Resenha - Paranoid Collection - Brazilian Metal Scene

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Finatto Jr.
Enviar correções  |  Ver Acessos


Algo muito complicado é resenhar coletâneas. Sempre há nestes registros boas bandas (boas gravações também) e por outro lado, bandas que necessitam maior entrosamento e até um suporte melhor de estúdio para que a gravação de sua demo (ou música) fique melhor ao ponto de não soar chata ou irritante. Mas não há como negar que simplesmente a idéia de realizar uma coletânea já merece elogios, ainda mais se tratando do underground brasileiro, como acontece aqui com a Paranoid Rock Productions, de Santa Catarina, que colocou no mercado a sua "Brazilian Metal Scene", contando com quatorze bandas em quatorze músicas - variando do heavy metal tradicional ao death/splatter.

Separados no nascimento: Steven Tyler e Márcia GoldsmichThrash Metal: 10 novas promessas - incluindo uma brasileira

Dos presentes aqui, a banda Shadowside (SP) merece destaque pela sua música inspirada no power/melódico (tipo Helloween). Ainda veremos mais esta banda por aí, especialmente pelo contrato assinado com a Frontline Rock para o lançamento do seu primeiro CD. A banda Soul Damnation (AM), na linha melódico/progressivo, é um grande nome aqui neste CD pela sua música muitíssimo bem gravada e pelo diferencial da banda dentro do estilo: vocal mais grave e riffs mais pesados. Na linha citada anteriormente (death/splatter) está a banda Necrotério (PR), que hoje é um dos maiores nomes deste gênero aqui no Brasil, realizando até shows ao lado do Malevolent Creation e Krisiun (julho/2003). Mais progressivo merecedor de destaque: a banda Before Eden (SC), que vem se firmando muitíssimo bem no estilo aqui no Brasil e no exterior, principalmente na Alemanha. O grupo Still Life (SC), na linha power/tradicional é outra grande "aquisição" presente nesta compilação, algo que irá agradar certamente fãs na linha Manowar/Blind Guardian. Mais uma outra grande banda de SC, Perpetual Dreams, de novo na linha progressivo/melódico, que em 2003 está lançando o seu 'debut'. Como último destaque, está a banda Quintessence (RJ), com uma bonita faixa que anda na linha doom/gothic/black, Com direito a passagens rápidas e outras bem arrastadas com a bonita voz feminina lírica e a agressiva voz masculina.

Para não ser injusto com nenhuma banda, todas as outras presentes merecem uma citação: Masmorra (SP, heavy tradicional), Rhaeplika (SC, thrash/hardcore), Mass Illusion (SP, heavy/thrash), Death Slave (SP, heavy tradicional), Somberlain (CE, death/black), Predatory (SP, thrash) e Resistance (MG, doom/gothic). A idéia da coletânea é muito boa, ainda mais para os mais assíduos e interessados em conhecer a nossa cena underground. Admito que das bandas aqui apresentadas, apenas 60% eu já conhecia, então, dê uma olhada e entre em contato - tanto para participar de alguma outra compilação com a sua banda -como para, simplesmente, adquirir a mesma.

Contato:
Paranoid Rock Productions (A/C Jaisson Lino)
Rua Vital Borca 368, Bairro Pedreiras
Içara (SC), CEP 88820-000.
Email: jtlino@yahoo.com.br

Track-list:
01. Believe in Yourself (Shadowside)
02. Ice Man (Soul Damnation)
03. Rock's My Life (Masmorra)
04. Dying Inside of Death (Necrotério)
05. The Legacy of Gaia (Before Eden)
06. Hate Amplifier (Rhaeplika)
07. Cruel War (Mass Illusion)
08. Discovery of Metal (Still Life)
09. Evil Child (Death Slave)
10. Awakening in the Darkness (Somberlain)
11. Perpetual Dreams (Perpetual Dreams)
12. No Reason to Fight (Predatory)
13. Towards Eternity (Quintessence)
14. Fallen Angels (Resistance)




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs

Separados no nascimento: Steven Tyler e Márcia GoldsmichSeparados no nascimento
Steven Tyler e Márcia Goldsmich

Thrash Metal: 10 novas promessas - incluindo uma brasileiraThrash Metal
10 novas promessas - incluindo uma brasileira

Overkill: mandando recado ao Avenged SevenfoldOverkill
Mandando recado ao Avenged Sevenfold

The Simpsons: 10 melhores aparições de roqueiros no desenhoThe Simpsons
10 melhores aparições de roqueiros no desenho

Históricas: Fotos de encontros inusitados entre rockstarsHistóricas
Fotos de encontros inusitados entre rockstars

Metallica: casal de fãs dá nome de música da banda ao filhoMetallica
Casal de fãs dá nome de música da banda ao filho

Em 21/08/1989: Morre Raul Seixas, que seria encontrado morto no dia seguinteEm 21/08/1989
Morre Raul Seixas, que seria encontrado morto no dia seguinte


Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.

Mais informações sobre Paulo Finatto Jr.

Mais matérias de Paulo Finatto Jr. no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336