Resenha - Ties Of Blood - Korzus
Por Raphael Crespo
Postado em 12 de janeiro de 2005
O thrash metal teve seu auge entre meados da década de 80 e o início dos anos 90, com várias bandas, como Exodus, Slayer, Metallica, Anthrax, Megadeth e os brasileiros do Sepultura, lançando, ano após ano, álbuns primorosos. Nesse início de milênio há uma espécie de resgate do estilo, com o retorno de algumas bandas à ativa e de outras às raízes, o que vem rendendo bons lançamentos. Mas, apesar da nova onda, chega a ser surpreendente, espantoso e, principalmente, prazeroso ouvir Ties of blood, do Korzus, uma verdadeira obra-prima do thrash mundial.
Korzus - Mais Novidades
Com 20 anos de carreira, o Korzus foi contemporâneo de todas as bandas citadas acima e, em termos de qualidade, nunca ficou devendo nada a nenhuma delas. Porém, a banda paulistana, por diversos problemas internos, como mudanças de formação, não alcançou o sucesso do Sepultura no exterior, apesar de ter um nome muito respeitado e cultuado internacionalmente.
Hoje, depois de duas décadas, e há mais de seis anos sem gravar, a banda, uma das pioneiras do heavy metal nacional, lançou, neste ano de 2004, o melhor álbum de sua carreira. Ties of blood é uma aula da mais pura brutalidade thrash. Os vocais continuam, como sempre, a cargo de Marcello Pompeu, enquanto Silvio Golfetti, lenda do metal nacional, assina a guitarra solo. Dick Siebert é o baixista, Heros Trench o segundo guitarrista e Rodrigo Oliveira o monstruoso baterista.
Guilty silence e Respect, duas tijoladas, já fazem o ouvinte se empolgar logo no início do álbum. A faixa seguinte, What are you looking for, tem alguns traços de metal-core, lembrando um pouco os novaiorquinos do Biohazard, mas não se afasta completamente do thrash metal, que volta com tudo em Screaming for death, 100% rápida e pesada, como uma boa música do estilo deve ser. Na mesma linha, destacam-se ainda Punisher, Cruelty e Who's going to be the next.
A sétima faixa, Evil sight, tem a participação do guitarrista Helcio Aguirra (Golpe de Estado) e André Mattos (ex-vocalista de Viper e Angra), atualmente à frente do Shaman. Deixando o falsete de lado, ele chega a surpreender com alguns vocais guturais e nem um pouco usuais em sua carreira.
As participações especiais não ficam por aí. Nas duas músicas cantadas em português, Andreas Kisser, do Sepultura, toca guitarra em Correria, que segue um estilo mais do metal-core pula-pula, enquanto João Gordo, do Ratos de Porão, divide os vocais com Pompeu na última faixa, Peça perdão, um thrash-core de arrepiar.
Outras resenhas de Ties Of Blood - Korzus
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
O clássico de 1982 do Iron Maiden que virou régua para medir as outras músicas
Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
Nas redes sociais, Blind Guardian relembra apresentação em programa de Ronnie Von
Shows da Nervosa são cancelados por conta da saúde de Prika Amaral
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
Produtor contesta declaração de Tony Iommi sobre último disco do Black Sabbath
Regis Tadeu detona fãs do Iron Maiden após confusão no Equador; "Estupidez"
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
Matt Heafy revela que quase deixou o Trivium no ano passado
A banda mais subestimada de todos os tempos, na opinião de Geddy Lee, do Rush
Júnior Bass Groovador: desabafando após internauta dizer que sente nojo de suas caretas
O elemento em comum entre os nomes Metallica e Legião Urbana, segundo Humberto Gessinger


10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



