Resenha - Sleepy Buildings - Gathering
Por Sílvio Costa
Postado em 12 de março de 2004
Não é possível medir a beleza. O Gathering prova isto no seu segundo álbum ao vivo, que traz canções de todos os seus seis discos de estúdio anteriores (de ...Always, de 1992 até If_Then_Else, de 2000)em arranjos semi-acústicos. É uma experiência única, onde o instrumental parece ter sido elaborado de modo a valorizar ainda mais a belíssima voz de Anneke van Giersbergen, numa autêntica viagem através de vocalizações angelicais e músicas que dispensam qualquer comentário adicional.
A escolha do repertório não poderia ser mais adequada. Concentrando-se em músicas mais atmosféricas, de modo que se adequassem mais facilmente à proposta semi-acústica, a banda distribui com generosidade temas belíssimos como "Saturnine", "Shrink" (que quase não sofreu mudanças, já que a versão original é, basicamente, um dueto de voz e piano), dentre outras. Incrível mesmo é o fato de as músicas mais antigas (como "Like Fountains, do álbum Almost a Dance, de 1993) terem ficado tão boas quanto as composições mais recentes, já com Anneke nos vocais.
"Locked Away" ficou muito parecida com a original - presente no genial "How to Measure a Planet?" - aqui, entretanto, há apenas um violão (tocado pela própria Anneke) e o piano de Frank Boeijen e alguns efeitos. Não seria preciso mais para fazer uma grande abertura. Na seqüência, uma das mais belas canções da banda - "Saturnine" - também com poucas mudanças em relação à versão original.
Os pontos negativos ficam por conta da ausência de mais músicas do "Nighttime Birds" (1995), além da presença de duas faixas que, à primeira vista, não ficaram tão boas em suas versões semi-acústicas. "Eleanor" - um dos maiores clássicos da banda até hoje - ficou irreconhecível, além de ter perdido alguns de seus elementos essenciais (também ninguém ia querer pedal duplo em um disco com esta proposta) e "In Motion part II" também perdeu a pegada, ficando muito cheia de efeitos de teclado, com pouco espaço para o feeling presente na versão original.
A única faixa inédita - que dá nome ao álbum - é uma belíssima interpretação de Anneke. Trata-se de uma canção simples, mas bem construída e muito bela. Chega a lembrar, vagamente, alguma coisa de MPB (!), especialmente no arranjo, mas com aquela linha melódica que só o Gathering consegue ter.
Tracklist:
01. Locked Away
02. Saturnine
03. Amity
04. The Mirror Waters
05. Red is a Slow Colour
06. Sleepy Buildings
07. Travel
08. Shrink
09. In Motion Part II
10. Stonegarden
11. My Electricity
12. Eléanor
13. Marooned
14. Like Fountains
Line-up:
Anneke van Giersbergen - Vocals, acoustic guitars
René Rutten - Acoustic and Electric Guitars
Hans Rutten - Drums and Percussion
Frank Boeijen - Keyboards and Synthesizers
Hugo P. Geerligs - Bass
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
A banda que foi "esmigalhada" pelo Metallica em 1988; "o baixo está baixo demais?"
O personagem invisível do Angra que merece mais destaque, segundo Rafael Bittencourt
Mille Petrozza relembra como foi assistir a show do Metallica em 1984
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
Angra foi "várias vezes" atrás de Andre Matos, revela Felipe Andreoli
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
Emocionado, Sebastian Bach fala pela primeira vez como vocalista do Twisted Sister
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
"Ninguém do Angra precisa de uma reunião para ter dinheiro", afirma Edu Falaschi
Dave Mustaine acha que Metallica tentou atrapalhar o sucesso do Megadeth
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire




The Gathering publica mensagem de despedida para vocalista
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


