Resenha - A Quick One - Who
Por Rodrigo de Andrade (GARRAS)
Postado em 12 de abril de 2003
Em 3 dezembro de 1966, a banda mod The Who lançou seu segundo LP. "A Quick One" saiu mais melódico e lírico do que o álbum de estréia, que era cheio de adrenalina. Não deixou de ser um álbum convulsivo. Foi melhor executado e composto, mas isso não o impediu de ser um disco agitado.
A diferença em relação ao trabalho anterior se deve ao fato de que o co-empresário do grupo, Chris Stamp, conseguiu um adiantamento significativo com a Essex Music sob o pretexto de que os quatro membros da banda iriam compor para o álbum. Assim, aquela unidade presente em "My Generation", todo composto por Pete Townshend, dá lugar a uma diversidade de autores e estilos criativos. Ainda, eles haviam trocado o produtor americano Shel Talmy por Kit Lambert. Por tudo isso, quando "A Quick One" foi lançado, a mídia disse que não se tratava de um trabalho tão impressivo quanto o anterior. Porém, se o disco perdeu em energia (característica de Pete e seus power chords) ganhou ao apresentar visões diferentes sobre um período tão marcante, de grande agitação cultural. Isso tudo era representado na própria capa, desenhada por Alan Aldridge (um grande expoente da pop art).

Dessa forma, Townshend dava o ar de sua graça em quatro das dez canções do disco. Já John Entwhistle mostrava toda sua erudição musical em duas músicas de letras irônicas e bizarras, e Keith Moon revelou que seu comportamento bizarro e caótico se refletia na sua criatividade, ao apresentar dois temas explosivos. E, por fim, Roger Daltrey impressionou com a sua "See My Way", uma das melhores faixas do álbum. Graças ao adiantamento por essa canção, o vocalista pode comprar seu desejado carro, um Volvo ‘Saint’. Entre as outras músicas que merecem comentários se tem "Run Run Run", composta por Pete para a banda The Cat; "Heatwave", cover de Martha and the Vandellas; "Cobwebs and Strange", em que Keith fez seus colegas marcharem pelo estúdio para produzir o efeito de estéreo, além do fato de que são eles mesmos tocando trombone, trompete e pistão (herança da época em que a banda tocava skiffle e se chamava Detours).

A faixa título merece maiores atenções. "A Quick One, While He’s Away" foi a primeira ópera-rock da banda (segundo Townshend, "I’m a Boy" teria sido seu primeiro projeto de uma ópera-rock). Com seus nove minutos, era composta por seis canções: "Her Man’s Gone", "Crying Town", "We Have A Remedy", "Ivor The Engine Driver", "Soon Be Home" e "You Are Forgiven". A imprensa da época afirmava que tudo não passava de uma estratégia de Pete para ganhar mais com direitos autorais. Essa peça original e incrível ficou debilitada por ter sido gravada em três estúdios diferentes, com equipamentos variados e sob condições diversas. Assim, o que se escuta no disco é uma música com muitas mudanças de andamento e qualidade. John chegou a comentar que, em determinada parte da música, eles queriam gravar violoncelos. Como Kit Lambert não deixou, passaram a cantar "cello, cello, cello..." naquele trecho. Porém, se "A Quick One" saiu prejudicada no álbum, ao vivo ela revelava ser uma canção coerente e de fôlego, provando que a peça realmente funcionava. O mais importante sobre essa canção é que ela lançou as bases de álbuns memoráveis da banda, as óperas-rock "Tommy" (1969) e "Quadrophenia" (1973).
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | "Boris The Spider" é outra faixa marcante, nesse disco, por diversos motivos. Em primeiro lugar, é a música mais exigida pelo público nas turnês, segundo Pete. Outro ponto em seu favor é que ela era a preferida de Jimi Hendrix. Sem dúvida seria um sucesso. John Entwhistle havia gravado a música em casa e chamou o grupo para mostrar o resultado. Quando se reuniram no seu quarto, ouviram incrédulos aquele som estranho e a letra que falava da morte horrenda de uma aranha. A canção era tão encantadora que Townshend tratou de correr para casa, com a intenção de compor algo superior. Incapaz de superá-la, Pete revelou anos mais tarde que, por puro ciúme, fez de tudo para que ela não fosse lançada como compacto.

A reedição de "A Quick One" em CD (1995) trouxe 10 faixas bônus. Quatro delas vinham do EP "Ready Steady Who". São as covers "Bucket T" (de Jan & Dean), "Barbara Ann" (dos Beach Boys), o tema de "Batman" e "Desguises", uma canção psicodélica composta por Pete. Outras três eram lados-B: "Doctor, Doctor" (de "Pictures of Lily"), "I’ve Been Away" (de "Happy Jack") e "In The City" (de "I’m A Boy"). Essa última fora gravada apenas por Keith e John, que esqueceram de informar a Pete e Roger da sessão marcada em estúdio. Assim, com exceção da guitarra adicionada por Townshend através de um overdub posterior, essa música foi feita por apenas dois membros do The Who. Para encerrar a versão digital do álbum, se tem três músicas que nunca haviam sido lançadas: uma versão acústica de "Happy Jack", "Man With The Money" (cover de um lado-B dos Everly Brothers) e uma versão que mesclava "My Generation" com "Land of Hope and Glory" onde Keith espanca a bateria de forma como nunca fizera antes.

Após o lançamento do disco, a banda viajou logo no início de 1967 para realizar a sua primeira turnê nos Estados Unidos. Como eram pouco conhecidos na América, fizeram inúmeras apresentações para promover o álbum, que lá foi lançado sob o título de "Happy Jack" em maio, trazendo essa música ao invés da cover "Heatwave". A excursão, feita de ônibus, revelou-se muito cansativa, uma vez que eles atravessaram o país de costa a costa. Em determinadas cidades, como Nova Iorque, Keith comentou posteriormente que chegavam a fazer 5 shows promocionais por dia, com apenas 10 minutos de duração. Todo o equipamento era montado, desmontado e carregado para dentro do ônibus incontáveis vezes num único dia. Em compensação, no mês de Junho já haviam sido vistos por tanta gente que seu show foi um dos mais aguardados no festival de Monterey (California). Na noite em que deveriam se apresentar, seu show seria o último, encerrando os três dias do evento. Porém, numa disputa de "cara ou coroa" (feita por Paul McCartney) acabaram perdendo o posto para a Jimi Hendrix Experience. Indignados por serem a penúltima atração, estraçalharam o equipamento e o palco com tanta gana como nunca o tinham feito antes. Porém, após a incendiária apresentação do guitarrista negro eles se renderam. Keith dizia que ela havia sido a maior experiência psicodélica de toda sua vida. Já Pete, demonstrando certo ciúme, dizia que Hendrix poderia queimar a guitarra, mas não quebrá-la, pois aquela era a "sua" marca. Vale lembrar que foi após esse show que o nome de Jimi foi apresentado ao mundo, iniciando sua lendária trajetória.

Dessa forma se encerra a história por trás do segundo álbum do The Who. "A Quick One" não é o disco mais conhecido da banda. Porém, é um incrível registro da agitação cultural daquela swinging London, marcada pela pop art, que se tornou lendária. Em suas 10 músicas vemos a consolidação de cada membro do grupo como compositor. Isso faz desse álbum um dos mais significativos na vida desses heróis do rock.
Lista das músicas presentes na reedição em CD:
Run Run Run (P. Townshend)
IBC Studios, outubro 1966, LP inglês, 66
Boris The Spider (John Entwistle)
Pye Studios, outubro 1966, LP inglês, 66
I Need You (Keith Moon)
Pye Studios, outubro 1966, LP inglês, 66
Whiskey Man (John Entwistle)
IBC Studios, novembro 1966, LP inglês, 66
Heatwave (Holland, Dozier)
IBC Studios, outubro 1966, LP inglês, 66
Cobwebs and Strange (Keith Moon)
Pye Studios, outubro 1966, LP inglês, 66
Don’t Look Away (P. Townshend)
IBC Studios, novembro 1966, LP inglês, 66
See My Way (Roger Daltrey)
IBC Studios, novembro 1966, LP inglês, 66
So Sad About Us (P. Townshend)
IBC Studios, novembro 1966, LP inglês, 66
A Quick One, While He’s Away (P. Townshend)
IBC, Pye, e Regent Sound Studios, outono de 1966, LP inglês, 66
Batman (Neal Hefti)
IBC Studios, agosto 1966, EP inglês, 66
Bucket T (Artfield e outros)
IBC Studios, agosto 1966, EP inglês, 66
Barbara Ann (Freddy Fassert)
IBC Studios, agosto 1966, EP inglês, 66
Disguises (P. Townshend)
Pye e IBC, junho/julho 1966, EP inglês, 66
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Doctor, Doctor (John Entwistle)
Ryemuse Sound, abril 1967, Lado-B, 67
I’ve Been Away (John Entwistle)
Regent, novembro 1966, Lado-B, 66
In The City (Entwistle/Moon)
IBC Studios, dezembro 1965, Lado-B, 66
Happy Jack (acústica) (P. Townshend)
IBC Studios, novembro 1966, CD, 95
Man With the Money (D. & P. Everly)
IBC Studios, agosto 1966, CD, 95
My Generation / Land of Hope and Glory (P. Townshend / Edward Elgar)
IBC Studios, agosto 1966 (provavelmente), CD, 95
Fontes consultadas:
A Quick One (encarte do CD – MCA).
The Monterey International Pop Festival (encarte Boxed Set – Rhino).
www.allmusicguide.com (resenha de Richie Unterberger).
www.senhorf.com.br (texto de Pete Townshend).
www.whiplash.net (texto de Lucas Bleicher).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock nacional dos anos 1990 cujo reconhecimento veio muito tarde
O hit do Angra inspirado em Iron Maiden e Deep Purple na fase Steve Morse
A música que selou a decisão de Nicko McBrain ao sair do Iron Maiden
A música do Metallica que o Megadeth tocou em show antes de "Ride the Lightning"
Alissa White-Gluz surpreende ao ser anunciada como nova vocalista do Dragonforce
O comportamento dos metaleiros que faz o metal diminuir, segundo Jimmy London
A música do Red Hot Chili Peppers inspirada em uma das Spice Girls
O dia em que Nuno Bettencourt levou um beijo na boca de Eddie Van Halen e travou
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
A frase de Mike Portnoy que ilustra o problema das bandas, segundo Ricardo Confessori
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
Representantes de Jello Biafra atualizam seu estado de saúde
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
Com ex e atuais membros do King Diamond, Lex Legion lança o single "Gypsy Tears"
A clássica canção dos Beatles onde Ringo Starr quase ficou de fora, mas chegou na hora certa
Os três maiores guitarristas de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1992

A maior banda de hard rock dos anos 1960, segundo o ator Jack Black
A canção do The Who que dava sono em John Entwistle quando a banda tocava ao vivo
A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards
Gene Simmons tentou seguir os passos do The Who e fez o pior disco de sua carreira
Pete Townshend acha que "Tommy" tem mais a ver com os dias de hoje do que tinha quando lançado
