Resenha - Best Of 90 99 - Yngwie J. Malmsteen
Por Ricardo Seelig
Postado em 03 de julho de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A guitarra é a alma do rock. Isso todo mundo sabe. Mas, quando alguém resolve eleger os melhores guitarristas, daí já é outro papo, e não vai ser hoje que eu vou entrar nele.
Yngwie Malmsteen - Mais Novidades
A evolução do instrumento passa por alguns nomes obrigatórios, como Chuck Berry, Keith Richards, Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jeff Beck, Jimmy Page, Eddie Van Halen e muitos outros. O sueco Yngwie J. Malmsteen é, com certeza, um dos mais importantes nessa história.
Com mais de vinte anos de carreira, Malmsteen revolucionou o instrumento e, ao lado de Eddie Van Halen, influenciou de maneira definitiva o modo de tocar guitarra dos anos oitenta até hoje. Joe Satriani, Steve Vai e todos estes guitarristas que fizeram a fama em discos instrumentais repletos de solos à velocidade da luz devem a sua carreira a Malmsteen e Van Halen (os próprios Satriani e Vai reconhecem isso, e convidaram Yngwie para fazer parte do projeto G3 em 2003).
Pois bem: a coletânea "The Best Of 90-99" tem o seu foco na última década da carreira do guitarrista sueco (apesar de ignorar completamente o material dos bons álbuns "Eclipse" e "Fire & Ice", lançados em 1990 e 1992, respectivamente). O CD abre com "Gimme, Gimme, Gimme", cover inusitado do também sueco Abba, que na versão de Malmsteen ganhou, é claro, uma dose extra de peso e excelentes vocais a cargo de Mark Boals.
O álbum segue com a matadora "Never Die", do disco "Seventh Sign", de 94, e esta é uma das melhores faixas da coletânea, e não poderia ser diferente, já que nesta época Malmsteen contava com o ótimo vocalista Michael Vescera e o excepcional baterista Mike Terrana (hoje no Rage, e que fez uma participação recente em "No Gravity", primeiro CD solo do brasileiro Kiko Loureiro, guitarrista do Angra) em sua banda. Desde disco também foram selecionadas a balada "Brothers" e a belíssima "Seventh Sign", obrigatória para qualquer fã.
Do álbum "Magnum Opus" de 95 temos as melódicas "Vengeance" e "Voodoo", com Yngwie fazendo o esmerilho habitual enquanto Michael Vescera faz os vocais com a competência de sempre.
Do pesadíssimo "Facing The Animal", lançado em 97, vêm as ótimas "Another Time" e a faixa título, e também a melosa balada "Like An Angel". Mark Boals era o vocalista nesta época, enquanto que a bateria era ocupada pelo lendário Cozy Powell (ex-Rainbow, Black Sabbath, ELP, entre outros). Vale lembrar que este álbum de Malmsteen contém as últimas gravações de Cozy Powell, falecido logo após o lançamento em um acidente de carro.
Seguindo a viagem cronológica, desembarcamos no álbum "Live !!", gravado ao vivo em São Paulo em maio de 1998. A estupenda "Rising Force", um dos maiores clássicos do guitarrista, marca presença, juntamente com "Gates Of Babylon", versão para o clássico do Rainbow de Ritchie Blackmore, a maior influência do guitarrista. Nestas versões de destaca também o excelente vocal de Mats Léven.
Fechando a coletânea temos a instrumental "Blue" e "Hangar 18, Area 51", do álbum "Alchemy" de 1999, e "Cavalino Rampante", do excelente e obrigatório "Concerto Suite for Electric Guitar and Orchestra in E Flat Minor Op 1", gravado ao vivo ao lado da Orquestra Filarmônica de Praga, na República Tcheca, com regência do maestro Yoel Levi, da Sinfônica de Atlanta.
Apesar do encarte pobre, vale ressaltar a bela arte da capa e o texto do redator da revista inglesa Kerrang !!, Mark Greenway.
"The Best Of 90-99" serve como porta de entrada ao universo de Malmsteen e, mesmo restrito apenas a segunda década de sua carreira, apresenta excelentes músicas e é um CD interessante para quem gosta de heavy metal e, principalmente, guitarras virtuosas e repletas de melodias.
Faixas:
1. Gimme, Gimme, Gimme
2. Never Die
3. Brothers
4. Seventh Sign
5. Vengeance
6. Voodoo
7. Facing The Animal
8. Like An Angel
9. Another Time
10. Rising Force (Live)
11. Gates Of Babylon (Live)
12. Blue
13. Hangar 18, Area 51
14. Cavalino Rampante
Ouvindo:
Bruce Dickinson, Navigate The Seas Of The Sun.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Gary "Mani" Mounfield, baixista do Stone Roses e Primal Scream, morre aos 63 anos
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
A música preferida de Andre Matos que ele nunca cantou com o Angra
Por que Renato Russo alterou letra original de "Eduardo e Mônica", segundo biógrafa
Dave Mustaine: Maroon 5 o deixou boquiaberto
A crítica de B.B. King a Yngwie Malmsteen que explica ódio de Lobão por Iron Maiden
Bumblefoot adorava Hendrix e Page, mas 3 guitarristas dos 80s mudaram sua vida de ponta cabeça
Yngwie Malmsteen deixou o jovem John Petrucci impressionado
10 melhores covers de músicas do Black Sabbath e Ozzy Osbourne segundo o Metal Injection
"Algo precisa ser feito, mas eu não sei o quê", diz Yngwie Malmsteen



