Resenha - Mesmerize - System Of A Down
Por Ricardo Seelig
Postado em 29 de novembro de 2005
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Confesso que nunca havia prestado muita atenção no grupo. Para mim, eles não passavam de mais um sub-Limp Bizkit, apesar dos alertas constantes e cada vez mais freqüentes de vários amigos, que não cansavam de me dizer "vai lá, escuta, você vai gostar", "você não sabe o que está perdendo", "deixa de ser chato, ouve o disco, é bom pra caralho". Pois bem, eu ouvi, e fiquei de queixo caído...
System Of a Down - Mais Novidades
A bela e melancólica introdução "Soldier Side" prepara o clima para a pedrada de "B.Y.O.B.", estouradassa em todo o mundo. Com uma letra que critica duramente o presidente americano George W. Bush, a música se coloca ao lado dos soldados e das famílias que perderam seus filhos pelos caprichos sem sentido de seu líder despreparado. Uma das melhores músicas da carreira do grupo, alternando levadas hardcore com um refrão inspiradíssimo.
Depois da pancada do início, o SOAD nos entrega "Revenga", onde o destaque são os andamentos quebrados, os vocais intercalados entre Serj e o guitarrista Daron Malakian e mais um refrão matador, que não sai da cabeça.
A mistura de metal com sons nativos da terra natal dos integrantes chega à perfeição em "Radio/Video", que começa pesadíssima para cair em um refrão que une a música libanesa ao reggae e ao ska, em um resultado que, por incrível que pareça, em nenhum momento soa estranho. Esta música é exemplar porque mostra todo o poder e capacidade de composição do SOAD, unindo estilos a princípio antagônicos em uma canção originalíssima, que empolga de imediato. Se não bobearem, com certeza será um dos próximos singles do álbum.
"Cigaro" tem o riff de guitarra que o Metallica está procurando há mais de uma década. Ao contrário de Hetfield e Ulrich, que se perderam na pretensão e soaram ridículos nas tentativas de inovar o seu som, o SOAD coloca no liquidificador o que o hard rock produziu de melhor em trinta anos, passando pelo thrash oitentista e pelo hardcore nova iorquino, e o resultado é mais uma ótima composição.
A influência do thrash da Bay Area mais uma vez pode ser ouvida em "This Cocaine Makes Me Feel Like I´m On This Song", que abre com um riff que nos remete a álbuns clássicos de nomes como Metallica e Megadeth, desembarcando em uma linha vocal que parece ter saído dos discos gravados pelo Anthrax no mesmo período.
A bem humorada "Violent Pornography" critica de forma irônica a programação das TVs americanas, e vem embalada mais uma vez por muito peso. "Question!", o segundo single do álbum, une passagens acústicas com guitarras muito pesadas, e uma linha vocal que em alguns momentos nos remete ao jazz. Isso mesmo, pode soar estranho para quem está lendo, mas o resultado final é nada menos do que primoroso.
O riff de "Sad Statue" parece saído do "Kill´Em All", até cair em uma linha vocal que é puro SOAD. As mudanças de andamento continuam uma constante, com os vocais de Serj e Daron intercalando-se durante toda a canção.
"Old School Hollywood" é a faixa menos ortodoxa de um álbum nada ortodoxo. Com efeitos eletrônicos no início, mistura vocais debochados com vozes carregadas de efeitos. Em alguns momentos me lembrou coisas feitas pelo Sigue Sigue Sputnik nos anos oitenta. Os vocais, mais uma vez, são o grande destaque.
"Mesmerize" fecha com "Lost In Hollywood", uma grande canção, na qual a banda tira o pé do acelerador e encerra o álbum de forma exemplar. As linhas vocais estão entre as mais bonitas do álbum, e quem gosta de boa balada vai adorar.
Com "Mesmerize" o System Of A Down deixa de ser uma promessa para se transformar em uma das bandas mais inovadoras e inquietantes do planeta, em todos os estilos. Ser original no rock é dificílimo, e o SOAD mostra neste álbum um talento e uma capacidade de surpreender absolutamente estonteantes. Todos os integrantes têm atuações primorosas, e destacar apenas um seria errado, contudo é impossível não sorrir com as guitarras matadoras, os vocais excelentes e a bateria empolgante de John Dolmayan, alternando-se entre andamentos mais intricados a ritmos poucas vezes usados no metal em um piscar de olhos.
Com produção de Rick Rubin e mixado por Andy Wallace, "Mesmerize" é apenas a primeira parte de um projeto maior, que será concluído agora, dia 22 de novembro, quando "Hypnotize", a segunda parte, chegar as lojas.
Se fosse possível eu daria nota 11 para este álbum, que está há anos luz de tudo o que eu ouvi neste ano de 2005. Faça um favor a si mesmo: esqueça o seu preconceito e ouça o álbum de cabo a rabo. Tenho certeza de que você vai levar um choque tão grande quanto eu levei.
Faixas:
1. Soldier Side (Intro)
2. B.Y.O.B.
3. Revenga
4. Radio/Video
5. Cigaro
6. This Cocaine Makes Me Feel Like I´m On This Song
7. Violent Pornography
8. Question!
9. Sad Statue
10. Old School Hollywood
11. Lost In Hollywood
Outras resenhas de Mesmerize - System Of A Down
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Tribulation anuncia Luana Dametto como baterista de sua próxima turnê
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler

System of a Down - os 20 anos de "Mesmerize"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
MC Lan apresenta seu lado rock em projeto com músicos do System of a Down e KoRn
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
System Of a Down - Daron Malakian relembra quando tocou guitarra com o Metallica em 2000
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


