Resenha - Aeronautics - Masterplan
Por Clóvis Eduardo
Postado em 01 de junho de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Lendo algumas entrevistas e comentários do guitarrista Roland Grapow sobre a nova fase que o Masterplan está vivendo, somos obrigados a concordar que o cara tem toda a razão. É um novo período, onde todos os integrantes estão ainda mais atuantes e o que é melhor, aparentemente rejuvenescidos. Mesmo sabendo que o vocalista Jorn Lande participa como convidado em algumas bandas, tem o projeto solo e ainda ataca no Masterplan, é de ficar espantado com o seu poder. Não é novidade que Jorn tem aparecido tanto na mídia especializada quanto fenômenos da música "popularesca" brasileira na televisão em programas de auditório.

O próprio Roland também pode ser considerado um fenômeno não pelo que ele já fez na carreira. Assim que deixamos o passado de lado, a prova maior está em "Aeronautics", sem esquecer do CD de estréia do grupo, que demorou a sair de alguns aparelhos de som, inclusive do meu. Roland é um monstro na guitarra e eu desconfio que todo mundo já tenha certeza disso. Agora, sacar que ele unido de Jorn, do ídolo mor de uma geração de bateristas, Uli Kusch, do adorador de baixos estilizados, Jan S. Eckert e do tecladista (enfim oficial), Axel Mackenrottn as composições seriam tão incríveis e destacáveis. O guitarrista admitiu que várias músicas tiveram a participação de todos os músicos, e que foi deixado de lado aquele individualismo que não leva a nada.
Axel escreveu duas músicas e o baixista Jan fez uma bela balada chamada "After This War". Além disso, Jorn Lande foi mais presente na composição, o que, admite Roland Grapow, foi decisivo para que ele e Uli fizessem um trabalho tão dedicado. Enfim, o Masterplan passou firme pelo teste de fogo e mostrou que é muito mais do que um projeto de power metal. É sim uma das melhores bandas da atualidade. Ao escutar belezinhas como "Crimson Rider" e todo aquele ar épico envolto em aeronaves, ficamos à deriva de levadas contagiantes e uma harmonia conseguida por Axel muito destacável.
Abro um tópico para Jorn Lande. Vejo em todo lugar elogios a ele e percebo que só falta chamarem-no de lindo (deixa as meninas julgarem isso). O cara recebe tanta rasgação de seda, que é um motivo a mais para tomarmos cuidado ao criticarmos o trabalho vocal de "Aeronautics". A gente que é inexperiente tenta fazer ar de: "oh, aqui ele deu uma desafinada, que incompetente", mas o que conseguimos é apenas nos tornarmos mais fãs do cara. Ainda incrédulos do que ele fez em "Into The Light" no CD passado, não me sinto em condições de julgar "Headbanger's Ballroom". Haja garganta!
"Wounds" é linda, "I´m Not afraid" é chamativa, "Into the Area" é pesadíssima e "Falling Sparrow" é emocionante. Para que citar mais músicas se já temos belas composições reunidas em um CD? A não ser que você não ouça a última faixa, "Black in The Burn". Isso sim que é música! Nove minutos de tradicionalismo metálico e algumas doses de progressividade unida por passagens de cair o queixo em performances deslumbrantes de todos os integrantes. Ouça e comprove.
Nota dez é para trabalhos perfeitos, aqueles que ficam para a história. "Aeronautics" com mais algumas 20 ou 30 audições poderia se tornar um ícone de uma era, pelo menos para mim, mas cuidaremos nos termos para que o Masterplan não se conforme com este disco, e que tente cada vez mais atingir a perfeição. Até por que ainda não dá para ficar totalmente contente, pois não vejo graça nenhuma em saber que o EP "Back From My Life", contém várias músicas inéditas, e os meus recursos financeiros estão escassos. Fico só com o "Aeronautics", por enquanto.
Laser Company – Rock Brigade
Outras resenhas de Aeronautics - Masterplan
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Paul Di'Anno tem novo álbum ao vivo anunciado, "Live Before Death"
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Edu Falaschi comenta mudanças em sua voz: "Aquele Edu de 2001 não existe mais"
Bruce Dickinson lança vídeo de versão reimaginada da clássica "Tears of the Dragon"
A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
Dennis Stratton quer ir ao Hall of Fame, mas respeitará decisão do Iron Maiden
Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Com ex-membros do Death, Left to Die anuncia álbum "Initium Mortis"
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
Yes lança "Turnaround Situation", faixa de seu próximo disco de esrtúdio
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
Masterplan divulga "Electric Nights", faixa de seu próximo disco
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


