Resenha - Aqualung - Jethro Tull
Por Beto Guzzo
Postado em 05 de julho de 2000
Normalmente, uma banda de rock possui um ou dois guitarristas, um baixista, um baterista e um vocalista. Algumas possuem um tecladista. Mas quando um novo instrumento é acrescentado a estes, sem a perda de suas características básicas, surge um diferencial importante. É o caso do Jethro Tull, banda inglesa formada em 1968 e que tem na figura impagável de seu criador, letrista e vocalista Ian Anderson seu principal eixo. Além de líder da banda, o figura toca flauta como poucos e despeja todo o seu talento nesta obra prima feita em abril de 1971, Aqualung.
Neste play, Ian Anderson comanda seus asseclas Clive Bunker (bateria), Martin Barre (guitarra), John Evan (piano) e Jeffrey Hammond (Baixo) na confecção de um álbum cheio de referencias religiosas. O trabalho começa com a música Aqualung, cantada de forma dramática (característica de Anderson) e com um riff prá lá de chapante. A música alterna momentos rápidos e lentos sem perder o compasso. Segue-se a esta Cross-Eyed Mary, música já regravada pelo Iron Maiden, com uma flauta demais no começo. Ela cativa definitivamente o mais cético fã de rock que não aceita outros instrumentos musicais que não aqueles citados no começo da coluna.
O forte de Anderson, além de sua habilidade na flauta e presença sensacional no palco, são as letras que neste álbum são todas compostas por ele (menos Aqualung*) e tentam mostrar a diferença entre religião e Deus. Várias músicas legais estão inseridas neste contexto, como por exemplo My God e Hymn 43. O trabalho, além de outras músicas, ainda apresenta o petardo Locomotive Breath, que começa lentamente com um pianinho ao fundo e que vai tomando corpo até chegar ao ápice, com um riff instigante e um solinho de flauta dez.
O Jethro Tull com este álbum finalmente apareceu para o grande público, com seu folk rock de primeira e preparou terreno para o seu próximo trabalho, o também fantástico Thick as a Brick.
* A música é creditada a Jennie Anderson que compôs alguns trechos da letra e na época era esposa dele. Jennie inclusive estudava fotografia na época e foi a Londres tirar algumas fotos. Quando retornou e as revelou, uma em especial chamou a atenção do pessoal da banda : era a foto de um mendigo, que se tornou base para o desenho da capa do álbum.
Curiosidades:
1. Algumas tem nomes fáceis. Outras nomes auto-explicativos. Mas o que diabos quer dizer Jethro Tull? Jehtro Tull foi um agricultor do século 18 e também uma espécie de inventor. Ele inventou um instrumento feito para revolver a terra, uma espécie de arado antigo usado nas plantações. O primeiro single da banda foi lançado como sendo gravado pela banda Jethro Toe...
2. Tanto Phil Collins (Genesis) quanto Tony Iommi (Black Sabbath) já tocaram com o Jehtro Tull...o baterista progressivo tocou três músicas num show realizado em 1982 em Londres e um vídeo foi gravado desta apresentação. Já Tony realmente ingressou na banda, mas sua passagem foi meteórica : gravou apenas um programa para a TV inglesa chamado The Rolling Stones Rock‘n‘Roll Circus, onde o Jethro apresentava em playback a música A Song For Jeffrey.
3. Em 32 anos de vida, o Jethro Tull tem 32 trabalhos gravados, entre álbuns de estúdio e ao vivo. Se você for pensar bem, é uma das maiores discografias do rock de todos os tempos e, com certeza, tem muuuuuuita coisa boa além de Aqualung. Pode procurar que você vai achar.
Jethro Basicão: 1971, Aqualung
Jethro Legets: Basicão + Thick as a Brick 1972 + 20 Years of Jehtro Tull 1988
Jethro Fanzaço: Legets + 25th Anniversary Box Set 1993
Long Live Rock’n’Roll
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
Por que Frejat demitiu seu guitarrista de longa data: "Eu não saí, fui saído"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O dia em que Romário foi assistir a um show do U2 - e não gostou do que viu
Garotos Podres são interrogados pela polícia por causa da música "Papai Noel Velho Batuta"
A música que era country, mas acabou virando um clássico do rock progressivo
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
Box-set do Rainbow com 9 CDs será lançado em março de 2026


O curioso método utilizado por Ian Anderson para não esquecer suas ideias
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A banda esquisita que quase estragou um show do Jethro Tull no auge
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire


