Resenha - Nymphetamine - Cradle Of Filth
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de novembro de 2004
Formado atualmente por Danny Filth nas vozes, Paul Allender e Germs Warfare nas guitarras, Herr Pubis no baixo, Martin Foul nos teclados e Adrian Erlandesson na baterial, o Cradle of Filth lança Nymphetamine, seu sexto álbum com faixas inéditas. E podem ter a certeza de que novamente estes britânicos serão amados ou odiados, mesmo com suas músicas sempre muito agressivas e bem elaboradas.
Cradle Of Filth - Mais Novidades
Primeiramente, sobre o ótimo jogo de palavras "Nymphetamine", muito bem sacado. Sendo a junção das palavras Ninfeta (jovem mulher bastante desejável) com Anfetamina (típico estimulante): estimulado pelas jovens... provavelmente é o título mais original e bonito de 2004, encaixando-se perfeitamente na temática do disco.
Quanto às músicas, é sempre louvável observar que em vários momentos alguns conjuntos dão uma volta ao passado, resgatando elementos na sonoridade dos tempos idos para incrementar sua proposta musical atual. E isso foi feito com muito bom gosto em Nymphetamine, que vêm recheado de thrash e heavy metal oitentista, cuja fusão do antigo com o novo deixou as músicas bem mais diretas.
Obviamente o Cradle Of Filth continua com seu excelente black metal furioso com influências góticas; Danny continua cantando como um demônio, com as linhas de voz complicadíssimas de sempre, mas desta vez os teclados estão mais ao fundo, ainda que bastante presentes. E a grande diferença em relação aos trabalhos anteriores é que as músicas estão orientadas pelas guitarras, tendo ainda o baixo e bateria bem à frente. Exemplos disto estão nas faixas "Coffin Fedder" e "Filthy Little Secret", com aquele jeitão de Iron Maiden na parte instrumental.
Todas as faixas são excelentes, mas dá para citar ainda a faixa-título, que conta com a presença de Liv Kristine (Theatre Of Tragedy, Leave´s Eyes) num dueto com Danny. Outro grande momento é "English Fire", que possui os mais belos arranjos de teclados de todo o cd; "Swansong For A Heaven" e "Mother Of Abominations" estão mais próximas do black/gótico melodramático que são a marca registrada do Cradle Of Filth.
A versão brasileira apresenta como faixa-bônus outra versão de Nymphetamine, que vem editada e bem mais curta que a original.
CRADLE OF FILTH – Nymphetamine
(2004 - Roadrunner Records / Sum Records)
01. Satyriasis
02. Gilded Cunt
03. Nemesis
04. Gabrielle
05. Absinthe With Faust
06. Nymphetamine (Overdose)
07. Painting Flowers White Never Suited My Palette
08. Medusa And Hemlock
09. Coffin Fodder
10. English Fire
11. Filthy Little Secret
12. Swansong For A Raven
13. Mother Of Abominations
14. Nymphetamine Fix (Bonus)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Dee Snider revela quem além de Sebastian Bach poderia tê-lo substituído no Twisted Sister
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Fã de Rita Lee no BBB pede show da cantora, e se espanta ao saber que ela faleceu
A internet já começou a tretar pelo Twisted Sister sem Dee Snider e com Sebastian Bach
Rafael Bittencourt elogia Alírio Netto, novo vocalista do Angra; "Ele é perfeito"
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito
O dia que Cazuza pagou justo esporro para Sandra de Sá ao ver atitude da cantora em festa
Como e por que Linkin Park contratou Emily Armstrong como cantora, segundo Shinoda
Porque Gene Simmons tem o dobro da fortuna de Paul Stanley, com quem co-fundou o Kiss


Os 11 melhores letristas do black metal de todos os tempos, segundo a Loudwire
Nicholas Barker luta contra falência renal e aguarda transplante este ano
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



