RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Dave Mustaine não tinha planos de se tornar vocalista do Megadeth

The Beatles, agora e então: Como assim ainda se fala de Beatles?

Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

A reação de seu advogado após guitarrista recusar cargo de guitarrista de Ozzy Osbourne

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem


Stamp
Bangers Open Air

Resenha - A Quick One - Who

Por Rodrigo de Andrade (GARRAS)
Postado em 12 de abril de 2003

Em 3 dezembro de 1966, a banda mod The Who lançou seu segundo LP. "A Quick One" saiu mais melódico e lírico do que o álbum de estréia, que era cheio de adrenalina. Não deixou de ser um álbum convulsivo. Foi melhor executado e composto, mas isso não o impediu de ser um disco agitado.

Who - Mais Novidades

A diferença em relação ao trabalho anterior se deve ao fato de que o co-empresário do grupo, Chris Stamp, conseguiu um adiantamento significativo com a Essex Music sob o pretexto de que os quatro membros da banda iriam compor para o álbum. Assim, aquela unidade presente em "My Generation", todo composto por Pete Townshend, dá lugar a uma diversidade de autores e estilos criativos. Ainda, eles haviam trocado o produtor americano Shel Talmy por Kit Lambert. Por tudo isso, quando "A Quick One" foi lançado, a mídia disse que não se tratava de um trabalho tão impressivo quanto o anterior. Porém, se o disco perdeu em energia (característica de Pete e seus power chords) ganhou ao apresentar visões diferentes sobre um período tão marcante, de grande agitação cultural. Isso tudo era representado na própria capa, desenhada por Alan Aldridge (um grande expoente da pop art).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dessa forma, Townshend dava o ar de sua graça em quatro das dez canções do disco. Já John Entwhistle mostrava toda sua erudição musical em duas músicas de letras irônicas e bizarras, e Keith Moon revelou que seu comportamento bizarro e caótico se refletia na sua criatividade, ao apresentar dois temas explosivos. E, por fim, Roger Daltrey impressionou com a sua "See My Way", uma das melhores faixas do álbum. Graças ao adiantamento por essa canção, o vocalista pode comprar seu desejado carro, um Volvo ‘Saint’. Entre as outras músicas que merecem comentários se tem "Run Run Run", composta por Pete para a banda The Cat; "Heatwave", cover de Martha and the Vandellas; "Cobwebs and Strange", em que Keith fez seus colegas marcharem pelo estúdio para produzir o efeito de estéreo, além do fato de que são eles mesmos tocando trombone, trompete e pistão (herança da época em que a banda tocava skiffle e se chamava Detours).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A faixa título merece maiores atenções. "A Quick One, While He’s Away" foi a primeira ópera-rock da banda (segundo Townshend, "I’m a Boy" teria sido seu primeiro projeto de uma ópera-rock). Com seus nove minutos, era composta por seis canções: "Her Man’s Gone", "Crying Town", "We Have A Remedy", "Ivor The Engine Driver", "Soon Be Home" e "You Are Forgiven". A imprensa da época afirmava que tudo não passava de uma estratégia de Pete para ganhar mais com direitos autorais. Essa peça original e incrível ficou debilitada por ter sido gravada em três estúdios diferentes, com equipamentos variados e sob condições diversas. Assim, o que se escuta no disco é uma música com muitas mudanças de andamento e qualidade. John chegou a comentar que, em determinada parte da música, eles queriam gravar violoncelos. Como Kit Lambert não deixou, passaram a cantar "cello, cello, cello..." naquele trecho. Porém, se "A Quick One" saiu prejudicada no álbum, ao vivo ela revelava ser uma canção coerente e de fôlego, provando que a peça realmente funcionava. O mais importante sobre essa canção é que ela lançou as bases de álbuns memoráveis da banda, as óperas-rock "Tommy" (1969) e "Quadrophenia" (1973).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Boris The Spider" é outra faixa marcante, nesse disco, por diversos motivos. Em primeiro lugar, é a música mais exigida pelo público nas turnês, segundo Pete. Outro ponto em seu favor é que ela era a preferida de Jimi Hendrix. Sem dúvida seria um sucesso. John Entwhistle havia gravado a música em casa e chamou o grupo para mostrar o resultado. Quando se reuniram no seu quarto, ouviram incrédulos aquele som estranho e a letra que falava da morte horrenda de uma aranha. A canção era tão encantadora que Townshend tratou de correr para casa, com a intenção de compor algo superior. Incapaz de superá-la, Pete revelou anos mais tarde que, por puro ciúme, fez de tudo para que ela não fosse lançada como compacto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A reedição de "A Quick One" em CD (1995) trouxe 10 faixas bônus. Quatro delas vinham do EP "Ready Steady Who". São as covers "Bucket T" (de Jan & Dean), "Barbara Ann" (dos Beach Boys), o tema de "Batman" e "Desguises", uma canção psicodélica composta por Pete. Outras três eram lados-B: "Doctor, Doctor" (de "Pictures of Lily"), "I’ve Been Away" (de "Happy Jack") e "In The City" (de "I’m A Boy"). Essa última fora gravada apenas por Keith e John, que esqueceram de informar a Pete e Roger da sessão marcada em estúdio. Assim, com exceção da guitarra adicionada por Townshend através de um overdub posterior, essa música foi feita por apenas dois membros do The Who. Para encerrar a versão digital do álbum, se tem três músicas que nunca haviam sido lançadas: uma versão acústica de "Happy Jack", "Man With The Money" (cover de um lado-B dos Everly Brothers) e uma versão que mesclava "My Generation" com "Land of Hope and Glory" onde Keith espanca a bateria de forma como nunca fizera antes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após o lançamento do disco, a banda viajou logo no início de 1967 para realizar a sua primeira turnê nos Estados Unidos. Como eram pouco conhecidos na América, fizeram inúmeras apresentações para promover o álbum, que lá foi lançado sob o título de "Happy Jack" em maio, trazendo essa música ao invés da cover "Heatwave". A excursão, feita de ônibus, revelou-se muito cansativa, uma vez que eles atravessaram o país de costa a costa. Em determinadas cidades, como Nova Iorque, Keith comentou posteriormente que chegavam a fazer 5 shows promocionais por dia, com apenas 10 minutos de duração. Todo o equipamento era montado, desmontado e carregado para dentro do ônibus incontáveis vezes num único dia. Em compensação, no mês de Junho já haviam sido vistos por tanta gente que seu show foi um dos mais aguardados no festival de Monterey (California). Na noite em que deveriam se apresentar, seu show seria o último, encerrando os três dias do evento. Porém, numa disputa de "cara ou coroa" (feita por Paul McCartney) acabaram perdendo o posto para a Jimi Hendrix Experience. Indignados por serem a penúltima atração, estraçalharam o equipamento e o palco com tanta gana como nunca o tinham feito antes. Porém, após a incendiária apresentação do guitarrista negro eles se renderam. Keith dizia que ela havia sido a maior experiência psicodélica de toda sua vida. Já Pete, demonstrando certo ciúme, dizia que Hendrix poderia queimar a guitarra, mas não quebrá-la, pois aquela era a "sua" marca. Vale lembrar que foi após esse show que o nome de Jimi foi apresentado ao mundo, iniciando sua lendária trajetória.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dessa forma se encerra a história por trás do segundo álbum do The Who. "A Quick One" não é o disco mais conhecido da banda. Porém, é um incrível registro da agitação cultural daquela swinging London, marcada pela pop art, que se tornou lendária. Em suas 10 músicas vemos a consolidação de cada membro do grupo como compositor. Isso faz desse álbum um dos mais significativos na vida desses heróis do rock.

Lista das músicas presentes na reedição em CD:

Run Run Run (P. Townshend)
IBC Studios, outubro 1966, LP inglês, 66

Boris The Spider (John Entwistle)
Pye Studios, outubro 1966, LP inglês, 66

I Need You (Keith Moon)
Pye Studios, outubro 1966, LP inglês, 66

Whiskey Man (John Entwistle)
IBC Studios, novembro 1966, LP inglês, 66

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Heatwave (Holland, Dozier)
IBC Studios, outubro 1966, LP inglês, 66

Cobwebs and Strange (Keith Moon)
Pye Studios, outubro 1966, LP inglês, 66

Don’t Look Away (P. Townshend)
IBC Studios, novembro 1966, LP inglês, 66

See My Way (Roger Daltrey)
IBC Studios, novembro 1966, LP inglês, 66

So Sad About Us (P. Townshend)
IBC Studios, novembro 1966, LP inglês, 66

A Quick One, While He’s Away (P. Townshend)
IBC, Pye, e Regent Sound Studios, outono de 1966, LP inglês, 66

Batman (Neal Hefti)
IBC Studios, agosto 1966, EP inglês, 66

Bucket T (Artfield e outros)
IBC Studios, agosto 1966, EP inglês, 66

Barbara Ann (Freddy Fassert)
IBC Studios, agosto 1966, EP inglês, 66

Disguises (P. Townshend)
Pye e IBC, junho/julho 1966, EP inglês, 66

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Doctor, Doctor (John Entwistle)
Ryemuse Sound, abril 1967, Lado-B, 67

I’ve Been Away (John Entwistle)
Regent, novembro 1966, Lado-B, 66

In The City (Entwistle/Moon)
IBC Studios, dezembro 1965, Lado-B, 66

Happy Jack (acústica) (P. Townshend)
IBC Studios, novembro 1966, CD, 95

Man With the Money (D. & P. Everly)
IBC Studios, agosto 1966, CD, 95

My Generation / Land of Hope and Glory (P. Townshend / Edward Elgar)
IBC Studios, agosto 1966 (provavelmente), CD, 95

Fontes consultadas:

A Quick One (encarte do CD – MCA).
The Monterey International Pop Festival (encarte Boxed Set – Rhino).
www.allmusicguide.com (resenha de Richie Unterberger).
www.senhorf.com.br (texto de Pete Townshend).
www.whiplash.net (texto de Lucas Bleicher).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Pierce The Veil
Comitiva


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS