enviam os pobres?), em uma crítica contundente às guerras que marcaram os últimos anos e a política dos presidentes das maiores nações do mundo. Quem em sã consciência lançaria uma música tão pesada quanto essa nas rádios e na MTV?
A produção cristalina, sem abrir mão do peso – e põe peso nisso - ficou por conta mais uma vez de Rick Rubin, que tem no seu currículo bandas como Slipknot, Audioslave, Red Hot Chili Peppers e The Mars Volta, e pelo próprio Daron, que soube dosar na medida certa todos ingredientes e influências que formam a química da banda.
Os extremos e variações entre as faixas – e durante elas – parecem estar ainda mais radicais. Se isso já não fica claro na própria B.Y.O.B, onde as guitarras – que parecem soar mais pesadas - e a quebradeira da bateria de John Dolmayan abrem espaço para um refrão dançante e provocativo, Revenga, Cigaro e Radio/Video provam que o SOAD não quer se prender a nenhum limite, e que suas composições podem ir do trash ao reggae num piscar de olhos. Ponto pra eles.
As letras ácidas continuam em faixas como Violent Pornography e Sad Statue, com mais um show à parte de Serj Tankian, um dos melhores vocalistas da atualidade, que mesmo tendo dividido seu espaço com Daron – que canta grande parte de Mesmerize, e se sai bem – ainda é um dos grandes destaques do CD.
Lost in Hollywood entra como um desabafo, com uma linda melodia e uma interpretação emocionante, encerrando a obra em tom épico. É hora de ouvir Hypnotise e ver se o raio caiu no mesmo lugar duas vezes. Não duvide.
1. Soldier Side – Intro
2. B.Y.O.B
3. Revenga
4. Cigaro
5. Radio/Vídeo
6. This Cocaine Males Me Feel I’m On This Song
7. Violent Pornography
8. Question
9. Sad Statue
10 Old School Hollywood
11. Lost In Hollywood
Site Oficial: www.systemofadown.com
Outras resenhas de Mesmerize - System of a Down
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Por que Roger Waters cortou Paul McCartney em "Dark Side of the Moon"?
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Padre ouve Metallica pela primeira vez e diz que usaria música pra preparar homilias
O clássico do Queen em que Freddie Mercury alcançou a nota mais alta de sua carreira
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Nergal está tocando sem o Behemoth porque a própria banda ficou cara demais
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027
Troy Sanders comenta participação de Geezer Butler no novo álbum do Mastodon
O verdadeiro significado da letra de "Like a Stone", do Audioslave, segundo Chris Cornell
A música triste do Iron Maiden que tem o mesmo título de música do Marillion
A admiração de Renato Russo por Rita Lee, que chegou a escrever uma música para ela

System of a Down - os 20 anos de "Mesmerize"

As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
A pior faixa de "Toxicity", do System of a Down, segundo a Metal Hammer
Por que Serj Tankian, do System of a Down, não gosta da palavra "Deus"
A banda "ridícula" que Rick Rubin achou que jamais faria sucesso, mas ele estava errado



