Resenha - All The Right Reasons - Nickelback
Por Ricardo Seelig
Postado em 26 de novembro de 2005
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A banda canadense Nickelback estourou mundialmente em 2001, com o lançamento do álbum "Silver Side Up", puxado pelos hits "How You Remind Me", "Too Bad" e "Never Again". "All The Right Reasons", novo trabalho dos caras, acaba de chegar às lojas, e deve levar o grupo ainda mais longe.
Quinto álbum da carreira (os outros são "Curb" de 97, "The State" de 99, o já citado "Silver Side Up" – lançado no apocalíptico dia 11 de setembro de 2001 - e "The Long Road", de 2003), "All The Right Reasons" segue à risca a mesma fórmula apresentada nos anteriores, alternando músicas mais pesadas puxadas por refrões marcantes a baladas feitas sob medida para levantar estádios em todo o mundo.
A superexposição da banda, figurinha tarimbada na MTV e nas rádios Brasil afora, certamente afastará rockeiros mais ortodoxos, mas a verdade é que o grupo é muito competente no que se propõe a fazer, soando honesto não só neste álbum, mas em toda a sua carreira.
"All The Right Reasons" abre com a levada de bateria da pesadíssima "Follow You Home", que por alguns segundos me lembrou "We´re An American Band", do Grand Funk. A segunda faixa, "Fight For All The Wrong Reasons", traz o peso das guitarras em primeiro plano, numa levada mais cadenciada que explode em forte refrão.
Como já é tradicional nos trabalhos do grupo, baladas prontas para estourar mundialmente pontuam o álbum. "Photograph", o primeiro single, segue o caminho de "Hero", cantada pelo vocalista Chad Kroeger na trilha do primeiro "Homem-Aranha". Em "Savin´ Me" os violões fazem companhia às guitarras pesadas da banda. A melosa "Far Away" tem uma linha vocal que em certos momentos lembra "Time After Time", hit da cantora Cindy Lauper nos anos oitenta. "If Everyone Cared" começa mansa e cai em um refrão grudento, que com certeza será cantado a plenos pulmões mundo afora. A música está tão pronta e bonitinha que é possível até imaginar como será o clip...
Deixando de lado as baladas, merecem destaque o peso e a competência da banda em compor músicas agradáveis. Exemplos disso são "Animals" e "Side Of A Bullet", repletas de belos momentos, com o destaque de sempre para a bela voz de Chad Kroeger.
O Nickelback até se arrisca um pouco, tentando novos caminhos em "Next Contestant", que começa com uma guitarra que lembra um pouco o Pink Floyd fase "The Wall", mas não passa de uma tentativa, logo caindo na fórmula consagrada (e às vezes repetitiva) do grupo. Fechando o álbum temos a pop "Someone That You´re With", que deve agradar surfistas e skatistas, e a bela balada autobiográfica "Rockstar".
Se você não gosta de Nickelback, não vai ser "All The Right Reasons" que vai fazer você gostar. Apesar de tudo, o álbum surpreende e nos entrega alguns belos momentos, principalmente quando o grupo deixa de lado as baladas e investe mais no peso e nos riffs. A banda é competente, o vocalista é muito bom.
"All The Right Reasons" não vai mudar a vida de ninguém, a não ser dos integrantes do Nickelback, mas apesar de tudo é um bom álbum, que merece ser ouvido com atenção, ainda mais em uma época repleta de clones de Blink 182. Pelo menos é muito mais honesto.
Faixas:
1. Follow You Home
2. Fight For All The Wrong Reasons
3. Photograph
4. Animals
5. Savin´ Me
6. Far Away
7. Next Contestant
8. Side Of A Bullet
9. If Everyone Cared
10. Someone That You´re With
11. Rockstar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O Raul Seixas não era nada daquilo que ele falava, diz ex-parceiro musical
Zakk Wylde aponta o primeiro riff de Metal da história; não é do Black Sabbath
Os dois extremos do rock nacional pré-anos 1980 que irritavam Renato Russo



25 hinos do rock que chegam aos 25 anos em 2026
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



