Resenha - Nymphetamine - Cradle Of Filth
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de novembro de 2004
Formado atualmente por Danny Filth nas vozes, Paul Allender e Germs Warfare nas guitarras, Herr Pubis no baixo, Martin Foul nos teclados e Adrian Erlandesson na baterial, o Cradle of Filth lança Nymphetamine, seu sexto álbum com faixas inéditas. E podem ter a certeza de que novamente estes britânicos serão amados ou odiados, mesmo com suas músicas sempre muito agressivas e bem elaboradas.
Cradle Of Filth - Mais Novidades
Primeiramente, sobre o ótimo jogo de palavras "Nymphetamine", muito bem sacado. Sendo a junção das palavras Ninfeta (jovem mulher bastante desejável) com Anfetamina (típico estimulante): estimulado pelas jovens... provavelmente é o título mais original e bonito de 2004, encaixando-se perfeitamente na temática do disco.
Quanto às músicas, é sempre louvável observar que em vários momentos alguns conjuntos dão uma volta ao passado, resgatando elementos na sonoridade dos tempos idos para incrementar sua proposta musical atual. E isso foi feito com muito bom gosto em Nymphetamine, que vêm recheado de thrash e heavy metal oitentista, cuja fusão do antigo com o novo deixou as músicas bem mais diretas.
Obviamente o Cradle Of Filth continua com seu excelente black metal furioso com influências góticas; Danny continua cantando como um demônio, com as linhas de voz complicadíssimas de sempre, mas desta vez os teclados estão mais ao fundo, ainda que bastante presentes. E a grande diferença em relação aos trabalhos anteriores é que as músicas estão orientadas pelas guitarras, tendo ainda o baixo e bateria bem à frente. Exemplos disto estão nas faixas "Coffin Fedder" e "Filthy Little Secret", com aquele jeitão de Iron Maiden na parte instrumental.
Todas as faixas são excelentes, mas dá para citar ainda a faixa-título, que conta com a presença de Liv Kristine (Theatre Of Tragedy, Leave´s Eyes) num dueto com Danny. Outro grande momento é "English Fire", que possui os mais belos arranjos de teclados de todo o cd; "Swansong For A Heaven" e "Mother Of Abominations" estão mais próximas do black/gótico melodramático que são a marca registrada do Cradle Of Filth.
A versão brasileira apresenta como faixa-bônus outra versão de Nymphetamine, que vem editada e bem mais curta que a original.
CRADLE OF FILTH – Nymphetamine
(2004 - Roadrunner Records / Sum Records)
01. Satyriasis
02. Gilded Cunt
03. Nemesis
04. Gabrielle
05. Absinthe With Faust
06. Nymphetamine (Overdose)
07. Painting Flowers White Never Suited My Palette
08. Medusa And Hemlock
09. Coffin Fodder
10. English Fire
11. Filthy Little Secret
12. Swansong For A Raven
13. Mother Of Abominations
14. Nymphetamine Fix (Bonus)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
Steve Harris afirma que cada show do Iron Maiden é sagrado
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
Masterplan confirma data de lançamento do novo álbum, "Metalmorphosis"
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
"Se Triumph e Rush voltaram, por que não o Skid Row?", questiona Sebastian Bach
A excelente música da fase Blaze Bayley que o Iron Maiden nunca tocou ao vivo
O dia em que Papa João Paulo II explicou "Blowin' In The Wind" para Bob Dylan
A forte cena que Ney Matogrosso viu quando trabalhou em laboratório de anatomia

Dani Filth já tretou com Lemmy Kilmister por conta de socialite
Ex-integrantes do Cradle of Filth levam Dani Filth aos tribunais
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



