Resenha - Devils - 69 Eyes
Por Sílvio Costa
Postado em 07 de julho de 2005
O anúncio da presença dos finlandeses do The 69 Eyes no festival Live ‘n’ Louder no próximo dia 12 de outubro deve ter pegado muita gente de surpresa. Eles não são muito conhecidos por aqui e nenhum de seus álbuns foi lançado no país. Entretanto, o som por eles praticado é algo bastante conhecido e apreciado por aqui. Trata-se de uma mistura bem sacada de Hard e Gothic Rock com uma dose monstruosa de originalidade.
O leitor deve conhecer pelo uma meia dúzia de bandas que fazem essa fusão. Não por acaso, quase todas finlandesas como o The 69 Eyes (é o caso do HIM, do Lullacry, e do The Rasmus, numa linha mais pop). A inovação não está no estilo, mas no formato que o The 69 Eyes deu a ele. A base é um Hard Rock bem pegajoso, com uma levada de baixo e bateria bem parecida com as bandas góticas dos anos 80 (Sisters of Mercy e Bauhaus). Nos primórdios, a banda nem tinha essa influência gótica e fazia um Hard rock bem glam e ainda dá para perceber um pouco desse passado em algumas letras.Os vocais de Jyrki69 fazem toda a diferença. Com uma voz de fazer inveja ao Nick Cave, o rapaz tem um timbre grave que encaixa perfeitamente com a atmosfera "dark" da banda. Além disso, ele está muito acima da média como intérprete, carregando com uma dramaticidade raras vezes vista cada palavra cantada.
Outra coisa fascinante é o fato de que não há uma preocupação comercial muito pronunciada, embora o som da banda seja bem simples e acessível. Algumas faixas trazem incursões de teclado muito bem sacadas, como é o caso de "Devils" e "Hevioso". As guitarras de Timo-Timo e Baize são afiadas, mas acabam não aparecendo muito em virtude da simplicidade das construções musicais da banda. Mas não há mesmo como desviar a atenção do vocalista Jyrki69. Ele dá sucessivos shows de interpretação em faixas como em "Lost Boys", na pegajosa (no melhor dos sentidos) "Beneath the Blue" e na balada "Christina Death". Em outras faixas, a riqueza dos arranjos chama bastante atenção, como é o caso de "Sister of Charity" e "August Moon".
Caso o festival de outubro seja mesmo confirmado e a presença da banda em terras brasileiras realmente ocorra, será uma excelente oportunidade para que todos conheçam esse trabalho original e muitíssimo interessante. Quem gosta de refrões grudentos, guitarras altas e melódicas e, sobretudo, aprecia uma boa dose de romantismo bizarro vai encontrar no The 69 Eyes a banda perfeita.
Banda:
Jyrki69: Voz
Jussi69: Bateria
Timo-Timo: Guitarra
Baize: Guitarra
Archzie: Baixo
Lançado em 2004 pela Oy EMI Finland Ab
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
Luis Mariutti convida membros do Angra para show de reunião: "Só escolher a data"
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Morre Ross "The Boss", membro fundador e ex-guitarrista do Manowar
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Guitarrista e produtor mantém esperança de que álbum do King Diamond sairá em breve
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Black Label Society lança novo álbum "Engines of Demolition"; ouça agora
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas



The 69 Eyes anuncia novo EP e disponibiliza cover do Thin Lizzy
Supla lança regravação para "Trip Scene" com membros do The 69 Eyes
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


