Resenha - Best Of 90 99 - Yngwie J. Malmsteen
Por Ricardo Seelig
Postado em 03 de julho de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A guitarra é a alma do rock. Isso todo mundo sabe. Mas, quando alguém resolve eleger os melhores guitarristas, daí já é outro papo, e não vai ser hoje que eu vou entrar nele.
Yngwie Malmsteen - Mais Novidades
A evolução do instrumento passa por alguns nomes obrigatórios, como Chuck Berry, Keith Richards, Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jeff Beck, Jimmy Page, Eddie Van Halen e muitos outros. O sueco Yngwie J. Malmsteen é, com certeza, um dos mais importantes nessa história.
Com mais de vinte anos de carreira, Malmsteen revolucionou o instrumento e, ao lado de Eddie Van Halen, influenciou de maneira definitiva o modo de tocar guitarra dos anos oitenta até hoje. Joe Satriani, Steve Vai e todos estes guitarristas que fizeram a fama em discos instrumentais repletos de solos à velocidade da luz devem a sua carreira a Malmsteen e Van Halen (os próprios Satriani e Vai reconhecem isso, e convidaram Yngwie para fazer parte do projeto G3 em 2003).
Pois bem: a coletânea "The Best Of 90-99" tem o seu foco na última década da carreira do guitarrista sueco (apesar de ignorar completamente o material dos bons álbuns "Eclipse" e "Fire & Ice", lançados em 1990 e 1992, respectivamente). O CD abre com "Gimme, Gimme, Gimme", cover inusitado do também sueco Abba, que na versão de Malmsteen ganhou, é claro, uma dose extra de peso e excelentes vocais a cargo de Mark Boals.
O álbum segue com a matadora "Never Die", do disco "Seventh Sign", de 94, e esta é uma das melhores faixas da coletânea, e não poderia ser diferente, já que nesta época Malmsteen contava com o ótimo vocalista Michael Vescera e o excepcional baterista Mike Terrana (hoje no Rage, e que fez uma participação recente em "No Gravity", primeiro CD solo do brasileiro Kiko Loureiro, guitarrista do Angra) em sua banda. Desde disco também foram selecionadas a balada "Brothers" e a belíssima "Seventh Sign", obrigatória para qualquer fã.
Do álbum "Magnum Opus" de 95 temos as melódicas "Vengeance" e "Voodoo", com Yngwie fazendo o esmerilho habitual enquanto Michael Vescera faz os vocais com a competência de sempre.
Do pesadíssimo "Facing The Animal", lançado em 97, vêm as ótimas "Another Time" e a faixa título, e também a melosa balada "Like An Angel". Mark Boals era o vocalista nesta época, enquanto que a bateria era ocupada pelo lendário Cozy Powell (ex-Rainbow, Black Sabbath, ELP, entre outros). Vale lembrar que este álbum de Malmsteen contém as últimas gravações de Cozy Powell, falecido logo após o lançamento em um acidente de carro.
Seguindo a viagem cronológica, desembarcamos no álbum "Live !!", gravado ao vivo em São Paulo em maio de 1998. A estupenda "Rising Force", um dos maiores clássicos do guitarrista, marca presença, juntamente com "Gates Of Babylon", versão para o clássico do Rainbow de Ritchie Blackmore, a maior influência do guitarrista. Nestas versões de destaca também o excelente vocal de Mats Léven.
Fechando a coletânea temos a instrumental "Blue" e "Hangar 18, Area 51", do álbum "Alchemy" de 1999, e "Cavalino Rampante", do excelente e obrigatório "Concerto Suite for Electric Guitar and Orchestra in E Flat Minor Op 1", gravado ao vivo ao lado da Orquestra Filarmônica de Praga, na República Tcheca, com regência do maestro Yoel Levi, da Sinfônica de Atlanta.
Apesar do encarte pobre, vale ressaltar a bela arte da capa e o texto do redator da revista inglesa Kerrang !!, Mark Greenway.
"The Best Of 90-99" serve como porta de entrada ao universo de Malmsteen e, mesmo restrito apenas a segunda década de sua carreira, apresenta excelentes músicas e é um CD interessante para quem gosta de heavy metal e, principalmente, guitarras virtuosas e repletas de melodias.
Faixas:
1. Gimme, Gimme, Gimme
2. Never Die
3. Brothers
4. Seventh Sign
5. Vengeance
6. Voodoo
7. Facing The Animal
8. Like An Angel
9. Another Time
10. Rising Force (Live)
11. Gates Of Babylon (Live)
12. Blue
13. Hangar 18, Area 51
14. Cavalino Rampante
Ouvindo:
Bruce Dickinson, Navigate The Seas Of The Sun.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Ex-Manowar, guitarrista Ross The Boss é diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
A pior faixa de "Black Album", de acordo com o Heavy Consequence
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio
O dia que James Hetfield deixou Dave Mustaine na mão em briga
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
Por que "Welcome Home (Sanitarium)" é a pior faixa de "Master of Puppets", segundo site
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
Tecladista do Faith No More conta como se sentia convivendo com a cena hair metal
Rush: um ano antes de morrer, Neil Peart já não falava, nem andava
O apelido irônico que Folha de S. Paulo deu ao Engenheiros do Hawaii em 1986


Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
Jeff Scott Soto não acha que Yngwie Malmsteen falou dele em recente desabafo
Soto lembra quando fãs acharam que Bruce Springsteen e Yngwie Malmsteen eram a mesma pessoa
A crítica de B.B. King a Yngwie Malmsteen que explica ódio de Lobão por Iron Maiden
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



