Resenha - Doomsday Machine - Arch Enemy
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 19 de agosto de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O sueco Arch Enemy coloca no mercado "Doomsday Machine", seu sexto álbum de estúdio, com a formação inalterada contando com Angela Gossow (voz), Mike Amott (guitarra), Christopher Amott (guitarra), Sharlee D’Angelo (baixo) e Daniel Elandsson (bateria). As faixas basicamente reciclam a mesma fórmula de equilíbrio entre melodia e agressão dos discos anteriores, porém com alguns incrementos bastante interessantes.
Comparando com seu antecessor, "Antems Of Rebellion" (2003), este registro oferece um peso extra nas composições que já eram fortes por natureza, assim como maior presença de melodias. As habilidades dos irmãos Amott nas guitarras continuam surpreendentes, despejando riffs bombásticos e Michael, um dos nomes mais reverenciados nas seis cordas do mundo metálico, teve uma preocupação toda especial com seus solos, que estão cada vez mais virtuosos, o que é relativamente incomum dentro do death metal melódico e com certeza o grande ponto alto do Arch Enemy.
A atuação da seção rítmica somente faz os méritos de "Doomsday Machine" aumentarem ainda mais, pois Sharlee e Daniel tem bom senso e criatividade para executar exatamente o que é necessário no momento correto, se ajustando perfeitamente em cada canção numa sincronia que é de cair o queixo.
O desempenho da alemã Angela merece comentários à parte, pois esta loirinha conseguiu impressionar a todos com seus rosnados de uma agressividade completamente masculina desde sua entrada na banda. Porém, em "Doomsday Machine" sua linhas vocais estão recheadas com camadas de efeitos, com um resultado final que mexerá com a opinião de muitos fãs. Se nos discos anteriores ela urrava como um monstro, agora é um monstro usando a tecnologia, um verdadeiro Frankenstein.
Desde a instrumental que abre o disco até "Slaves Of Yesterday ", o que se ouve é uma ótima mescla de death metal melódico com o thrash norte-americano oitentista, mas que possui sua própria identidade graças ao talento de seus músicos, em especial ao já citado trabalhos das guitarras, que não possuem único riff ou solo medianos. Novamente com a estupenda produção de Andy Sneap, o ouvinte tem a garantia de clareza e profundidade abundantes nos instrumentos, com uma consistência que impressiona em todos os momentos da audição, sendo bastante indicado a constar na prateleira dos amantes de qualquer gênero do Heavy Metal.
ARCH ENEMY - Doomsday Machine
(2005 / Century Media – importado)
01. Enter The Machine
02. Taking Back My Soul
03. Nemesis My Apocalypse
04. Carry The Cross
05. I Am Legend / Out For Blood
06. Skeleton Dance
07. Hybrids Of Steel
08. Mechanic
09. God Creation
10. Machtkampf
11. Slaves Of Yesterday
Homepage: www.archenemy.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
Andreas Kisser relembra quando foi chamado de vagabundo por tocar no Sepultura
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
Anos após ser atacada por morcego, vocalista do The Pretty Reckless é picada por aranha
Andreas Kisser no Metallica? Guitarrista relembra teste e recepção com limusine
As regras do Viking Metal
O hit de Cazuza que letra do refrão original era "forte demais" e ele concordou em alterar
A opinião de Gene Simmons sobre o Sepultura que deve agradar aos irmãos Cavalera


Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
Daniel Erlandsson diz que retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy não daria certo
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
Alissa White-Gluz diz que influenciadores distorceram a questão central do veganismo
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



