Resenha - All The Right Reasons - Nickelback
Por Ricardo Seelig
Postado em 26 de novembro de 2005
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A banda canadense Nickelback estourou mundialmente em 2001, com o lançamento do álbum "Silver Side Up", puxado pelos hits "How You Remind Me", "Too Bad" e "Never Again". "All The Right Reasons", novo trabalho dos caras, acaba de chegar às lojas, e deve levar o grupo ainda mais longe.
Nickelback - Mais Novidades
Quinto álbum da carreira (os outros são "Curb" de 97, "The State" de 99, o já citado "Silver Side Up" – lançado no apocalíptico dia 11 de setembro de 2001 - e "The Long Road", de 2003), "All The Right Reasons" segue à risca a mesma fórmula apresentada nos anteriores, alternando músicas mais pesadas puxadas por refrões marcantes a baladas feitas sob medida para levantar estádios em todo o mundo.
A superexposição da banda, figurinha tarimbada na MTV e nas rádios Brasil afora, certamente afastará rockeiros mais ortodoxos, mas a verdade é que o grupo é muito competente no que se propõe a fazer, soando honesto não só neste álbum, mas em toda a sua carreira.
"All The Right Reasons" abre com a levada de bateria da pesadíssima "Follow You Home", que por alguns segundos me lembrou "We´re An American Band", do Grand Funk. A segunda faixa, "Fight For All The Wrong Reasons", traz o peso das guitarras em primeiro plano, numa levada mais cadenciada que explode em forte refrão.
Como já é tradicional nos trabalhos do grupo, baladas prontas para estourar mundialmente pontuam o álbum. "Photograph", o primeiro single, segue o caminho de "Hero", cantada pelo vocalista Chad Kroeger na trilha do primeiro "Homem-Aranha". Em "Savin´ Me" os violões fazem companhia às guitarras pesadas da banda. A melosa "Far Away" tem uma linha vocal que em certos momentos lembra "Time After Time", hit da cantora Cindy Lauper nos anos oitenta. "If Everyone Cared" começa mansa e cai em um refrão grudento, que com certeza será cantado a plenos pulmões mundo afora. A música está tão pronta e bonitinha que é possível até imaginar como será o clip...
Deixando de lado as baladas, merecem destaque o peso e a competência da banda em compor músicas agradáveis. Exemplos disso são "Animals" e "Side Of A Bullet", repletas de belos momentos, com o destaque de sempre para a bela voz de Chad Kroeger.
O Nickelback até se arrisca um pouco, tentando novos caminhos em "Next Contestant", que começa com uma guitarra que lembra um pouco o Pink Floyd fase "The Wall", mas não passa de uma tentativa, logo caindo na fórmula consagrada (e às vezes repetitiva) do grupo. Fechando o álbum temos a pop "Someone That You´re With", que deve agradar surfistas e skatistas, e a bela balada autobiográfica "Rockstar".
Se você não gosta de Nickelback, não vai ser "All The Right Reasons" que vai fazer você gostar. Apesar de tudo, o álbum surpreende e nos entrega alguns belos momentos, principalmente quando o grupo deixa de lado as baladas e investe mais no peso e nos riffs. A banda é competente, o vocalista é muito bom.
"All The Right Reasons" não vai mudar a vida de ninguém, a não ser dos integrantes do Nickelback, mas apesar de tudo é um bom álbum, que merece ser ouvido com atenção, ainda mais em uma época repleta de clones de Blink 182. Pelo menos é muito mais honesto.
Faixas:
1. Follow You Home
2. Fight For All The Wrong Reasons
3. Photograph
4. Animals
5. Savin´ Me
6. Far Away
7. Next Contestant
8. Side Of A Bullet
9. If Everyone Cared
10. Someone That You´re With
11. Rockstar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA
U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
A música do The Animals que Eric Burdon mais se orgulha de ter escrito
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
Motörhead anuncia edição remixada do álbum "Orgasmatron"
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
A banda que Slash diz merecer mais fama: "Um dos melhores rocks crus de todos os tempos"
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"
Família de Andre Matos pede que fãs não façam conteúdos de IA com sua imagem
A música dos Beatles que Dave Grohl considera mais pesada que Black Sabbath e Motörhead
Assista ao trailer oficial de "Ozzy & Black Sabbath: Back to the Beginning"
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
Evanescence anuncia edição expandida do álbum "The Open Door"
Os três músicos que tocam juntos e que, para Rick Rubin, são o máximo da musicalidade
Robert Plant: vocalista elege as suas sete músicas favoritas de todos os tempos
Como era o esquema de "jabá" do Chacrinha nos anos 1980, segundo Edgard Scandurra

Nickelback lança o novo single "Make Me Love You"
Nickelback lança a balada "Leave Me Behind", faixa de seu próximo disco
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



