Resenha - Phantom Agony - Epica
Por Fernando De Santis
Postado em 13 de março de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Epica é mais uma das agradáveis surpresas que apareceram no cenário do Gothic Metal. Formado na Holanda por Mark Jansen (ex-After Forever) e contando com Simone Simons (vocais), Ad Sluijter (guitarra), Coen Janssen (teclado), Yves Huts (baixo) e Jeroen Simons (bateria), o Epica colocou no mercado seu álbum de estréia, "The Phantom Agony", que demonstra muita criatividade e abuso (no bom sentido) de orquestra e vozes.
Epica - Mais Novidades
Após a belíssima introdução, "Adyta - The Neverending Embrace", a banda mostra seu estilo em "Sensorium". Bateria precisa, teclado e orquestra criando um clima de "trilha sonora de filme épico", vocal perfeito da mezzo soprano, Simone Simons e boas interferências de vocais guturais de Mark Jansen. Essa é a fórmula que o grupo holandês segue durante o álbum todo e não decepciona. "Cry for the Moon - The Embrace that Smothers - Part IV", começa toda climática com coros vocais e depois ganha peso, com muitos cacoetes ao estilão de Nightwish em "Oceanborn".
O álbum conta com duas baladas: "Feint" e "Run For A Fall", ambas colocadas estrategicamente no meio das músicas mais rápidas, para causar um equilíbrio no álbum. "Illusive Consensus" é a faixa onde dá para notar a versatilidade da vocalista Simone, que muda bastante o estilo vocal em vários momentos. Além disso, é uma faixa toda cheia de riffs e passagens muito bem feitas, com coros vocais na medida. Difícil encontrar algum erro de produção... ponto positivo para o já experiente Sascha Paeth. "Façade of Reality - The Embrace that Smothers - Part V" e "Seif Al Din" começam com riffs pesados e intercalam vocais soprano com gutural, do jeito que os fãs do gothic metal gostam. A faixa "Seif Al Din" é sem dúvida o ápice do álbum, pois consegue mudar várias vezes o estilo, de "pesado" para "climático-cadenciado" de forma homogênea, sem quebrar o clima da música. O álbum termina com a épica (ok, ok, trocadilho inevitável) "The Phantom Agony", de nove minutos. Impossível escutar essa faixa e não imaginar que se trata da trilha sonora de algum filme de aventura. Destaque para o belíssimo trabalho de Jeroen na bateria, lá pelos 5 minutos de música... Impressionante!
Epica é uma banda que começou com o pé direito e já entra no cenário gothic metal como uma das mais interessantes. Se você é fã do estilo e não tem o CD ainda, está perdendo tempo.
Outras resenhas de Phantom Agony - Epica
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
A música que foi o alicerce do heavy e do rock, segundo Robert Plant
O disco do Metallica que perdeu para o Iron Maiden em votação de melhor álbum de metal
Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
A canção punk que os Stones lançaram nos anos 70, e que causou problemas com Keith Richards
Site coloca continuações de "The Unforgiven" entre as piores músicas do Metallica
O hit que Angus Young desprezou e se tornou mais conhecido do que qualquer música do AC/DC
O álbum que Geezer Butler enxerga como tendo sido o começo do fim do Black Sabbath
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A música do Korn que Jonathan Davis considera a "pior de todos os tempos"
A música de "Load" que não melhorou com o tempo, segundo o Ultimate Classic Rock
Angra anuncia relançamento de "Holy Land" em edição especial remasterizada
Rush adia dois shows após Geddy Lee ser diagnosticado com laringite e bronquite


Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul


