Resenha - All The Right Reasons - Nickelback
Por Ricardo Seelig
Postado em 26 de novembro de 2005
Nota: 7
A banda canadense Nickelback estourou mundialmente em 2001, com o lançamento do álbum "Silver Side Up", puxado pelos hits "How You Remind Me", "Too Bad" e "Never Again". "All The Right Reasons", novo trabalho dos caras, acaba de chegar às lojas, e deve levar o grupo ainda mais longe.
Quinto álbum da carreira (os outros são "Curb" de 97, "The State" de 99, o já citado "Silver Side Up" – lançado no apocalíptico dia 11 de setembro de 2001 - e "The Long Road", de 2003), "All The Right Reasons" segue à risca a mesma fórmula apresentada nos anteriores, alternando músicas mais pesadas puxadas por refrões marcantes a baladas feitas sob medida para levantar estádios em todo o mundo.
A superexposição da banda, figurinha tarimbada na MTV e nas rádios Brasil afora, certamente afastará rockeiros mais ortodoxos, mas a verdade é que o grupo é muito competente no que se propõe a fazer, soando honesto não só neste álbum, mas em toda a sua carreira.
"All The Right Reasons" abre com a levada de bateria da pesadíssima "Follow You Home", que por alguns segundos me lembrou "We´re An American Band", do Grand Funk. A segunda faixa, "Fight For All The Wrong Reasons", traz o peso das guitarras em primeiro plano, numa levada mais cadenciada que explode em forte refrão.
Como já é tradicional nos trabalhos do grupo, baladas prontas para estourar mundialmente pontuam o álbum. "Photograph", o primeiro single, segue o caminho de "Hero", cantada pelo vocalista Chad Kroeger na trilha do primeiro "Homem-Aranha". Em "Savin´ Me" os violões fazem companhia às guitarras pesadas da banda. A melosa "Far Away" tem uma linha vocal que em certos momentos lembra "Time After Time", hit da cantora Cindy Lauper nos anos oitenta. "If Everyone Cared" começa mansa e cai em um refrão grudento, que com certeza será cantado a plenos pulmões mundo afora. A música está tão pronta e bonitinha que é possível até imaginar como será o clip...
Deixando de lado as baladas, merecem destaque o peso e a competência da banda em compor músicas agradáveis. Exemplos disso são "Animals" e "Side Of A Bullet", repletas de belos momentos, com o destaque de sempre para a bela voz de Chad Kroeger.
O Nickelback até se arrisca um pouco, tentando novos caminhos em "Next Contestant", que começa com uma guitarra que lembra um pouco o Pink Floyd fase "The Wall", mas não passa de uma tentativa, logo caindo na fórmula consagrada (e às vezes repetitiva) do grupo. Fechando o álbum temos a pop "Someone That You´re With", que deve agradar surfistas e skatistas, e a bela balada autobiográfica "Rockstar".
Se você não gosta de Nickelback, não vai ser "All The Right Reasons" que vai fazer você gostar. Apesar de tudo, o álbum surpreende e nos entrega alguns belos momentos, principalmente quando o grupo deixa de lado as baladas e investe mais no peso e nos riffs. A banda é competente, o vocalista é muito bom.
"All The Right Reasons" não vai mudar a vida de ninguém, a não ser dos integrantes do Nickelback, mas apesar de tudo é um bom álbum, que merece ser ouvido com atenção, ainda mais em uma época repleta de clones de Blink 182. Pelo menos é muito mais honesto.
Faixas:
1. Follow You Home
2. Fight For All The Wrong Reasons
3. Photograph
4. Animals
5. Savin´ Me
6. Far Away
7. Next Contestant
8. Side Of A Bullet
9. If Everyone Cared
10. Someone That You´re With
11. Rockstar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps